Nossa Senhora de Nazaré foi homenageada hoje (5/10) em sessão solene do Congresso Nacional. A homanegem começou com a entrada da imagem peregrina da padroeira do Pará, a mesma do Círio de Nazaré, que está visitando Brasília desde ontem (4/10).
A sessão solene foi convocada pelo presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), atendendo ao requerimento de autoria do deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA), do senador Esperdião Amin (PP-SC) e mais 36 parlamentares.
Nossa Senhora de Nazaré é celebrada anualmente no segundo domingo de outubro, durante o Círio de Nazaré. Mais de dois milhões de devotos percorrem um trajeto de 3,6 km seguindo a berlinda que leva a imagem da santa. Esse evento foi reconhecido em 2004 como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patriônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educaçaõ, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O reitor do santuário basílica Nossa Senhora de Nazaré, padre Franciso Assis Mais de Oliveira, diretor-presidente da Festa de Nazaré disse que "é muito bonito" percorrero Brasil com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Ele relatou que "a imagem peregrina faz em média 900 visitas na grande Belém, no interior do Estado do Pará e fora do Estado do Pará" e "em cada visita", ele constata "a fé bonita de um povo generoso que tem muito a ensinar para o mundo".
"E eu digo que chegará o momento qm que eu deverei escrever um livro, porque, pelo privilégio de acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré por vários lugares do Brasil, eu pude ver com os meus olhos e ouvir com os meus ouvidos maravilhosas", disse o sacerdote.
Depois da sessão solene, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vai para o santuário Nossa Senhora da Saúde, na Quadra 702 da Asa Norte (DF), onde será rezado o terço mariano às 17 horas, seguido de missa, celebrada pelo bispo auxiliar de Brasília, dom Antônio Aparecido de Marcos Filho. Ao final da celebração, a imagem retorna a Belém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário