Pesquisar este blog

SÃO NICOLAU

Padroeiro da Crianças, das moças solteiras, dos marinheiros e dos viajantes.
Festa Litúrgica dia 6 de dezembro

ORAÇÃO
Deus, Todo-Poderoso, atendei às nossas preces e aceitai que Vos adoresmo, prestando homenagem a São Nicolau, Sede bendito e louvado, eternamente, pelos dons que concedestes a esse Vosso Santo, e por nos haver dado São Nicolau como nosso protetor. Não Nicolau protegei-nos contra os perigos do mar. São Nicolau, guiai-nos. São Nicolau, socorrei-me.
- Pai Nosso que estás nos céus...
- Ave Maria cheia de Graças...

HISTÓRIA
NICOLAU nasceu em Patara, na Lícia, na Ásia Menor, por volta do ano 275. Seus pais eram muito ricos e cristãos fervorosos, chamados Epifânio e Joana, que lhe proporcionaram uma educação profundamente religiosa, pautada nos princípios da fé e da caridade.

Desde criança Nicolau demonstrou inclinação para a virtude, para a vida espiritual e para a caridade. Quando jovem, não se importava com diversões e vaidade, ma preferia participar das atividades da Igreja Já morando com sua família em Mira, desenvolveu o costume de fazer doações anônimas, tanto em dinheiro quanto em roupas e alimentos para viúvas, pobre e necessitados.  

Essa caridade discreta culminou no famoso episódio do dote das três moças. Ao saber de um vizinho que havia perdido toda sua requeza e e por isso não podia pagar os dotes para casar suas três filhas. Desesperado, o homem decidiu encaminhar as três para a prostituição. Nicolau sabendo disso interveio secretamente. Por três noites, ele lançou bolsas de moedas de ouro, no valor dos dotes de cada uma das filhas e jogou  pela chaminpe da casa, garantindo que o dote fosse providenciado para cada uma das jovens e as salvando de um destino de miséria e desonra.

Após sua juventude dedicada ao serviço, Nicolau foi ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito Bispo da cidade de Mira, ainda muito jovem, por causa de sua grande sabedoria, caridade e espiritualidade. Sua liderança era incontestável e admirada por todos. Porém, o que mais admirava era sua santidade. 

Ele chegou a desenvolver um apostolado também na região da Palestina e Egito, mas sempre voltou para sua cidade. Mira  

Seu episcopado transcorreu sob o rigor das perseguições romanas, notadamente a de Dicleciano. Por se manter inabalável em sua fé, ele foi preso e torturado pelo fato de ser bispo Católico, permaneceu na prisão por 20 anos, mas não regegou sua fé. Ficou firme e encorajava outros prisioneiros a permanecerem fiéis a Jesus Cristo, mesmo da crueldade da prisão. Foi libertado quando Constantino, decretou o famoso edito, que tornou o cristianismo a religião oficial do Estado Romano. 

Sua firmeza na doutrina também o levou a participar do Concílio de Niceia, em 325. Neste Concílio foi rejeitado a heresia ariana. Documentos atestam que no momento da abertura deste Concílio, o imperador romando Conatantino ajoelhou-se em frente a São Nicolau e a outros santos homens de Deus, que sofreram a última perseguição romana. Ajoelhado, Constantico beijou suas gloriosas cicatrizes em sinal de veneração.
.

São Nicolau foi venerado como santo ainda em vida. De fato, sua caridade e sabedoria, era admiráveis. Além disso, quando ainda estava vivo, vários milagres aconteceram por sua intercessão.
 
O milagre que mais o ligou às crianças é o relato de que, através de suas orações, ele ressuscitou três meninos que haviam sido assassinatos por um estalajadeiro cruel. Sua ação protetora não se limitava aos milagres; ele intervinha na justiça, salvando a vida de oficiais e cidadãos condenados unjustamente. Além disso, os marinheiros o veneravam, pois ele era conhecido por apazigar tempestades com sua oração durante suas viagens, tornando-se também o padreoeiro dos navegantes. Por isso, sua fama se espalhou entre os cristãos da Ásia.

São Nicolau faleceu em 6 de dezembro do ano 326, na cidade de Mira, Seu túmulo tornou-se local de grande peregrinação Mais tarde seus restos mortais foram transportados para a cidade de Bari, Itália. Lá até hoje, suas relíquias são motivo de grande veneração. O culto a São Nicolau progagou-se por toda a Europa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário