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quarta-feira, 30 de outubro de 2024

CELEBRAMOS HOJE, A FESTA LITÚRGICA DE SANTO ALONSO RODRÍGUES.

A Igreja celebra hoje (30/10) santo Alonso Rodrígues, irmão coadjutor jesuíta que viveu entre os séculos XVI e XVII, exemplo de humildade e vocação a serviço.

Antes de se tornar religioso, Alonso era um homem de família: era casado e tinha três filhos. Quando tinha cerca de 40 anos, diversas circunstâncias fizeram com que a sua vida tomasse um rumo completamente diferente – que o levaria a fazer parte da Companhia de Jesus. Nesse sentido, Alonso é um modelo de escuta do Espírito e de confiança no Senhor.

A maior do: quando tudo parece perdido
Santo Alonso Rodrígues nasceu na Espanha, em 1531, em uma família de comerciantes. Aos 26 anos casou-se, com a senhora María Suárez, com quem teve três filhos.

Alguns anos antes, ele havia assumido o negócio da família, quando seu pai, comerciante de lã, o herdou. Alonso fez o possível para cumprir a tarefa, mas sem muito sucesso. Neste contexto já difícil, perdeu primeiro os dois filhos mais velhos e depois a mulher, que morreu ao dar à luz o terceiro filho. Infelizmente, aquela criança também não sobreviveria: depois de ser colocada aos cuidados de duas tias, a criança adoeceu e morreu.

Renascimento
Alonso, então, ficou sozinho, sem aquela que tinha sido a força motriz de sua vida: sua família, Providencialmente, nos dias de solidão e de silêncio forçado, começou a recordar a sua infância e como os seu pais, naqueles tempos, tinham recebido em sua casa padres e membros da recém-fundada Companhia de Jesus.

O agora viúvo se sentiu impelido a voltar àquilo que, como uma semente, parecia reviver com o tempo: a fé que nunca abandonou, mas da qual se esquivava um pouco.

Essa fé parecia brotar novamente e apontava horizontes renovados. Alonso decidiu então se aproximar de Deus, animado pelo consolo que encontrou no Senhor para uma dor tão indescritível. Começou a frequentar regularmente os sacramentos e a ter uma vida de penitência e oração, voltando completamente à piedade que o marcou quando criança e que agora era fonte de fortaleza.

São Pedro Fabro e as sementes de Deus
Alonso se lembrava constantemente de Pedro Fabro, cofundador dos jesuítas e que conheceu aos 12 anos, quando esteve por algum tempo hospedado por algum tempo na casa de seus pais. Fabro era um homem que irradiava afabilidade e fortaleza. Ele também havia sofrido, mas nunca se mostrou desanimado.

Assim, a imagem do jesuíta o moveu a se envolver cada vez menos com a dor e a viver mais diante da fé que o marcou. De repente, participando do trabalho dos jesuítas, Alonso começou a ver sua vida de forma diferente, pouco a pouco, com esperança. Descobriu que o Senhor ainda esperava muito dele e que poderia ser completamente renovado. Assim, começou a pensar em colocar-se ao serviço de Deus e da Igreja como religioso.

O coração importa, não a idade, nem o trabalho
Alonso então pediu para se admitido na Companhia de Jesus. Contudo. os jesuítas, em primeira instância, não o aceitaram por diversos motivos. Entre eles, a idade (tinha mais de quarenta anos, a saúde precária e a falta de estudos avançados) requisitos para o sacerdócio jesuíta. Apesar disso, o santo não desistiu. Manteve a esperança de ser admitido, lembrado a todos como santo Inácio de Loyola não deixou de se tornar religioso por causa da idade.

Finalmente, o provincial dos jesuítas o aceitou como irmão leigo em 1571. Depois de terminar o noviciado, foi enviado ao colégio de Nossa Senhora de Monte-Sión, em Palma de Maiorca, onde lhe foi atribuído o cargo de porteiro, cargo que ocuparia por 32 anos. 

O porteiro e um jovem missionário.
Santo Alonso Rodrígues fez do seu cargo de porteiro um verdadeiro serviço aos outros e uma ocasião permanente de santificação.

Da portaria do convento estabeleceu diálogo com muitas pessoas, entre as quais estava ninguém menos que são Pedro Claver, na época aluno do colégio Monte-Sión. Diz-se que santo Alonso entusiasmou e encorajou Pedro a viajar algum dia para a América. Como se sabe, Pedro foi o santo protetor dos escravos em Cartagena das Índias, na América. Por causa dessas coisas de Deus, os dois jesuítas seriam canonizados no mesmo ano, 1888.

A oração é capaz de abrir todas as portas
Alonso aproveitava as horas de trabalho na portaria para rezar. Na verdade, uma de suas orações favoritas era o santo terço, que ele rezava várias vezes a dia. Alonso teve até visões do Céu e da Virgem Maria, que lhe aparecia (a Ela se confiava sempre para o proteger do mal), para ouvi-lo e dar-lhe consolo. Se em alguma ocasião caísse em tentação, Alonso passava pela imagem da Virgem e lhe dizia: "Santa maria, Mãe de Deus, lembra-te de mim".

Certa vez, perguntaram a santo Alonso por que ele não era mais duro e áspero com as pessoas chatas que frequentavam a escola. Ele respondeu: “Jamais poderemos tratar Jesus, que se disfarça de próximo, com aspereza ou grosseria”.

Santo Alonso Rodríguez morreu em 31 de outubro de 1617. 

terça-feira, 29 de outubro de 2024

HALLOWEEN É UMA BRINCADEIRA INOFENSIVA?


"É a grande festa do mundo do oculto, o ano novo dos santanistas, conhecido como a festas deste deus das trevas", declarou o padre Aldo Buonaiuto, sacerdote exorcista a autor do livro "Halloween. O truque do diabo".

O sacerdote afirmou que é importante compreender a instituição da festa de Todos os Santos no dia 1° de novembro, já que foi o papa Gregório IV, por volta do ano 834, que a transferiu do dia 13 de maio para esta data, justamente a fim de deter a tradição que chegava da Irlanda e que adora o mundo das trevas e dos mortos.

Deste modo, destacou que atualmente tudo está relativizado, unido ao tétrico, à violência, ao horror, ao sangue e em forma de brincadeira.

"Nas escolas, eu escuto diferentes pais que nos falam de crianças que estão horrorizadas, têm pesadelos à noite e outras crianças que não entendem mais a diferença entre a vida e a morte", lamentou padre Buonaiuto.

Sobre a tradição do "Doce ou travessura" que as crianças dizem ao pediram caramelos de casa em casa no Halloween (costume que não é muito usado no Brasil), advertiu que "esconde algo muito mais sério e preocupante do que podemos ver. No antigo culto pagão dos druidas, 'trick or treat', significava 'maldição ou sacrifício': a obrigação de oferecer presentes aos sacerdotes do deus da morte, a fim de evitar vinganças do além". 

"Através desta conhecida moda festiva, difundem o prazer pelo horror como algo normal, a sedução de algo macabro, sentir mais atração pela morte do que pela vida. Está profanando o significado da morte. O truque do diabo é um doce mortal para a alma".

Por outro lado, o sacerdote também criticou o aspecto comercial deste evento, muito seguido pelos jovens. "Na Europa, o lucro econômico com a 'noite de bruxas' supera os 400 milhões de euros.

Trata-se de um fenômeno daninho, no plano social, antropológico e cultural: uma proposta de valores negativos, vinculados a uma visão materialista e utilitarista da vida e do prazer. E é uma profanação da verdadeira festa, cristã, do culto aos Santos, da devoção por homens e mulheres que trataram de imitar o exemplo perfeito de Jesus no amor ao próximo e no respeito aos mandamentos divinos". 

O sacerdote exorcista Aldo Buonaiuto é antropólogo, demonólogo e coordenador do Serviço Anti-Seitas da Comunidade Papa João XXIII. Estudou filosofia e teologia no Pontifício Ateneu "São Anselmo" (Roma) e antropologia teológica no Pontifício Ateneu Teresianum (Roma). 

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

HALLOWEEN PODE SER PORTA ABERTA AO MAL.


Padre Jeremy Davie, um exorcista octogenário que desde o final da década de 1970 se dedica ao ministério do exorcismo na arquidiocese de Westminster (Inglaterra), disse que o Halloween pode ser uma porta aberta ao mal e ao diabo.

"Eles (aqueles que celebram Halloween) começam com brincadeiras, mas isso pode levar as pessoas a não acreditarem no diabo e nos espíritos malignos e isso, por sua vez, pode levar à perda da fé cristã", disse o sacerdote.

"A leviandade nesses assuntos é fatal, pois brincar com o mal sob o pretexto de que não é real é permitir que o mal entre", indicou o sacerdote que realiza algum tipo de exorcismo toda semana na zona central de Londres. Além disso, indicou, o mal também que pode entrar onde há um interesse doentio pelo oculto, o que pode levar " uma intrusão da influência demoníaca".

O Sacerdote destacou que flertar com o oculto "não precisa se algo profundo para ser mortal", Qualquer "tolerância das práticas ocultas faz parte de um terrível engano" nascido do diabo. Não existe, continuou,  uma "geração" nestes assuntos.

Isso pode acontecer através de "qualquer pecado, mas com os pecados particularmente relacionados com o sobrenatural e com o pecado grave (como o aborto e a pornografia) e qualquer coisa contra nossa natureza criada, incluindo o campo da moral sexual".

O sacerdote também afirmou que "Halloween é uma boa oportunidade para ensinar a fé e nos ajudar (especialmente às crianças) a entender a realidade do mal e a verdade de Cristo e de sua Igreja". É também uma ocasião para "ensinar contra" o feriado usando a Palavra de Deus e "o claro ensinamento da Igreja".

Essa data também é uma ocasião para "advertir o mundo não apenas para evitar o Halloween, mas também um oportunidade para falar às pessoas de Cristo".

Sobre aqueles que não acreditam no diago, o sacerdote afirmou que "é fatal para a fé e a salvação não acreditar em uma parte da Revelação. Todas as suas partes são importantes e essenciais. Acreditar que Satanás é um anho caído (de fato, o líder dos anjos caídos) é uma parte essencial de revelação divina".

"Se Deus nos pede para fazer um trabalho, então Ele nos protegerá", concluiu.

DADOS QUE TODO CRISTÃO DEVE SABER SOBRE HALLOWEEN.

No dia 31 de outubro é celebrada o Halloween. E nós católicos poderemos comemorar essa festa? Fica esse questionamento. Nesse artigo vamos apresentar oito coisas que todo cristão deve saber sobre esta festa.

1. A origem do nome.
A Solenidade de todos os Santos é comemorada no dia 1° de novembro e é celebrada na Igreja desde às vésperas. Por isso, a noide de 31 de outubro, no inglês antigo, era chamada "All hallow's eve" (véspera de todos os santos). Mais tarde este expressão virou "Halloween".

2. As raízes celtas
No século VI a.C., os celtas do norte da Europa celebravam o fim de ano com a festa do "Samhein" (ou Samon), festividade do sol, iniciada na noite de 31 de outubro e que marcava o fim do verão e das colheitas. Eles acreditavam que naquela noite o deus da morte permitia aos mortos retornarem à terra, fomentando um ambiente de terror.

Segundo a religião celta, as almas de alguns defuntos estavam dentro de animais ferozes e podiam ser libertadas com sacrifícios de toda índole aos deuses sacrifícios, inclusive sacrifícios humanos. Uma forma de evitar a maldade dos espíritos malignos, fantasmas e outros monstros era se disfarçando para tentar se assemelhar a eles e desta maneira passavam despercebido ante seus olhares.

3. Sua mistura com o cristianismo
Quando os povos celtas foram cristianizados, nem todos renunciaram os seus costumes pagãos. Do mesmo modo, a consciência cronológica da festas pagã de "Samhei", com a celebração de todos os Santos e dos defuntos, comemorada no dia seguinte (2 de novembro), fez com que as crenças cristãs fossem misturadas com as antigas superstições de morte.

Através da chegada de alguns irlandeses aos EUA, introduziu-se neste país o Halloween, que chegou a ser parte do folclore popular do país. Logo, incluindo a contribuição cultural de outros migrantes, introduziu-se a crença da bruxas, fantasmas, duendes, drácula e diversos monstros. Mais tarde, esta celebração pagã foi difundida no mundo inteiro.

4. Uma das principais festa dentro do satanismo
Segundo o testemunho de algumas pessoas que praticaram o satanismo e depois se converteram ao cristianismo, o Halloween é considerada a festa mais importante para os cultos demoníacos, porque se inicia o nono ano satânico e é como uma espécie de "aniversário do diabo". É nessa data que os grupos satânicos sacrificam os jovens e especialmente as crianças, pois são os preferidos de Deus.

5. A origem de pergunta "Doces ou travessuras?"
No Halloween, as crianças e alguns adultos costumam se disfarçar de seres horríveis e temerários e vão de casa em casa exigindo "trick or treat" (doces ou travessuras). A crença é de que se não lhes dão alguma guloseima, os visitantes farão uma maldade ao morador do lugar. Muitas pessoas acreditam que o início deste costume está na perseguição aos católicos na Inglaterra, onde suas casas eram ameaçadas.

6. A origem da abóbora com forma de rosto
Existe uma antiga lenda irlandesa que conta que um homem chamado Jack tinha sido tão mau em vida que supostamente não podia nem entrar no inferno por ter engando muitas vezes o demônio. Assim, teve permanecer na terra vagando pelos caminhos com um lanterna, feita de um legume vazio com um carvão aceso.

As pessoas supersticiosas, para afugentar Jack, colocavam uma lanterna similar na janela ou na frente de suas casas. Mais adiante, quando isto se popularizou, o legume para fazer a lanterna passou a ser uma abóbora com buracos em forma de rosto de uma caveira ou bruxa.

7. Um grande negócio
Hollywood contribuiu para a difusão do Halloween com uma série de filmes nos quais a violência gráfica e os assassinos criam no espectador um estado mórbido de angústia e ansiedade. Estes filmes são vistos por adultos e crianças, criando nestes últimos medo e uma ideia errônea da realidade. Do mesmo modo, as mâscaras, as fantasias, os doces, as maquiagens entre outros artigos são motivos para que alguns empresários fomentem o "consumo do terror" e favorecem a imitação dos costumes norte-americanos.

8. A festa à fantasia
Segundo padre Jordi Rivero, grande apologista, celebrar uma festa à fantasia não é intrinsecamente ruim, sempre e quando se cuidar para que esta não esteja contra o pudor, o respeito pelas coisas sagradas e a moral em geral.

É por esta razão que nos últimos anos cresceu a comemoração alternativa do "Holywins" (a santidade vence), que consiste em disfarçar-se do santo ou santa favorita e participar na noite de 31 de outubro de diversas atividades da paróquia, como Missas, vigílias, grupos de oração pelas ruas, adoração eucarística, através de cantos, músicas e danças em "chave cristã".

EDITORAL.


Prezados irmãos e irmãs, que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.

No próximo dia 31, muita gente em diversos países, inclusive no Brasil, comemoram o Halloween. Mais o que é o Halloween? Nós católicos podemos comemorar essa data?

Quando se fala em Halloween, muitas perguntas nos vem a cabeça, e por isso nós próximos dia o PEREGRINUS FIDEI, trazer vários artigos, para aprendermos mais e tirarmos nossas conclusões.

Esperamos que vocês acompanhem e que aprendam bastante e tire suas conclusões.

CELEBRAMOS HOJE, SÃO JUDAS TADEU.


A Igreja celebra hoje (28/10), a festa de são Judas Tadeu, apóstolo e mártir, conhecido como padroeiro das causas impossíveis e é um dos santos mais populares no Brasil.

São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos. Ele era primo de Jesus e Irmão de Tiago Menor. Foi ele quem, na Última Ceia, perguntou a Jesus: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22).

É autor de uma epístola que leva o seu nome, na qual ataca os agnósticos e diz que os que têm fé, mas não fazem obras boas, são como nuvens que não têm água, árvores sem fruto e ondas só de espumas, e que os que se dedicam aos pecados de impureza e a fazer atos contrários à natureza sofrerão a pena de um fogo eterno.

Sua festa é celebrada juntamente com a de São Simão, com quem pregou na Pérsia. Ambos foram martirizados.

Santa Brígida conta em suas Revelações que Nosso Senhor lhe recomendou que quando desejasse conseguir certos favores os pedisse por meio de São Judas Tadeu.

São Judas Tadeu é representado com uma imagem de Cristo no peito, por causa do seu parentesco com o Senhor, de quem a tradição conta que era muito parecido. Também é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.

São Judas Tadeu é um santo muito popular no  Brasil e, no rio de Janeiro, por exemplo, a devoção ao santo em um fator extra (que também já se espalhou pelo Brasil), pois são Judas é considerado o padroeiro do Flamengo, um dos times do futebol carioca com mais torcedores no país.

Neste da dedicado ao santo mártir, trazemos a oração de são Judas Tadeu para recordá-lo.

domingo, 27 de outubro de 2024

PAPA FRANCISCO PEDE A IGREJA QUE OUÇA O GRITO DO MUNDO.


O Papa Francisco encerrou a assembleia final do Sínodo sobre a Sinodalidade neste domingo (27/10) com um apelo para que a Igreja "ouça o clamor do mundo" sem ficar "cega" para as questões urgentes de nosso tempo.

Na missa de encerramento do Sínodo na basílica de São Pedro, o papa disse que uma Igreja sinodal deve estar "em movimento", seguindo Cristo no serviço aos necessitados.

"Não precisamos de uma Igreja sedentária e derrotista, mas de uma Igreja que ouça o clamor do mundo (...) e suje suas mãos para servir ao Senhor", disse o papa em sua homilia.

Francisco disse que a Igreja não pode permanecer inerte diante das questões levantadas pelas mulheres e homens de hoje, dos desafios do nosso tempo, da urgência da evangelização e das muitas feridas que afligem a humanidade.

"Irmãos e irmãs, não uma igreja sedentária, mas uma Igreja de pé. Não uma Igreja silenciosa, mas uma Igreja que abraça o clamor da humanidade. Não uma Igreja cega, mas uma Igreja, iluminada por Cristo, que leva a luz do Evangelho aos outros. Não uma Igreja estática, mas uma Igreja missionária que caminha com seu Senhor pelas ruas do mundo", disse ele.

A missa marcou a conclusão da segunda assembleia da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que teve início em 2 de outubro e enfocou o tema "Por uma Igreja Sinodal: Comunhão Participação e Missão".

A assembleia foi o ponto culminante do processo sinodal da Igreja, iniciado há três anos. Durante o último mês, os delegados sinodais produziram um documento final d 52 páginas (em inglês, italiano e espanhol) que esboça recomendações para a renovação da Igreja, incluindo propostas para ampliar os papéis de liderança das mulheres, maior participação dos leigos na tomada de decisões e reformas estruturais significativas.

Rompendo a tradição, o papa Francisco anunciou que não escreverá uma exortação apostólica pós-sinodal. Ele optou por ratificar o documento final do sínodo, implementando diretamente as conclusões da assembleia. Embora a assembleia sinodal tenha terminado, 10 grupos de estudo sinodais continuarão a examinar a questão das mulheres diaconisas e outros tópicos importantes até junho de 2025.

Em sua homilia, o papa Francisco refletiu sobre o relato do Evangelho de Marcos sobre Jesus curando e cego Bartimeu. Ele disse que "o cego Bartimeu (...) representa a cegueira interior que nos restringe, nos mantém presos em um só lugar, nos afasta do dinamismo da vida e destróis nossa esperança".

"Tantas coisas ao longo do caminho podem nos tornar cegos, incapazes de perceber a presença do Senhor, despreparados para enfrentar os desafios da realidade, às vezes incapazes de oferecer respostas adequadas às perguntas de tantos que clamam por nós", disse o papa.

"Uma Igreja sedentária, que inadvertidamente se retira da vida e se confina às margens da realidade, é uma Igreja que corre o risco de permanecer cega e se acomodar em seu próprio mal-estar", disse ele. "Se permanecermos presos em nossa cegueira, deixaremos continuamente de compreender a urgência de dar uma resposta pastoral aos muitos problemas de nosso mundo."

O papa Francisco, vestido com vestes verdes para o 30° Domingo do Tempo Comum, fez sua homilia lentamente, muitas vezes parando para falar de improviso. Ele descreveu a imagem de uma "Igreja sinodal" com aquele em que "o Senhor está nos chamando, levantando-nos quando estamos sentados ou caídos, restaurando nossa visão para que possamos perceber as ansiedades e os sofrimentos do mundo à luz do Evangelho". 

"Lembremo-nos de nunca caminhar sozinhos ou de acordo com os critérios mundanos", acrescentou, mas, em vez disso, caminhar 'segundo Jesus ao longo da estrada'.

No altar, o Cardeal Mario Grech, secretário-geral da Secretaria Geral do Sínodo, foi o celebrante principal.

Mais de 300 padres e bispos, 70 cardeais e nove patriarcas concelebraram a missa de encerramento do sínodo sob o dossel do baldaquino recentemente restaurado sobre o altar central.
Reportagem: Courtney Mares 

sábado, 26 de outubro de 2024

PAPA FRANCISCO NÃO PRETENDE PUBLICAR UMA EXORTAÇÃO PÓS-SINODAL.


Na 17ª Congregação Geral, o papa Francisco e o presidente delegado concluíram os trabalhos da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Sínodo da Sinodalidade. O documento Final será divulgado em breve e uma conferência de impressa explicará aos jornalistas e ao mundo tudo o que foi decidido. Não haverá exortação apostólica pós-sinodal, disse o Papa Francisco.

O papa Francisco encerra oficialmente os trabalhos com um discurso que fala sobretudo do Espírito Santo, aquele que cria a harmonia. "O Senhor Ressuscitado chama a ser testemunhas do seu Evangelho com a nossa vida antes do que com as palavras. O bispo de Roma também precisa de praticar a escuta, aliás, que praticar a escuta. A minha tarefa é guardar e promover a harmonia que o Espírito continua a difundir na Igreja de Deus. Todos somos convidados para o banquete, todos ninguém fica de fora. A palavra-chave é harmonia. Harmonizar todas as diferenças. É nos dado amplificar a voz do Espírito Santo, abrir portas sem erguer muros. Que mal fazem os homens e as mulheres da Igreja quando erguem", disse o Papa no seu discurso. 

"Começamos esta assembleia sinodal a pedir perdão e a sentir vergonha. Não devemos ser rígidos, a rigidez é um pecado que tantas vezes entra nos clérigos, nos consagramos e nas consagradas. À luz do que foi dito, há e haverá decisões a tomar neste tempo de guerra, devemos ser testemunhas da paz. Por isso, não tenciono publicar uma exortação apostólica, basta que aprovámos, há já indicações muito concretas que podem ser um guia par missão das Igrejas nos diversos continentes. Ponho-a imediatamente à disposição de todos. Quero que seja publicada imediatamente, é esta notícia. Não haverá, portanto, exortação apostólica pós-sinodal.
Quero assim reconhecer o valor do caminho sinodal percorrido, através deste documento que entrego ao povo fiel de Deus. Há necessidade de tempo para chegar a escolhas que envolvam toda a Igreja. Não se trata de adiar indefinidamente as decisões, mas do que corresponde ao estilo sinodal: escutar, convocar, decidir, avaliar. A pausa, a oração são necessárias. O Secretariado Geral do Sínodo ajudar-me-á nesta tarefa. Nem todos o lerão, serão sobretudo vós que o tornareis acessível às Igrejas locais. O que vivemos é um dom e não o podemos guardar para nós. Agora, que as palavras partilhadas sejam acompanhadas de atos", comentou ainda o papa Francisco.
Reportagem: Veronica Giacometti

DIACONATO FEMININO AINDA SERÁ ESTUDADO.

O cardeal Víctor Fernández, prefeito do dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé (DDF), disse que o diaconato feminino será objeto de estudo mais aprofundado, impulsionado pelas propostas enviadas à comissão designada para esse trabalho. O cardeal disse também que essa questão, embora o papa Francisco a considera não "madura", não é uma "questão encerrada".

Aprofundar as diferenças entre ordem sagrada e poder, pra confiar aos leigos funções de liderança na Igreja, é, para o cardeal o objetivo do trabalho do grupo que lidera no Sínodo da Sinodalidade  para refletir sobre o papel da mulher na Igreja, a pedido do papa Francisco.

O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé disse isso em um encontro no dia 24/10 à tarde com quase cem membros, convidados e especialistas participantes do sínodo para ouvir suas perguntas e propostas relacionadas ao trabalho do grupo cinco.

A reunião foi convocada por iniciativa do cardeal Fernández depois da indignação de alguns membros devido à sua ausência numa reunião marcada para a semana passada.

Segundo os relatos e o áudio divulgado depois do encontro , o cardeal disse que a maioria das mulheres quer “ser ouvida e valorizada”, pede para “ter autoridade” e poder desenvolver os seus carismas sem pedir especificamente o diaconato feminino, já que não querem ser “clericalizadas”.

“Penso nas teólogas que em alguns lugares do mundo não têm possibilidade de desenvolvimento ou liberdade real para o trabalho teológico (...) nas mulheres que têm dons para liderar comunidades (...) ou nas mulheres que têm grande capacidade de aconselhar como os melhores consultores ou diretores espirituais, mas não são aceitas porque não têm ordem sagrada”, disse Fernández.

O cardeal também falou sobre a possibilidade desse tema ser o tema principal do próximo sínodo.

“Não sei quais são os procedimentos para propor os próximos temas, não é minha função, mas talvez esse seja um dos temas propostos” no final deste sínodo, disse o prefeito do DDF.

O cardeal disse também que “a experiência da Amazônia” é “muito importante” para esse estudo pela existência, “de uma experiência de comunidades lideradas por mulheres sem sacerdote”.

“Essa experiência é muito importante para nós e já consultamos algumas mulheres” que pertencem “a grupos leigos que visitam constantemente as comunidades”, disse dom Fernández.

A ideia dos ministérios, disse o cardeal, “não é uma decisão do bispo que escolhe um amigo para um cargo importante, mas sim uma necessidade na comunidade e há em algumas pessoas um dom que responde a essa necessidade”.

“Devemos ter cuidado com isso para não criar uma estrutura que, em última análise, permaneça dependente da autoridade”, disse dom Fernández.
Reportagem: Almudena Martínez-Bordiú

CELEBRAMOS HOJE, SANTO ALFREDO O GRANDE.

DEFENSOR DO SEU POVO E PROMOTOR DO CRISTIANISMO.
A Igreja celebra hoje (26/10) santo Alfredo, o Grande, rei de Wessex (871-899), Inglaterra.

Santo Alfredo ficou famoso por seu espírito caridoso e justo, assim como por ter comandado a defesa de sua cidade contra a invasão dos vikings. Confiante nas suas qualidades de líder e bom governante, proclamou-se rei, sendo o primeiro da casa de Wessex a reinar entre os anglo-saxões. Sua terra natal, Wessex, foi um dos sete reinos que mais tarde fariam parte da Inglaterra.

A história lhe concedeu o apelido de "Magno" ou "Grande".

Santo Alfredo nasceu em 849 em Berkshire. Ele era o filho mais novo de Ethewulf, re de Wessex, que morreu quando Alfredo tinha nove anos. O irmão mais velho do santo assumiu o trono, mas morreu dois anos depois. Então, o segundo dos irmãos o sucedeu, mas ele também morreu; Em seguida, o terceiro, chamado Etelredo I, assumiu o trono.

Após a morte deste último no campo de batalha, Alfredo teve inevitavelmente que assumir o trono, iniciando uma carreira pública e militar de sucesso. Ele reorganizou as tropas e a cavalaria saxãs, permitindo-lhe finalmente derrotar Guthrum, o Velho, líder dos vikings dinamarqueses.

Após a vitória inglesa, Guthrum foi forçado a aceitar o Tratado de Westmore em 878, pelo qual os vikings concordaram em abandonar Wessex e se estaveleceram nos antigos territórios de Essex, East-Anglia, Lindsey e Mércia, formando a região conhecida como Danelaw. Embora seja verdade que Alfredo desistiu de alguns  territórios, ele também garantiu paz e proteção ao seu reino.

Santo Alfredo foi um homem culto e educado, preocupado com a educação dos seus súditos. Ele foi um promotor da educação e da difusão do cristianismo. Ao mesmo tempo, introduziu reformas jurídicas destinadas a melhorar a administração da justiça. Uma de suas preocupações era que essa fosse feita sem medo ou favoritismo. Além disso, preocupou-se com a restauração dos edifícios tradicionais de Wessex, muitos deles danificados pelas constantes invasões dos bárbaros do norte.

Este rei santo promoveu a construção de novos mosteiros e a renovação daqueles que tinham sido demolidos. Como parte de sua empreitada educativa, convocou intelectuais ilustres de outras terras, como a arcebispo de Canterbury são Plegmundo, o bispo de Mércia, Wefrith, o monge beneditino são Grimbaldo, o abade João, chamado de Velho Saxão, o cronista Asser e o filósofo João Escoto Erígena, entre outros.

Santo Alfredo, o Grande, morreu em 26 de outubro de 899.