O Processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista está avançando na Santa Sé. Na sexta-feira (31/10), teve início a fase romana do processo, com a "abertura oficial do Inquérito sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do servo de Deus" no dicastério para as Causas dos Santos, informou a diocese do Crato.
Depois do trabalho de revisão histórica sobre a causa de padre Cícero feita pela diocese do Crato, em 2014, a Santa Sé reconciliou com a Igreja Católica. Em agosto de 2022, a Santa Sé autorizou a abertura do processo de beatificação, que aconteceu em 30 de novembro daquele ano. Em 7 de junho passado, terminou a face diocesana da causa de beattificação do padre Cícero. E agoro tem início a fase romana.
"Estamos trabalhando no primeiro inquérito sobre vida, vritudes e fma de santidade. Iniciou-se a fase romana desse inquérito, quano a Santa Sé, por meio do Dicastério para as causas dos Santos, abre oficialmente todo o material enviado, num total de 4.762 páginas, correspondentes às atas do inquérito sobre a vida, virtudes e fama de santidade do Padre Cícero", disse o Diário do Nordeste o vice-postulado da causa, padre Wesley Barros.
Segundo o padre Wesley, agora "será nomeado um relator, um teólogo responsável pelo inquérito, que elabora a 'positivo', uma tese sobre o padre Cícero, suas virtudes, fama de santidade e vida". Depois, "cada teólogo emite um parecer sobre o estudo realizado, em sessão plenária". Então, "ocorre o Cogresso de Teólogos" e, caso aprovado, o material será submetido aos cardeis do dicastério e acontece o Congresso de Cardeis. Somente depois da aprovação, o processo aegue para o papa que, com base nos pareceres dos teólogos e dos cardeais, pode reconhecer que padre Cícero "viveu em grau heroico as virtudes" e ele passa a ser chamado "venerável servo de Deus".
Depois disso, é preciso o reconhecimento de um milagre por intercessão de padre Cícero para que ele seja beatificado e, em seguida, um segundo milagre, para ser canonizado.
Por enquanto, disse o padre Wesley, "continuaremos rezando privadamente pela beatificação do servo de Deus padre Cícero e acompanhando todo o processo de estudo". 

Nenhum comentário:
Postar um comentário