Festa Litúrgica dia 18 de maio.
HISTÓRIA
Nasceu na cidade Nepomuk (em português "Nepomucemo"), em um dos vales da Boêmia (região da atual República Tcheca), por volta de 1340.
Ordenado sacerdote e nomeado pároco, ele prosseguiu os estudos de direito canônico na Universidade de Praga e se doutorou em direito canônico em 1387 na Universidade de Pádua. Voltando a Praga, foi nomeado cônego da Catedral de São Vito e vigário-geral da arquidiocese, tornando-se, desta forma, um importante homem público.
Seus sermões causaram intensa mudança positiva nos costumes da população, o que levou a rainha a torná-lo sei confessor e diretor espiritual.
O rei Venceslau IV começou a alimentar uma teimosa e infundada desconfiança em relação à fidelidade da esposa. Não encontrava nada que comprovasse as suas dúvidas, mas insistia na desconfiança a ponto de convocar o confessor e exigir que ele contasse, em detalhes, o que a rainha lhe confidenciava na confessionário. Espantado tanto com a doentia desconfiança do rei quanto a ordem inaceitável de violar o segredo da confissão, o padre João se recusou com firmeza a obedecer a tal capricho.
Completamente destemperado, o rei mandou torturar brutalmente o fiel sacerdote, que, suportando sofrimentos pavorosos, se manteve irredutível. Sua postura só aumentou a fúria do soberano.
Vendo que não conseguiria forçar o padre a trair o seu compromisso sagrado, o rei mandou amarrá-lo e atirá-lo da Ponte Carlos, até hoje a mais importante e famosa de Praga. O mártir do sigilo sacramental entregou a alma a Deus e, jogando covardemente às águas do rio Vltava, morreu afogado na noite de 20 de março de 1393.
O brutal assassinato de um homem tão conhecido e estimado chocou a cidade. O rei, é claro, não queria revelar o motivo da morte criminosa do padre João e divulgou sua própria versão para justificar a sentença: desobediência. Segundo essa alegação, o vigário-geral tinha se oposto à intenção do rei de suprimir a prestigiosa abadia de Klandau e transformá-la numa nova sede episcopal. Na verdade o rei queria se apoderar do convento para dar suas riquezas a um parente, mas o santo proibiu.
Beatificado pelo papa Inocêncio XIII em 1721, João Nepomucemo teve o processo de canonização iniciado em julho de 1722 sob o grande apelo dos fiéis. Em 27 de janeiro de 1725, um professor de medicina e dois cirurgiões exumaram os restos mortais do mártir na presença de uma comissão de autoridades eclesiásticas, em cuja presença ocorreu um fato extraordinário. O corpo estava desfeito pelo tempo, mas a língua, apesar de ressequida, estava inexplicavelmente conservada. Não só isso: diante de todos, ela começou a recuperar a cor rósea, como a língua de alguém vivo. Foi quarto milagre registrado no processo de canonização.
SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO.
São João Nepomucemo é conhecido como o "Mártir da Confissão" e sua história é chocante. Ele é padroeiro da boa confissão e dos confessores. É protetor contra colunias e indiscrições. Também é protetor das pontes, dos trabalhadores das pontes e padroeiro da República Tcheca. É celebrado no dia 16 de maio. Sua imagem "conta" a história de sua vida e de sua morte. Vamos conhecê-la.
A túnica preta e barrete preto: Se ordenou sacerdote dominicano. Por isso é representado usando a batida preta de sacerdote desta Ordem Religiosa e o barrete, que é a "boina" ou "chapéu" dos padres.
O soprepeliz branco: O sobrepeliz brando de São João Nepomuceno simboliza sua pureza de coração, Com efeito, ele foi um sacerdote dedicado na cidade de Praga. Ajudava aos pobres e advogava nas causas daqueles que não tinham condições de de defender. Ao mesmo tempo, era conselheiro de nobres e poderosos. Em todas estas situações, destacava-se sua pureza de coração, que amava a todos indistintamente, fossem ricos ou pobres.
O manto marrom: simboliza sua humildade. Marrom é a cor da humildade, pois lembra a cora da terra, do "húmus" de onde vem a palavra humildade. Embora transitasse nas mais altas rodas do poder em Praga, São João Nepomuceno nunca perdeu sua humildade e simplicidade, indo para o meio do pobres sempre que podia e socorrendo-os em suas necessidades, até mesmo jurídicas.
A estola roxa e a morte: a estola roxa de São João Nepomuceno simboliza o sacramento da confissão, razão pela qual ele foi morto. Ele era confessor da rainha da Bohemia, cujo marido era um rei dissoluto e sanguinário. Em dado momento, o rei quis saber o que a Rainha contava nas confissões. São João Nepomuceno recusou-se a quebrar o segredo do Sacramento da Confissão. O rei, indignado, mandou que São João Nepomuceno fosse torturado cruelmente. Mesmo assim, o padre João não quebrou seu voto de segredo sobre as confissões. Por isso, o rei mandou que ele fosse queimado e jogado no Rio Maldau em Praga, sendo atirado de um ponte. Era o dia 15 de maio de 1993, dia em que se comemora sua festa e seu nascimento para o céu.
O dedo indicador nos lábios e o segredo da confissão: São João Nepomuceno é representado também com o dedo indicador de mão direita sobre os lábios em sinal de silêncio. É o símbolo do gesto maior de sua vida em que ele manteve o silêncio não revelado segredos de confissão. Este gesto nos ensina que o Sacramento da Confissão é algo que acontece entre o fiel e Deus. O sacerdote é um mediador. Ele representa a pessoa de Jesus que perdoa os pecados. Como se trata de um "Sacramento", no momento da confissão o padre "é" a pessoa de Jesus que perdoa. E, pecado perdoado por Deus é pecado esquecido, eliminado. Não existe mais. O testemunho de São João Nepomuceno nos revela esta maravilhosa verdade.
A crua no peito: Simboliza seu sofrimento, martírio e morte por causa de Cristo e do segredo da confissão.
A palma na mão esquerda: simboliza a vitória dos mártires, a vitória da vida sobre a morte. São João Nepomuceno entregou sua vida por causa de Jesus Cristo, por causa da maravilhosa realidade do perdão de Deus. Por isso, ele recebeu a palma da vitória destinada a todos aqueles que permanecem fiéis diante das tribulações e perseguições.
A estrela sobre a cabeça: lembram um fato narrado quando da sua morte. Contam que logo após seu corpo ter sido jogado na Rio Maldau, apareceram sete estrelas no céu permaneceram ali por algum tempo. Todos entenderam que estas estrelas simbolizavam o céu que recebia maus um santo e mártir, que dera sua vida heroicamente por causa de Cristo.
ORAÇÃO A SÃO JOÃO NEPOMUCENO
Oh! Glorioso e invicto mártir São João Nepomuceno. Comunicai-nos uma centelha das virtudes preservada e da viva fé, que na coragem enfrentastes as iníquas pretenções humanas e soubestes reservar na humildade e no silêncio o segredo da confissão. Concedei-nos por seu exemplo e intercessão a graça do bom uso de nossa língua e sejamos pelos méritos divinos, enumerados entre os eleitor. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário