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terça-feira, 1 de abril de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA.

TERÇA-FEIRA DA 4ª SEMANA DA QUARESMA.

O EXEMPLO DE CRISTO CRUCIFICADO.

Nosso Senhor assumiu a natureza para reparar a queda do homem. Por isso, foi necessário que Cristo padecesse e vivesse conforme a natureza humana, como remédio à queda do pecado.

Ora, o pecado do homem consistiu em ter o homem se apegado aos bens corporais e se desinteressado dos espirituais. Convinha, pois, ao Filho de Deus, por tudo que fez e sofreu na natureza humana que assumira, mostrar se de modo tal, que fizesse os homens terem por nada os bens e os reveses do século, abandonarem o apego desordenado e se devotarem aos bens espirituais.
Foi por isso que Cristo quis nascer de pais pobres, mas perfeitos em virtude, para nos ensinar a não nos gloriarmos da nobreza da carne, ou da riqueza dos pais. 

Ele viveu uma vida pobre, para ensinar o desprezo das riquezas.

Viveu sem honrarias, para arrancar os homens da cobiça desordenada delas.

Suportou os trabalhos, a sede, a fome, os tormentos corporais, para que os homens, desejosos de prazeres e delícias, não se deixassem desviar do bem da virtude pelas misérias desta vida.

Por fim, era conveniente que o Filho de Deus humanado morresse, a fim de que, por temor da morte, não abandonássemos a via da virtude. E, para que não temêssemos a morte ignominiosa, escolheu a pior das mortes, a morte na Cruz.

Também foi conveniente que o Filho de Deus humanado sofresse a morte, a fim de que, por seu exemplo, fossemos estimulados à virtude, e para que fossem verdadeiras as palavras de são Pedro: Cristo também sofreu por nós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. (1 Pd 2, 21).

Mas, Cristo também sofreu por nós, deixando-vos o exemplo da tribulação, dos ultrajes, da flagelação, da cruz, da morte, para que marchássemos sobre suas pegadas. Se suportarmos por Cristo tribulações e sofrimentos, também reinaremos com ele na eterna beatitude. Diz são Bernardo: "Como são poucos, ó Senhor, os que vos querem seguir, apesar de todos quererem estar convosco e saberem que as beatitudes estarão ao vosso lado até o fim. Ora, todos querem fruir de vós, mas não vos querem imitar; querem reinar, mas não padecer convosco; não vos procuram, mas vos querem encontrar; desejam conseguir, mas não seguir".

MEDITAÇÃO DE HOJE .

EM QUE CONSISTE A PERFEIÇÃO DA ALMA.

A caridade está sempre unida à verdade, donde ocorre que a caridade, sabendo que Deus é o único e verdadeiro bem, aborrece a iniquidade que se opõe à divina vontade, e não se compraz com outra coisa, senão com aquilo que Deus quer. É assim que a alma que ama a Deus pouco se importa do que os outros dizem dela, e só procura fazer o que apraz a Deus. Dizia o beato Henrique de Suso: "Está verdadeiramente bem com Deus aquele que se esforça par satisfazer a verdade, e não estima em nada o modo com que depois será tratado ou reputado pelos homens".

Já dissemos outras vezes acima que toda a santidade e perfeição duma alma consistem em ela negar-se a si mesma e seguir a vontade de Deus; mas aqui importa falar disso com maior especificidade. Este. pois, dever ser todo o nosso esforço se queremos tornar-se santos, o de não seguir jamais a própria vontade, mas sempre a de Deus; pois a essência de todos os preceitos e conselhos divinos se resume a fazer e sobre o que Deus quiser e como Deus o quiser. Roguemos, portanto, ao Senhor que nos dê a santa liberdade de espírito: a liberdade de espírito faz-nos abraçar tudo o que apraz a Jesus Cristo, não obstante qualquer repugnância do amor-próprio ou do respeito humano. O amor de Jesus Cristo põe seus amantes numa total indiferença, na qual tudo lhes parece igual, o doce e o amargo: nada querem do que lhes agrada, e querem tudo o que agrada a Deus; com a mesma para empenham-se nas coisas grandes e nas pequenas, nas coisas agradáveis e nas desagradáveis: basta-lhes que agradem a deus. 

ORAÇÃO DO MÊS DE ABRIL.

Eterno justo e admirável Deus, que sempre nos possibilitas, por pura graça, participamos dos mistérios de teu Filho, concede-nos sempre o privilégio de estarmos em união contigo, onde quer que estejamos. Olha com carinho pra teus filhos e filhas que mais necessitam da tua misericórdia. Que na experiência de nossa semana maior possamos adentrar e vivenciar, juntamente com o Cristo, o grandioso mistério da paixão, morte e ressureição. E assim, a nossa Páscoa anual seja realmente uma ação em nossas vidas e na vida de nossos irmãos. Ajuda-nos, ó Pai, a fazer da lava-pés um sinal de amo, serviço e misericórdia. Desse modo, chegaremos a tal perfeição. Desse modo, chegaremos a tal perfeição, palmilhando os passos do teu amado e dulcíssimo Filho. Amém.

segunda-feira, 31 de março de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA.

SEGUNDA-FEIRA DA 4ª SEMANDA DA QUARESMA.

CRISTO MERECEU, PELA SUA PAIXÃO, SER EXALTADO.

"Ele tornou-se obediente até a morte, e morte de cruz; para o qual Deus também o exaltou." (Fl 2,8).

O mérito comporta certa igualdade com a justiça. Por isso, diz o Apóstolo que "para aquele que realiza obras, o salário é considerado um débito" (Rm 4,4). Quando alguém, por sua injusta vontade, atribui a si mais do que se lhe deve, é justo que se diminua também o que se lhe devia, como diz o livro do Êxodo (22): "Quando um homem roubar uma ovelha, devolva". E dizemos que ele o mereceu, porquanto desse modo se pune sua vontade injusta. Assim também, quando alguém, por uma justa vontade, se priva do que tinha direito de possuir, merece que se lhe dê mais, como salário de sua vontade justa. Por isso, como diz o Evangelho de Lucas, "quem se humilha será exaltado" (Lc 14, 11).

I. Ora, Cristo, em sua Paixão, de quatro modo se humilhou abaixo de sua dignidade:

a) Primeiro, em relação à sua paixão e morte, de que não era devedor.

b) Segundo, em relação ao local, pois seu corpo foi posto num sepulcro, e sua alma, na mansão dos mortos.

c) Terceiro, em relação à confusão e opróbrios que suportou.

d) Quarto, em relação ao fato de ter sido entregue ao poder dos homens, conforme ele mesmo disse a Pilatos: "Não terias poder algum sobre mim se não te houvesse sido dado do alto" (Jo 19,11).

II. Por sua paixão, mereceu a exaltação de quatro maneiras:

a) Primeiro, em relação à ressurreição gloriosa. Por isso, diz o salmo (138, 1): "Conheces o meu deitar", ou seja, a humilhação de minha paixão, "e o meu levantar".

b) Segundo, em relação à ascensão ao céu. Por isso, diz a Carta aos Efésios: "Desceu primeiro até as partes inferiores da terra. Aquele que desceu é também o que subiu mais alto que todos os céus" (Ef 4, 9-10).

c) Terceiro, em relação ao assento que teve à direita do Pai e à manifestação de sua divindade, conforme diz Isaías: "Ele será exaltado, elevado, e posto muito alto, da mesma forma que as multidões ficaram horrorizadas a seu respeito assim será sem glória o seu aspecto entre os homens" (52, 13-14). E diz a Carta aos Filipenses (2, 8-10): "Ele se fez obediente até a morte e morte numa cruz. Foi por isso que Deus lhe conferiu o Nome que está acima de todo nome", ou seja, para que por todos seja considerado como Deus e todos lhe mostrem reverência como a um Deus. E é o que se acrescenta: "A fim de que ao nome de Jesus todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra".

d) Quarto, em relação ao poder judiciário, pois diz o livro de Jó: "Tua causa foi julgada como a de um ímpio. Receberás o juízo e a causa" (Jó 36, 17).

domingo, 30 de março de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA.

QUARTO DOMINGO DA QUARESMA.

CRISTO COM SUA PAIXÃO ABRIU A PORTA DO CÉU.

"Portanto, irmãos, tenham confiança de entrar no Santuário pelo sangue de Cristo". (Hb 10,19).

O fechamento de uma porta é um obstáculo que impede a entrada das pessoas. Ora, os homens estavam impedidos de entrar no reino dos céus por causa do pecado, pois, como diz Isaías (25, 8): "Caminho sagrado chamá-lo-ão. O impuro não passará por ele".

E há dois pecados que impedem a entrada do reino dos céus. Um é o pecado de nosso primeiro pai, pecado comum a toda a natureza humana e que fechava ao homem a entrada do reino celeste. Por isso, se lê no livro do Gênesis, que, depois do pecado do primeiro homem, "Deus postou os querubins com uma espada de fogo e versátil, para guardar o caminho da árvore da vida". O outro é o pecado especial de cada pessoa, cometido pelo ato pessoal de cada homem.

Pela paixão de Cristo somos libertados não só do pecado comum a toda a natureza humana, em relação à culpa e em relação à dívida da pena, uma vez que ele pagou por nós o preço, mas também dos pecados próprios de cada um dos que participam da paixão dele pela fé, pelo amor, e pelos sacramentos da fé. Consequentemente, pela paixão de Cristo foi-nos aberta a porta do reino celeste. E é precisamente isso que nos diz a Carta aos Hebreus (9, 11): "Cristo, sumo sacerdote dos bens vindouros, por seu próprio sangue, entrou uma vez para sempre no santuário e obteve uma libertação definitiva". É o que dá a entender o livro dos Números quando diz que o homicida "ali permanecerá", ou seja, na cidade de refúgio, "até a morte do sumo sacerdote consagrado com o óleo santo" (Nm 35, 25); depois da morte deste, voltará para sua casa.

Deve-se dizer que os Patriarcas, ao realizarem obras de justiça, mereceram entrar no reino celeste pela fé na paixão de Cristo, segundo o que diz a Carta aos Hebreus (Hb 11, 33): "Graças à fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça"; por ela, cada um deles ficava limpo do pecado, quanto condiz com a purificação da própria pessoa. Contudo a fé ou a justiça de nenhum deles era suficiente para remover o impedimento proveniente da dívida de todas as criaturas humanas. Impedimento que foi removido pelo preço do sangue de Cristo. Por isso, antes da paixão de Cristo, ninguém pudera entrar no reino celeste, ou seja, conseguir a eterna bem-aventurança, que consiste no pleno gozo de Deus.

Cristo, com sua paixão, mereceu-nos a abertura do reino celeste e removeu o impedimento; mas pela ascensão como que nos introduziu na posse do reino celeste. Por isso, se diz que "já subiu, diante deles, aquele que abre o caminho" (Mq 2, 13).

sábado, 29 de março de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA

SÁBADO DA 3ª SEMANDA DA QUARESMA.

PELA PAIXÃO FOMOS RECONCILIADOS COM DEUS.

"Fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho". (Rm 5,10).

Pela Paixão de Cristo fomos liberado do reato da pena de dois modos:

I- A Paixão de Cristo é a causa de nossa reconciliação com Deus, de dois modos.

Primeiro porque remove o pecado pelo qual os homens são constituídos inimigos de Deus, segundo aquilo da Escritura (Sb 14, 9): Deus igualmente aborreceu ao ímpio e a sua impiedade. E noutro lugar (Sl 5, 7): Aborreces a todos os que obram a iniquidade.

De outro modo, como sacrifício muito aceito de Deus; assim como perdoamos uma ofensa cometida contra nós quando recebemos um serviço que nos é prestado. Donde o dizer a Escritura (1 Rs 26, 19): Se o Senhor te incita contra mim, receba ele o cheiro do sacrifício. Semelhantemente, o ter Cristo sofrido voluntariamente foi um bem tão grande, que em razão desse bem descoberto em a natureza humana, Deus se aplacou no tocante a qualquer ofensa do gênero humano, contanto que o homem se una com a Paixão de Cristo, segundo a fé e a caridade.

Não se diz que a Paixão de Cristo nos reconciliou com Deus porque de novo nos começasse a amar, pois está na Escritura (Jr 31, 3): Com amor eterno te amei. Mas porque a Paixão de Cristo eliminou a causa do ódio, quer por ter delido o pecado, quer pela compensação de um bem mais aceitável.

II- Se pensarmos naqueles que O lançaram à morte, a Paixão de Cristo foi verdadeiramente uma causa de indignação. Mas, a caridade de Cristo padecendo foi maior que a iniquidade dos homens. Por isso a Paixão de Cristo é mais eficaz para reconciliar com Deus todo o gênero humano que para provocar sua cólera. 
O amor de Deus por nós se revela nos seus efeitos. Dizemos que Deus faz participar de sua bondade aqueles que ama. Ora, a maior e mais completa participação na sua bondade consiste na visão da sua essência, pela qual privamos com Ele como amigos, pois a beatitude consiste nesta serenidade. Assim, pode-se dizer simplesmente que Deus ama a quem admite a esta visão, quer pelo dom real, quer pelo dom da causa — como ocorre com aqueles a quem Deus deu o Espírito Santo como penhor desta visão. Pelo pecado, porém, ao homem foi retirada esta participação na bondade divina, ou seja, a visão de sua essência; e sob este aspecto, diz-se que o homem estava privado do amor de Deus. Ora, após Cristo ter satisfeito por nós pela sua Paixão, e conseguido que fossemos readmitidos à visão de Deus, diz-se que nos reconciliou com Deus.

sexta-feira, 28 de março de 2025

PAPA FRANCISCO NÃO ESTÁ CONFIRMADO PARA AS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA.

A Santa sé  publicou o calendário oficial das celebrações litúrgicas previstas para a Semana Santa, mas não esclareceu se o papa Francisco vai participar delas.

Francisco teve alta no domingo (23/3), depois de estar internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli com problemas pulmonares. Os médicos prescreveram repouso absoluto por pelo menos dois meses.

A sala de imprensa da Santa Sé disse que será necessário acompanhar "a evolução das condições de saúde do papa nas próximas semanas para avaliar sua possível presença, e em que termos nos ritos da Semana Santa".

O mestre de cerimônias papais, o arcebispo Diego Ravelli, divulgou ontem (27/3) a agenda prevista para a Semana Santa, que começará no Domingo de Ramos, 13 de abril, com a missa na Praça de São Pedro, às 10 horas de Roma, que celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a missa do Crisma será às 9h30, na basílica de São Pedro, quando os óleos sagrados serão abençoados e os padres renovarão suas promessas sacerdotais. 

Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a Paixão do Senhor será celebrada na basílica de São Pedro, às 17 horas.

Às 21h15, será a Via-Sacra no Coliseu de Roma, palco da perseguição aos cristãos nos primeiros séculos do cristianismo. As meditações nas 14 estações da Paixão, desde a condenação à morte de Jesus até o seu seu sepultamento, é uma das cerimônias mais acompanhadas pelos fiéis em Roma. No ano passado, Francisco não participou por causa de uma bronquite.

No Sábado Santo, 19 de abril, a Vigília Pascal será celebrada na basílica de São Pedro. São João Paulo II costumava celebrar a Vigília Pascal no Sábado Santo, no Vaticano, por volta das 22 horas, mas a partir dos últimos anos de seu pontificado, ela passou a ser celebrada mais cedo. Este ano, a cerimônia começará às 19:30 horas no átrio da basílica de São Pedro.

No domingo de Páscoa, 20 de abril, a Igreja celebrará o dia da Ressurreição do Senhor com uma missa na Praça de São Pedro, às 10h30. No final da missa, a solene bênção Urbi et Orbi será dada à cidade de Roma e ao mundo inteiro.

Uma semana depois, no Segundo Domingo de Páscoa ou Domingo da Divina Misericórdia, 27 de abril, será celebrada uma missa especial na Praça de São Pedro às 10h30. Nesta celebração, está programada a canonização do beato Carlo Acutis, o jovem millennial italiano conhecido como o "ciberapóstolo da Eucaristia". 
Reportagem: Victoria Cardiel.

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA.

SEXTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA.

PELA PAIXÃO FOMOS LIBERADOS DA PENA DO PECADO.

"Ele foi o que tomou sobre si as nossas fraquezas e ele mesmo carregou com as nossas dores" (Is 23,4).

Pela Paixão de Cristo fomos liberados do reato da pena de dois modos:

1. Primeiro diretamente; i. é, porque a Paixão de Cristo foi uma satisfação suficiente e superabundante pelos pecados de todo o gênero humano; ora, dada a satisfação suficiente, eliminado fica o reato da pena. 

2. De outro modo, indiretamente; i. é, enquanto a Paixão de Cristo é a causa da remissão do pecado, no qual se funda o reato da pena.

Os condenados, contudo, não estão liberados da pena, pois a Paixão de Cristo somente produz o seu efeito naqueles a quem se aplica pela fé, pela caridade e pelos sacramentos da fé. Ora, os condenados ao inferno, que não estão unidos à Paixão de Cristo ao modo que acabamos de referir, não lhe podem colher o efeito.

E apesar de termos sido liberados da pena do pecado, é preciso, no entanto, impor aos penitentes uma pena satisfatória; pois, para se beneficiar do efeito da Paixão de Cristo, é preciso estarmos configurados ao Cristo.

Ora, configuramo-nos sacramentalmente a Ele no batismo, segundo aquilo do Apóstolo (Rm 6, 4): Fomos sepultados com ele para morrer ao pecado pelo batismo. Por isso aos batizados não se lhes impõe nenhuma pena satisfatória, por estarem totalmente liberados pela satisfação de Cristo. Mas porque Cristo uma só vez morreu pelos nossos pecados, no dizer da Escritura (1 Pd 3, 18), não pode o homem uma segunda vez se configurar à morte de Cristo pelo sacramento do batismo. E por isso, os que depois do batismo pecam hão de assemelhar-se com Cristo, padecente por alguma penalidade ou sofrimento, que suportem na sua pessoa. Mas essa penalidade basta, apesar de muito menor que a merecida pelo pecado, por causa da cooperação da satisfação de Cristo.

Mas, se a morte, que é pena do pecado, ainda subsiste, é porque a satisfação do Cristo só tem efeito em nós enquanto fomos incorporados ao Cristo, como os membros à cabeça. Pois é preciso que os membros estejam em conformidade com a cabeça. Por onde, assim como Cristo teve primeiro a graça na alma com a passibilidade do corpo, e chegou pela Paixão à glória da imortalidade, assim também nós, que somos os seus membros, somos pela sua Paixão liberados do reato de qualquer pena. Mas, para isso, devemos primeiro receber na alma o Espírito de adoção de filhos, pelo qual adimos a herança da glória da imortalidade, enquanto ainda temos um corpo passível e mortal. Mas depois assemelhados aos sofrimentos e à morte de Cristo, chegaremos à glória imortal segundo aquilo do Apóstolo (Rm 8, 17): Se somos filhos somos também herdeiros; herdeiros verdadeiramente de Deus e co-herdeiros de Cristo, se é que todavia nós padecemos com ele para que sejamos também com ele glorificados.

quinta-feira, 27 de março de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA.

QUINTA-FEIRA DA 3º SEMANA DA QUARESMA.
A PREGAÇÃO DA SAMARITANA.

"A mulher, pois, deixou o seu cântaro, e foi à cidade". (Jo 4,28).

Após ter sido instruída por Cristo, a samaritana fez trabalho de apóstolo. Três coisas podemos sublinhar de suas palavras e atos.

I. A devoção que sentia e manifestou dos dois modos seguintes:

a) Movida por intensa devoção, a samaritana como que se esqueceu da razão pela qual viera à fonte e abandonou água e cântaro. É o que diz o texto: "a mulher deixou o seu cântaro, e foi à cidade", para anunciar a grandeza de Cristo, sem cuidar das necessidades do corpo. Nisso seguiu o exemplo dos Apóstolos que, após terem tudo deixado para trás, seguiram o Senhor. Ora, o cântaro significa a concupiscência das coisas do século, com o qual do fundo das trevas significado pelo poço, i.é, do trato com as coisas terrenas, os homens extraem os prazeres. Portanto, os que abandonam as concupiscências do século por Deus, abandonam o cântaro.

b) A intensidade de sua devoção manifesta-se ainda pela multidão daqueles a quem anuncia o Cristo, pois não foi a um, nem a dois ou três, mas a toda a cidade. Diz o texto: "...e foi à cidade".

II. A qualidade de sua pregação: "e disse àquela gente: vinde ver um homem...".

a) Ela convida todos a ver o Cristo: "Vinde ver um homem". Ela não diz imediatamente para que viessem ao Cristo, para não dar ocasião a blasfêmia; ao contrário, começa dizendo coisas que eram críveis e patentes, a saber, que era um homem. Ela não diz: crede, e sim: vinde ver, pois sabiam que, se bebessem daquela fonte, vendo-o, experimentariam o mesmo que ela experimentou. Por fim, a samaritana segue o exemplo do verdadeiro pregador, e não chama os homens para si, mas para o Cristo.

b) Oferece uma prova da divindade do Cristo, ao dizer: "que me disse tudo o que eu tenho feito", ou seja, quantos homens tivera a samaritana. Ela não se envergonha de contar aquilo que lhe é motivo de confusão, pois a alma abrasada com o fogo divino não se importa mais com nada terreno, nem com a glória, nem com a vergonha, mas apenas com essa chama que nela queima.

c) Conclui confessando a majestade de Cristo, ao dizer: "será este porventura o Cristo?" Ela não ousou afirmar que era o Cristo, para que não aparentasse ensinar os outros: temia que, irritados, eles se recusassem a ir ao Cristo. Tampouco o silenciou totalmente, mas o propôs sob a forma de pergunta, como se submetesse o seu julgamento ao deles. De fato, este era o meio mais fácil de persuadi-los.

III. O frito da pregação.

"Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele". Por onde se vê que, se quisermos ir ao Cristo, devemos também deixar a cidade, i. é, abandonar o amor da concupiscência carnal. "Saiamos, pois, a ele fora dos arraiais", diz são Paulo (Heb 13, 13).

DICAS PARA TERMINAR A QUARESMA E ESTAR PRONTO PARA A SEMANA SANTA.

A oração, o jejum e a esmola são os três pilares da Quaresma, através dos quais crescemos em amor e caridade, buscando uma vida nova em Cristo.

Cada dia deste tempo merece um sacrifício constante para atingir o objetivo. No entanto, o descuido ou o esquecimento de nossas vivências pode gerar e deixar sentimentos de arrependimento ou culpa.

Veja 20 dicas para concluir estes últimos dias da Quaresma e poder assim estar preparados para celebrar a Semana Santa.

ORAÇÃO
1. Rezar pelos outros. Uma das obras espirituais de misericórdia é rezar pelos vivos e pelos mortos.

2. Dar graças a Deus por todos os inconvenientes durante a Quaresma. "Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" (Colossenses 3,17).

3. Assumir o sofrimento e, com ele, unir-se à Paixão e Crucificação de Jesus Cristo. No livro "A Misericórdia Divina da minha alma: Diário de Santa Faustina", a religiosa diz: "Faço espontaneamente o oferecimento de mim mesma pela conversão dos pecadores, especialmente o oferecimento de mim mesma pela conversão dos pecadores, especialmente por aquelas almas que perderam a esperança na misericórdia de Deus" (309) "Meu sacrifício nada é por si só, mas, quando o uno ao de Jesus Cristo, torna-se onipotente" (482).

4. Planejar um tempo de oração para que a Quaresma seja diferente dos outros tempos.

5. Fazer uma publicação no Facebook oferecendo levar as intenções de oração das pessoas à adoração. Tenha cuidado, pois os pedidos de oração continuarão chegando depois que você tenha voltado da adoração. Nesse caso, você pode programar outra hora de adoração, trazer as intenções adicionais na próxima vez ou revisar o correio antes de sair de casa. Há muitas pessoas que precisam de orações.

6. Rezar pelas almas do purgatório. "Era esse um bom e religioso pensamento. Eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas" (2 Macabeus, 12,46).

7. Rezar as estações da Via-Sacra. Jesus fez promessas aos que rezem com devoção a "Via-Sacra", incluindo uma forte proteção espiritual, enchendo-os de graças e estando perto deles na vida, especialmente na hora da morte. Há também um indulgência plenária ligada às estações na igreja ou em um lugar onde a pessoa se movimente de uma estação para a outra.

8. Rezar por qualquer pessoa que te irrite ou incomode durante a vida.

9. Renunciar uma refeição. Não se aplica para aqueles que não têm a opção de comer.

10. Ter apenas uma refeição por dia.

11. Abster-se de algo em cada refeição. Pode ser mostarda em seu sanduíche, o prato principal, batatas fritas, temperos para a salada... algo que seja um sacrifício. São Francisco de Sales aconselhou as pessoas a nunca deixarem a mesa sem negar alguma coisa para si mesmas.

12. Escolher um dia ou uma refeição para jejuar com pão e água. "Um jejum a pão e água nos ensina a distinguir entre o que precisamos e o que nós queremos, e entramos em um espírito pobre já que a nossa comida é simples, mas satisfatória". 

13. Comer apenas por saúde e sobrevivência. Manter alimentos simples como um ovo cozido, uma torrada seca e uma banana. Esse costumava ser o café da manhã diário de santa Teresa de Calcutá.

14. Não comer entre as refeições. 

15. Jejum de vaidade. Não usar joias ou maquiagem. Vestir de propósito uma roupa que não goste. Então, continue com o seu dia esquecendo sua aparência e se concentrando mais nos outros que refletirão sua verdadeira beleza.

ESMOLAS
16. Pedir a Deus para revelar o "Lázaro" de sua vida que precisa de sua oferta. "Lázaro estava morrendo do lado de fora da casa do homem rico, ignorado, exceto pelos cães que lambiam as duas chagas". Quando os dois homens morreram, Lázaro foi para o céu, mas o rico não (Lucas 16,19-31).

17. Se fizer abstenção de algo que custe dinheiro, como café ou cigarros, das esse dinheiro aos pobres.

18. Arrecadar fundos on-line através de petições para causas dignas.

19. Fazer o sacrifício doer, sem excesso.

20. Escolher algo do guarda-roupa que goste muito e dar para os pobres. Encontre um objeto por dia ou um objeto por semana. "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração" (Mt 6,19-21).