Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

SANTA DO DIA - 05 DE FEVEREIRO.

SANTA ÁGUEDA
Padroeira das enfermeiras; protetora contra doenças das mamas, vulcões e forças da natureza.
Reflexão
A castidade é um domde Deus: só podemos contistá-la e preservá-la mediante o cuidado e a diligência, evitando tudo que possa ser um incentivo ao pecado.

Santa Águeda nasceu na Sicília, de pais ricos e nobres, uma criança bendita desde o princípio, pois foi prometida aos pais antes de nascer, e na mais tenra infância já consagrada a Deus. Em meio aos perigos e tentações, serviu a Cristo em pureza de corpo e alma, e morreu por amor à castidade. Quinciano, que governava a Sicílicia so o Imperador Décio, ouvira o rumor de sua beleza e riqueza, e criou leis contra os cristãoscomo pretexto para concocá-la de Palermo até a Catânia, onde à época ele se encontrava. "Ó, meu, Jesus Criador!", clamou a santa, enquanto partia nesse terrível jornada, "tudo que sou pertence a Ti: presereva-me contra aquele tirano, que te peço".

E Nosso Senhor de fato preservou aquela que se Lhe havia entregue plenamente, mantendo-a pura e imaculada enquanto permaneceu presa por um mês inteiro, sob tutela de uma mulher muito má. Diante da possibilidade de, em troca de sua vida e segurança, consentir com o pecado, Deus conferiu-lhe forças para responder: "Cristo, e apenas Cristo, é minha vida e minha salvação". Quando Quinciano passou da paixão à crueldade e decepois seus seios, Nosso Senhor enviou o Príncipe dos Apóstolos para curá-la. E quando, após ser rolada nua sobre cacos pontiagudos, ela implorou pelo fim daqueles tormentos, o Esposo ouviu sua prece e levou-a para junto de Si.

Santa Águeda se entregou sem reservas a Jesus Cristo; conformou-se a Ele em pureza virginal e O buscou como proteção. E, até os dias de hojes, Cristo segue dando mostras deseu amoroso carinho inclusive para com o corpo de Santa Águeda. Repetidas vezes, durante cadaerupção do Monte Etna, o pvoo de Catânia expôs seu véu para veneração pública e encontrou nele segurança; e, em tempos modernos, ao abrirem o túmulo no qual descansa seu corpo a aguardar pela ressurreição, depararam com sua pela ainda intacta, sentindo a fragrância que emanava desse tempo do Espírito Santo.

HISTÓRIA COMPLETA.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário