Pesquisar este blog

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

Festa Litúrgica 7 de outubro.

ORAÇÃO
Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor. Amém

HISTÓRIA
A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Ave Maria e uma rosa que oferecemos à Mãe, com carinho e esperança. Assim, quando rezamos o Santo Rosário completo, oferecemos um buquê de duzentas rosas a Nossa Senhora.

A história de Nossa Senhora do Rosário começa muito antes do título, na Idade Média. Nos conventos, monges irlandeses no século VIII usavam pedras ou nós em cordões para contar a repetição dos 150 salmos, numa prática chamada de Saltério. Como muitos leigos não sabiam ler o Saltério os monges ensinaram a rezar 150 Pai-Nossos, que mais tarde foram substituídos por 15 Ave Marias. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo.

Em muitas aparições de Maria Santíssima, Ela pede, ensina e reza junto, a oração do Rosário, como em Lourdes, em Fátima e tantas outras.

A devoção e o título ganharam forma definitiva no século XIII. São Domingo de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, estava pregando no sul da França para combater a heresia dos cátaros, que estava devastando a fé católica na região. Sentindo-se esgotado e sem sucesso, a tradição conta que a Virgem Maria apareceu a São Domingos em 1214. Ela não lhe ofereceu apenas consolo, mas uma "arma" espiritual: o Rosário.

Nossa Senhora instruiu-o a pregar a oração do Rosário, que consistia em meditar sobre os Mistérios da vida de Jesus e Maria enquanto se rezava o "Saltério da Virgem". São Domingos obedeceu e, com a força dessa oração contemplativa, ele e seus frades conseguiram reverter a situação, convertendo milhares de hereges. Por esse trabalho, ele ficou conhecido como o Apóstolo do Santo Rosário, e a devoção se espalhou por toda a Europa.

O título de Nossa Senhora do Rosário foi universalmente consagrado graças a um evento histórico dramático: a Batalha de Lepanto, em 1571.

Naquela época, o Império Otomano (turcos muçulmanos) ameaçava invadir a Europa, e a civilização cristã estava à beira do colapso. O Papa São Pio V (que também era dominicano e um grande devoto do Rosário) organizou uma coalizão de nações cristãs, a Liga Santa, mas suas forças eram significativamente menores que as do inimigo.

O Papa fez um apelo urgente a todos os católicos na Europa para que rezassem o Rosário ininterruptamente, implorando a intercessão de Maria pela vitória.

No dia 7 de outubro de 1571, a frota cristã alcançou uma vitória esmagadora e inesperada no Golfo de Lepanto. Atribui-se unanimemente a vitória à intercessão da Virgem Maria. Em gratidão, São Pio V instituiu a festa de Nossas Senhora da Vitória para 7 de outubro, que mais tarde foi rebatizada pelo Papa Gregório XIII como a Festa do Santíssimo Rosário.

Assim, a Mãe de Deus recebeu o título de oficial de Nossa Senhora do Rosário, marcando-a como a Rainha que, através de sua oração, protege a Igreja de seus maiores inimigos. É por isso que, até hoje, a data da batalha (7 de outubro) é celebrada em sua honra.

Essa devoção foi reforçada séculos depois, nas aparições de Fátima (1917), onde a Virgem se apresentou como Nossa Senhora do Rosário e pediu sua recitação diária pela paz mundial. 

A devoção a Nossa Senhora do Rosário atravessa os séculos, trazendo a Igreja para o lado e Maria Santíssima, que a leva para a Salvação de Jesus. O Rosário de Maria une a terra aos Céus. Maria Santíssima, em suas aparições, sempre insiste para que as pessoas rezem o Rosário, que é um dos caminhos para se chegar a Jesus e a Salvação eterna. O Santo Rosário é também uma poderosa arma de intercessão, um meio certo de se obter graças através da Virgem Maria.

AS PROMESSAS DE NOSSA SENHORA AOS QUE REZAREM O ROSÁRIO

1. Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais.

2. Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário.

3. O Rosário é uma arma poderosas para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias.

4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário.

5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá.

6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.

7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos.

8. Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos.

9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente.

10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu.

11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário.12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades.

13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte.

14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.

15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO
A devoção a Nossa Senhora do Rosário tem mais setecentos anos. Ela foi revelada primeiramente e São Domingos de Gusmão, fundador da ordem dos Dominicanos, no Século XIII. Ele foi o grande apóstolo do Rosário, como ficou conhecido. Conta-se que ele recebeu o Santo Rosário das mãos de Nossa Senhora e do Menino Jesus Jesus. Através dessa devoção incontáveis graças foram alcançadas por fiéis em todo o mundo. Vamos conhecer os símbolos da imagem.

O véu branco: simboliza a pureza de coração da Virgem Maria. O branco é o símbolo da pureza, da intenção pura, da abertura de coração, virtudes muito presentes na vida de Nossa Senhora.

A túnica vermelha: simboliza os mistérios dolorosos que fazem parte da oração do Rosário. Rezando o Rosário, meditamos nos vários sofrimentos pelos quais Jesus, o Filho de Maria, passou. A túnica vermelha nos lembra que não há vitória sem sofrimento, não há ressurreição se cruz.

O manto azul: simboliza o céu, por causa de cor azul. O rosário e uma oração que nos leva para o céu, segundo palavras de Nossa Senhora. Veja abaixo as 15 promessas que Ela fez a todos os que rezarem o Rosário.

A túnica rosa do Menino Jesus: simboliza a alegria dos mistérios gozosos, Esses mistérios do Santo Rosário exprimem a alegria da chegada do Salvador a este mundo e alegria da salvação que Ele nos trouxe.

As nuvens: simbolizam os Mistérios Gloriosos, nos quais contemplamos a glória final de Jesus, desde a sua ressurreição até sua Ascenção ao céu, como também a Assunção de Maria (que foi elevada ao céu pelo poder de Deus) e a coroação de Maria como Rainha do céu e da terra por Jesus.

Os terços nas mãos do Menino Jesus e de Maria: simbolizam que o Santo Rosário é um presente que veio do céu e que nos leva para o céu. Uma oração simples, profunda e contemplativa, que acalma nosso coração e alimenta nossa fé. Além disso, a oração do santo Rosário é "Cristocêntrica", isto é, tem Jesus Cristo no centro. Todos os mistérios contemplados dizem respeito a Jesus e, em todos eles, Ele tem participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário