Padroeira dos Filósofos
Festa Litúrgica dia 24 de novembro
ORAÇÃO
Ó Santa Catarina de Alexandria, que a tua sabedoria e coragem nos inspirem a viver com a mesma determinação e fé que demonstraste. Intercede por nós, para que possamos enfrentar nossas provações com a mesma bravura e confiança em Deus. Que o exemplo de tua vida nos guie em nosso caminho de fé, fortalecendo nossa devoção e compromisso com o Senhor. Amém
HISTÓRIA
SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA nasceu por volta do ano de 287, em Alexandria, uma cidade egípcia, e era filha do rei local, Costes. Por ser uma nobre, recebeu uma excelente educação, estudando filosofia, teologia e artes. Além disso, possuía uma aparência bela e única. Santa Catarina de Alexandria nasceu e viveu num tempo de forte perseguição aos cristãos, especialmente no Império Romano.
Desde sua juventude Catarina de Alexandria mostrou uma notável intligência e um profundo interesse por questões filosóficas e teológicas.
Foi educada na fé dos pagãos, no entanto, mais tarde, encontrou-se com um eremita cristão que teve forte influência na sua conversão. A tradição conta que a jovem teve uma visão em que Nossa Senhora pedia a Jesus para que aceitasse Catarina como serva, mas Jesus respondeu que antes ela precisava ser batizada. A jovem, então, recebeu o Sacramento e experimentou novamente a mesma visão, e desta vez foi aceita por Cristo como sua serva e esposa.
Quando o imperador Maximino, um terrível exterminador de Cristãos, foi até Alexandria, apaixonou-se por Catarina e ofereceu-lhes o título de imperatriz. Além disso, também ofereceu riquezas e poder a fim de converncê-la a casar-se com ele, mas para isso ela teria que abandonar a sua fé no cristianismo e aceitar os deuses pagãos. As tentativas foram em vão, pois Catarina permaneceu firme em sua fé e a defendia com ainda mais fervor.
Após oferecer riquezas e pode à jovem Catarina e ter sido recusado por ela, o Imperador Maximino decide chamar 50 dos melhores pensadores e filosofos da época, a fim de disputar com ela e convencê-la de que estava errada. E mais uma vez a tantetiva de Maximino é frustrada, porque Catarina era dotada de uma inteligência e uma fé inigualáveis. Além disso, ela recebeu um auxílio divino para defender a fé cristã diante dos sábios pagãos. A consequência do disputa foi a conversão dos cinquenta homens à fé católica. Todos foram terrivelmente perseguidos e mortos pelo Imperador.
Por tal motivo, Santa Catarina de Alexandria se tornou alvo de devoçãodos filósofos e intelectuais que, assim como ela, desejam sempre defender a verdade e obter conhecimento e sabedoria.
Furioso e percebendo a forte influência de Catarina na conversão de tantos pagãos ao cristianismo, o imperador romano decide torturar e matar Catarina. Ele manda fazer um instrumento de tortura terrível composto por ua roda cheia de lâmidas cortantes e ferros pontiagudos para triturar seu corpo. Milagrosamente, no momento em que Catarina seria torturada, o instrumento desmontou, deixando o imperador ainga mais furioso, que optou por decapitá-la.
Santa Catarina de Alexandria deixou um legado duradouro, não apenas como um mártir, mas também como uma defesa do conhecimento e da fé. Sua vida e martírio têm sido uma fonte de inspiração para muitos cristãos ao longo dos séculos. O culto a Santa Catarina se espalhou amplamente, e ela venerada como padroeira de diversas instituições e grupos, refletindo a importância de sua influência espiritual e cultural.

Nenhum comentário:
Postar um comentário