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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

SÉRIE: SANTOS CASADOS.

A santidade do matrimônio ao longo dos séculos.

SANTA MELÂNIA e VALÉRIO PINIANO.

Ao descrever as grandes personalidades romanas que, durante o século IV, foram exemplo de matrimônio e viuvez vividos de maneira cristã num contexto apenas superficialmente cristão, é preciso mencionar, além de Santa Paula Romana, o nome de Santa Melânia, a Jovem.

Melânia nasceu em 383, em Roma, filha do Cônsul Valério Publíco - que, por sua vez, era filho de Santa Melânia, a Velha - e de Albina, a qual provinha de uma família pagã cujo pai inclusive ocupava um alto cargo de sacerdote pagão. A nobre família em que nasceu Melânia possuía imensas propriedades e, por isso, também era dona de inúmeros escravos e escravas. Acolhendo a fé cristã com grande dedicação, a jovem Melânia tinha receio de ser uma daquelas pessoas abastadas a quem era negado o Reino do Céus, devido a sua fortuna (cf. Mt 19,24). Desde cedo, com seu coração simples, queria oferecer tudo a Deus, inclusive ela mesma, com sua virgindade intacta.

Muito cedo conheceu a diferença gritante entre a vida das famílias nobres e a vida daquela classe oprimida de pobres escravos, reduzidos à servidão e considerados pela sociedade romana quase que animais de carga. O Evangelho, ao contrário, ensina que todas as pessoas são irmãos e irmãs. Melânia desejava uma vida simples, virginal e modesta, diferente da vida que a rodeava e dos planos de seu pai. Querendo dissuadi-la de suas ideias extravagantes, em 396, repentinamente ofereceu a mão da filha a seu afortunado sobrinho Valério Severo Piniano. Melânia tinha apenas treza anos, e seu primo e esposo, dezessete.

Melânia tentou persuadir Valério e renunciar às relações sexuais. Ele estava disposto a fazê-lo, desde que antes tivessem dois filhos para perpetuar a linhagem. Melânia teve de consentir com esse plano. Primeiro deu à luz uma menina, que morreu alguns anos depois. O segundo filho, um menino, sobreviveu apenas algumas horas após um parto prematuro, enquanto Melânia permaneceu em iminente risco de vida. Piniano rezou com fervor no túmulo do diácono São Lourenço, em Roma, para que Deus salvasse a vida de sua mulher. Ele prometeu que, se suas preces fossem ouvidas, dali em diante iria praticar a perfeita castidade em seu casamento. A esposa sobreviveu, mas seus não permitiram que os dois levassem a promessa adiante. Apenas após a morte do pai dela, em 404, a ainda jovem Melânia (aos vinte e um anos) pôde cumprir a promessa com Piniano (aos vinte e cinto), e assim o fizeram até o fim de suas vidas.

Além da promessa de castidade matrimonial, Melânia também convenceu o marido a renunciar a qualquer extravagância em seu estilo de vida e a usar toda a sua fortuna em obras de caridade e no sustendo da Igreja. O primeiro passo foi a libertação de oito mil escravos.

Para superar qualquer apego a seu imenso patrimônio, o casal partiu para Roma e viajou primeiro até Nola, a fim de visitar Paulino, seu parente distante. Com o avanço dos godos, em 408 o casal refugiou-se em suas terras na costa leste da Sicília. Ali, Melânia e Piniano tiveram a ideia de levar uma vida comum em um tipo de regime conventual que a muitos inspirava naqueles tempos, e para o qual Santo Agostinho já havia compilado uma espécie de regra. Com mais sessenta mulheres, Melânia deu início ao claustro. Piniado fez o mesmo, e perto dali viveu com mais trinta monges.

Temendo o ataque das tribos germânicas, o casal, agora consagrado à vida religiosa, mudou-se novamente, da Sicília para Tagaste (norte da África), terra de Santo Agostinho, onde seu amigo Alípio era bispo da época. Cada um deles fundou um mosteiro, um para mulheres, outro, para homens. Passados dois anos em Tagaste, em 413 Melânia e Piniado deixaram a África e foram - desta vez a pé, como sua santa avó Melânia, a Velha - para a Palestina. Depois de breves visitas aos monges no deserto egípcio, a São Cirilo de Alexandria e a São Jerônimo, fixaram-se em Belém e, mais tarde, em Jerusalém. Ali Melânia fundou um convento com noventa irmãs, onde ela mesma ocupava uma cela modestíssima perto do Monte da Oliveiras, e viveu uma vida reclusa e penitente na mais austera pobreza, depois de distribuir toda a sua enorme fortuna a igrejas, mosteiros, e aos necessitados. Quando faleceu, aquela que já havia sido a mais abastada mulher do Império Romano, tinha agora consigo apenas cinquenta moedas de ouro, que foram dadas ao bispo. Seu marido Piniano o fez o mesmo com todas as suas posses. Ele morreu em 437, e Melânia viveu ainda por mais dois anos, vindo a falecer em 31 de dezembro de 439. Depois de uma jornada pastoral bem-sucedida até Constantinopla, passou o Natal em Belém com uma parente por quem tinha grande afeição, Paula, a jovem, neta da Santa Paula Romana. Ela também foi à celebração de Santo Estevão, em Jerusalém, quando sentiu que morre chegaria em breve. Melânia pediu que suas acompanhantes e levassem para dentro da igreja e recebeu três vezes o Viático, de acordo com o costume da época. Por fim, faleceu, dizendo: "Se for do agrado de Deus, que assim seja".

HOLBÖCK, Ferdinand. Santos Casados: A santidade no matrimônio ao longo dos séculos. P. 51-54, RS: Minha Biblioteca Católica 2020.     

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

FESTA EM LOUVOR AO DIVINO PAI ETERNO.


A Comunidade do Cruzeiro Matriz de Santo Isidro Ibirajuba-PE, divulgou a programação da festa em Louvor ao Divino Pai Eterno deste ano.

Tema da festa: "Neste ano jubilar dos peregrinos da esperança, somos convidados a viver o amor do Divino Pai Eterno". 

CONVITE
Nós que fazemos a comunidade do Cruzeiro, paróquia de Santo Isidro Ibirajuba-PE, temos a honra de convidar a todos(as) para a festa em Louvor ao DIVINO PAI ETERNO, que este ano será realizada de 20 a 23 de fevereiro. Venha e traga sua família, convide sua comunidade para juntos louvarmos ao DIVINO PAI ETERNO.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira 20 de Fevereiro
18:30 Hs- Novena em louvor a Divino Pai Eterno
19:00 Hs- Celebração da Santa Missa presidida pelo PADRE PEDRO DAS ROMÁRIAS
Animação: Ministério JESUS O SENTIDO DA VIDA.
Noiteiros: Comunidades: Santo Expedito (Mutirão); São José (St. Serra dos Vaqueiros); Jesus Eucarístico (St. Caiana); São Miguel Arcanjo (St. Mandioca); Santa Luzia (St. Rosilho); Pastoral Familiar e Pastoral da Acolhida.

Sexta-feira 21 de Fevereiro
18:30 Hs- Novena em louvor a Divino Pai Eterno
19:00 Hs- Celebração da Santa Missa presidida pelo PADRE ANTÔNIO MÁRCIO, pároco da matriz de Santa Gravatá-PE.
Animação: Ministério FILHOS DO PAI ETERNO.
Noiteiros: Comunidades: São Lázaro (St. Lagoa Cercada); Nossa Senhora da Conceição (St. Gavião); Nossa Senhora Aparecida (St. Pachola); Divino Pai Eterno (St. Sete Voltas); Nossa Senhora das Graças (St. Carnijó) e Apostolado da Oração, Terço dos homens e das mulheres e MCC.

Sábado 22 de Fevereiro
18:30 Hs- Novena em louvor a Divino Pai Eterno
19:00 Hs- Celebração da Santa Missa presidida pelo PADRE FERNANDO, vigário paroquial de Agrestina-PE.
Animação: Ministério UNIDOS EM CRISTO.
Noiteiros: Comunidades: São Francisco de Assis (Alto); Nossa Senhora das Dores (St. Boqueirão); São Sebastião (St. Cajá); Santo Antônio (St. Cajá); São Francisco das Chagas (St. Minduri). 

Domingo 23 de Fevereiro
15:30 Hs- Concentração na comunidade do cruzeiro.
16:30 Hs- Procissão com imagem do Divino Pai Eterno percorrendo as principais ruas da cidade, em seguida celebração eucarística presidida pelo PADRE JOSÉ ADEILDO pároco da Matriz de Santo Isidro. 
Animação: Ministério SANTA CECÍLIA, da cidade de Panelas-PE.
Noiteiros: Todos os filho e filha do DIVINO PAI ETERNO.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

QUADRO CLÍNICO DO PAPA FRANCISCO É COMPLEXO.

O papa ficará internado por tempo necessário para o seu restabelecimento. 
O papa Francisco sofre de uma "infecção polimicrobiana" no sistema respiratório, segundo os resultados dos últimos exames médicos feitos no hospital Policlínico Agostino Gemelli, no qual o papa está internado desde sexta-feira (14/2).

"Os resultados dos exames realizados nos últimos dias e nesta segunda-feira (17/2) demonstram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório", disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

"Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada", disse Bruni, sem especificar quantos dias o papa Francisco deverá ficar internado.

A audiência geral da próxima quarta-feira foi cancelada. Os compromissos agendados até Hoje (17/2) já haviam sido cancelados. Entre os compromissos cancelados está uma visita ao complexo de Estúdios de cinema Cinecittà, onde ele havia planejado um encontro com mais de 700 pessoas, como trabalhadores, suas famílias e figuras proeminentes do mundo do cinema e da cultura, como parte do Jubileu dos Artistas.
Reportagem: Victoria Cardiel.

domingo, 16 de fevereiro de 2025

PAPA FRANCISCO: TRATAMENTO CONTINUA.


O Papa Francisco descansou bem durante a noite. Sua condição clinica é estável e o processo diagnóstico terapêutico prescrito pela equipe médica continua. Na manhã deste domingo recebeu a Eucaristia e acompanhou a Santa Missa pela televisão. À tarde, alternou entre leitura e repouso.

Foi o que anunciou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Matteo Bruni, oferecendo atualizações sobre a saúde do Pontífice, que está hospitalizado desde a última sexta-feira (14/2), no Hospital Policlínico Gemelli por causa de uma infecção das vias respiratórias. Já pele manhã, Bruni havia informado aos jornalistas presentes na Sala de Imprensa que Francisco havia passado uma noite tranquila e que havia tomado o café da manhã e lido alguns jornais. O Papa, como anunciado no dias anterior, não rezou o Angelus dominical "para facilitar a recuperação" e seguir a prescrição da equipe médica de "repouso absoluto".

CELEBRAMOS HOJE: SANTO ONÉSIMO.

Hoje (16/2), a Igreja celebra santo Onésimo, que foi um escravo fugitivo que e tornou bispo de Éfeso e que morreu mártir ao ser apedrejado em Roma. Seu nome vem do grego e significa "proveitoso". 

Segundo o Martirológico Romano, Onésimo "foi acolhido por são Paulo de Tarso e concebido como filho na fé". Isto ocorreu quando fugia da justiça depois de ter roubado seu amo Filêmon, um cristão fico e líder da Igreja de Colossos (território da atual Turquia).

Foi quando Onésimo entrou em contato com são Paulo, que se encontrava, então, como prisioneiro em Roma. O apóstolo o converteu, batizou e o enviou à casa de seu antigo amo com uma carta de recomendação tal como está escrito em sua carta a Filêmon 10-12: "Venho suplicar-te em favor deste filho meu, que gerei na prisão, Onésimo. Ele poderá ter sido de pouca serventia para ti, mas agora será muito útil tanto a ti como a mim. Torno a enviá-lo para junto de ti, e é como se fora o meu próprio coração".

Nos versículos 18-19 da mesma epístola, Paulo se compromete a pagar as dívidas de Onésimo. "Se ele te causou qualquer prejuízo ou está devendo alguma coisa, lança isto em minha conta. Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei. Para não ter dizer que tu mesmo te deves inteiramente a mim!".

Dos 25 versículos que a carta de São Paulo a Filêmon contém, 12 são dedicados a apresentar Onésimo com seu filho. Em sua carta aos Colossenses (4,7-9), cita novamente Onésimo e conta que voltou à casa de Filêmon e finalmente foi enviado como um verdadeiro irmão:

"Quando ao que me concerne, o caríssimo irmão Tíquico, ministro fiel e companheiro no Senhor, vos informará de tudo. Eu vo-lo envio para este fim, para que conheçais nossa situação e console os vossos corações. Ele vai juntamente com Onésimo, nosso caríssimo e fiel irmão, conterrâneo vosso. Ambos vos informarão de tudo o que aqui se passa".

Ao que parece, Filêmon perdoou e colocou a liberdade seu escravo arrependido e o mandou se reunir de novo com São Paulo.

São Jerônimo conta que Onésimo chegou a ser pregador do Evangelho e, em seguida, bispo de Éfeso por ordem do apóstolo Paulo. Posteriormente, Onésimo foi feito prisioneiro e levado a Roma, onde morreu apedrejado.

HISTÓRIA COMPLETE:

sábado, 15 de fevereiro de 2025

CELEBRAMOS HOJE. SÃO CLÁUDIO COLOMBIERE.

Jesuíta entregue ao Coração de Jesus.
Hoje (15/2), a Igreja comemora são Cláudio Colombiere, sacerdote jesuíta francês do século VXII, que escreveu sobre as visões do Sagrado Coração de Jesus de outra grande santa, Margarida Maria Alacoque.

Quanto canonizou Cláudio em 1992, o papa João Paulo II o apresentou como modelo de jesuíta, recordando como "se entregou por completo ao Sagrado Coração, 'sempre abrasado de amor'. Inclusive, praticou o esquecimento de si mesmo a fim de alcançar a pureza do amor e de elevar o mundo a Deus".

Nascido no sul da França durante 1641, são Cláudio fazia parte de uma família de sete filho, dos quais quatro entraram no sacerdócio ou na vida religiosa. Frequentou uma escola da Companhia de Jesus em sua juventude e ingressou na ordem aos 17 anos.

Como noviço, Cláudio admitiu ter uma "terrível aversão" ao rigoroso tratamento requerido pela ordem, mas o noviciado conseguiu incrementar o seu talento natural, o que o levaria, em seguida, a fazer um voto privado de obedecer as regras o mais perfeitamente possível.

Depois de completar os períodos de estudo, Cláudio foi ordenado sacerdote em 1669. Conhecido como um grande pregador, também ensinou na universidade e serviu como tutor dos filhos do ministro de finanças do rei Luís XIV.

Em 1674, foi eleito superior de uma casa dos jesuítas na cidade de Paray-le-Monial. Nessa época, quanto também foi confessor em um convento de religiosas da localidade, Cláudio fez parte de diversos acontecimento que mudariam sua própria vida e a história da Igreja no Ocidente.

Uma dessas religiosas era santa Margarida Maria Alacoque, que dizia ter experimentado revelações privadas de Cristo, solicitando a devoção ao Seu coração. Entretanto, dentro do convento, esta notícia - que o tempo e a Igreja se encarregariam de mostrar que era verdadeira - foi recebida com certo desprezo.

Durante seu tempo em Paray-le-Monial, o padre  Cláudio se tornou o diretor espiritual desta grande santa e escutou cuidadosamente seu testemunho sobre as revelações, chegando à conclusão deque a Irmã Margarida Maria as tinha recebido, efetivamente, de maneira extraordinária.

Os escritos de Cláudio de la Colombiere e seu testemunho da realidade das experiências da santa ajudaram a estabelecer o Sagrado Coração como um dos pilares da devoção católica. Isto, por sua vez, ajudou a combater a heresia jansenista, que afirmava que Deus não que a salvação de algumas pessoas.

No outono de 1676, o padre Cláudio foi chamado à Inglaterra. Durante um momento de tensão no país religiosamente desgarrado, exerceu seu ministério como capelão e pregador de Maria de Modena, uma católica que havia se tornado a Duquesa de York.

Em 1678, um falso rumor se estendeu sobre um suposto complô católico contra a monarquia inglesa. A mentira levou à execução de 35 pessoas inocentes, entre eles, oito jesuítas. O padre Cláudio não foi assassinado, mas foi acusado, detido e preso em um calabouço durante várias semanas.

O jesuíta francês suportou heroicamente a provação, mas as condições na prisão maltrataram muito sua saúde antes de sua expulsão na Inglaterra. voltou par a França em 1679 e retomou seu trabalho como professor e sacerdote, fomentando o amor pelo Sagrado Coração de Jesus entre os fiéis.

Em 1681, Cláudio Colombiere voltou a Paray-le-Monial, o local das revelações de santa Margarida Maria Alacoque.

Lá, em 1682, quando tinha apenas 41 anos, o sacerdote morreu de um hemorragia interna no primeiro domingo da Quaresma, no dia 15 de fevereiro.

Foi beatificado em 1929 - nove anos depois da canonização de santa Margarida Alacoque - e canonizado em 63 anos depois, por são João Paulo II.

História completa do santo: Clique aqui

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

UMA CAPELA FOI VANDALIZADA NO MARANHÃO.

Quatro imagens de santos da capela Santa Isabel, na zona rural de Presidente Juscelino (MA), foram quebradas e jogadas na estrada. O ato de vandalismo ocorreu na madrugada de quarta-feira (12/2). Em nota, a arquidiocese de São Luís do Maranhão repudiou "veementemente a manifestação de intolerância religiosa cometida" na igreja.

"Em um cenário social marcado pelo agressividade, violência preconceito e intolerância, a Constituição Federal de 1988 emerge como um farol, especialmente em sua defesa da tolerância religiosa e da cultura de paz". disse a arquidiocese.

Diante desse ato de violência contra a fé católica, a arquidiocese pede que as autoridades tenham uma pronta e rigorosa apuração dos fatos, com a identificação e responsabilização dos autores".

O pároco de santo Antônio, padre João Pedro Fonseca, disse que já fez o boletim de ocorrência e as autoridades estão investigando o caso junto aos moradores do povoado.

Ele contou que é a primeira vez que ocorre um ato de vandalismo. "É algo muito esquisito pois se trata de um povoado pequeno", pontuou.

Padre o padre, este ato é um caso de intolerância religiosa "pela forma" como as imagens "foram encontradas", destacando que os "os objetos como lâmpadas e ventiladores não foram levados" da capela.

Como ato de desagravo pelo vandalismo às imagens sacras, padre João Pedro Fonseca fará uma celebração na capela no domingo, dia 16 de fevereiro, às 10 horas.

Reportagem: Monasa Narjara.

APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA.

2ª APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DE LOURDES.
14 de fevereiro de 1858.
- Há 167 anos

Apesar de ter sido proibida pelos pais de voltar a gruta, Bernadette sentiu uma força interior atraindo-a para lá. De tanto ela insistir, sua mãe acabou permitindo que ela fosse. 
Nessa 2ª aparição, Bernadette, leva água Benta para chagar na aparição, para ter certeza que era coisa de Deus.

RELATO DA APARIÇÃO
(Contada por Bernadette)

"A segunda vez foi no domingo seguinte. voltei com várias moças, para ver se não tinha me enganado. Eu me sentia muito constrangida interiormente. Minha mãe tinha-me proibido voltar. Depois da missa cantada, as outras duas jovens e eu fomos mais uma vez pedir licença a minha mãe. Ela não queria. Dizia-me temer que caísse na água. Temia que não voltasse para assistir às vésperas. Prometi que sim, e deu-me então a permissão parar ir.

"Fui à paróquia, pegar uma garrafinha de água benta para jogá-la na visão quando estivesse na gruta, se a visse. E Saímos para a gruta. Ao chegarmos lá, cada uma tomou o seu terço e nos ajoelhamos para rezá-lo. Apenas tinha acabado de rezar a primeira dezena, quando vi a mesma Dama".

"Então comecei a jogar água benta nela, dizendo que se vinha da parte de Deus, que permanecesse; se não, que fosse embora; e me apressava sempre a jogar-lhe água. Ela começou a sorrir, a inclinar-se. Mais, água eu jogava, mais sorria e girava a cabeça, a mais a via fazer aqueles gestos. Eu então tomada pelo temos, me apressava a aspergi-la mais, e assim o fiz até que a garrafa ficou vazia. Quando terminei de rezar meu terço, Ela desapareceu e não me disse nada. Nós nos retiramos para assistir às vésperas.

Conheça mais de Nossa Senhora de Lourdes. 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

SÉRIE: SANTOS CASADOS.

A santidade do matrimônio ao longo dos séculos.

SÃO PAULINO DE NOLA E TEREZA.
São Paulino de Nola.

Paulino de Nola é uma figura interessante da era patrística, não apenas pelas cinquenta e uma cartas e trinta e um poemas (Carmina) de sua autoria que estão preservados, mas também porque viveu o matrimônio (um matrimônio muito feliz) e teve um filho.

Por volta de 353 a 355, mesma época em que nasceu Santo Agostinho no norte de África, Paulino nasceu nas cercanias Bordeaux, oeste da França, filho de um oficial do alto escalão romano. Sua família pertencia à nobreza romana e era dona de férteis propriedades na região ocidental do império: sudoeste da Itália, Gália e Espanha. Recebeu uma ótima educação, especialmente do retórico Ausônio, com quem manteve laços duradouros de genuína amizade. Ausônio tornou-se tutor de Graziano, filho do Imperador Valentiniano, em Tréveris, e obteve para seu antigo pupilo Paulino, que estava encaminhado ao serviço público, o posto de cônsul e legislador, enquanto ele era ainda muito jovem, além da nomeação como vice-regente da província imperial de Campânia (sudoeste da Itália), com apenas vinte e seis anos de idade.

Talvez devido à vitória dos godos em Adrianópolis (378) e do iminente colapso do império, Paulino logo desistiu de seu posto no governo. Em 385, casou-se com uma jovem descendente de espanhóis, Teresa, e retornou com ela para suas propriedades nas cercanias de Bordeaux.

Mesmo sendo filho de pais cristãos, Paulino adiou o seu batismo até atingir a idade adulta. Quando a isso, seguia o costume da época - outros grandes santos como Ambrósio, Agostinho, Gregório de Nazianzo, etc., fizeram da mesma maneira. No entanto, é provável que Paulino tenha sido pressionado a receber o batismo por sua devota esposa, que lhe exercia muita influência. Em algum momento anterior ao ano de 389, recebeu o batismo das mãos do bispo Delfino de Bordeaux, e para paulino foi muito mais do que uma mera cerimônia exterior: representou o início de um intenso e íntimo processo de conversão. Ele começou a vender suas enormes propriedades e colocar os ganhos à disposição dos pobres. Ausônio, seu antigo tutor, e talvez muitos outros de sua classe social, não compreendia as mudanças que se sucediam em seu coração. Por outro lado, sua esposa Teresa, identificada com ele, acompanhou cada passo rumo a seu gradual desapego dos prazeres e das coisas passageiras deste mundo, até chegaram a viver uma vida monástica, ascética, "na humildade e na pobreza", como expressão de sua fé cristã.

Com a esposa, mudou-se para a Espanha, onde também tinha propriedades, e ali passou os cinco anos seguintes. O único filho com que foram agraciados, Celso, morreu com apenas oito dias de vida e foi enterrado em Complutum (Alcalá). O amargo sofrimento pela perda precose de um filho tão esperado e recebido com tamanha alegria - o lamento do sofrido pai na Carmen V é comovente - assim como a dor que sentiu ao perder seu irmão, assassinado, reforçaram ainda mais em Paulino e sua esposa a certeza de que deveriam viver o resto de suas vidas em pobreza e renúncia, mas especialmente em união com Deus e praticando a piedade. Paulino rendeu-se aos pedidos do povo de Barcelona e aceitou ser ordenado no dia de Natal, em 394, pelo bispo Lâmpio.

O casal, já em completa abstinência sexual, não permaneceu em Barcelona, Ambos estavam irresistivelmente inclinado à solidão e ao recolhimento. 

Durante a época em que era vice-regente em Campânia, Paulino conhecera e aprendera a valorizar o silêncio e a solidão meditativa em torno do túmulo de seu santo favorito, Félix de Nola, um mártir cristão. Então, mudou-se para aquele lugar com Teresa. Em 395, ocupou uma pequena cela erguida pero do túmulo de São Félix e tentou viver uma vida monástica simples e modesta, em absoluta reclusão, separado por uma pequena distância de Teresa, que iniciou uma vida igualmente ascética nas proximidades. Teresa passou a ser, no sentido mais pleno, a "companheira de fé" de Paulino no caminho da santidade, como descreveu Santo Agostinho na Carta LVIII. Em sua Carta XXVIII, destina ao bispo Sabino de Piacenza, Santo Ambrósio escreveu:

Soube de Paulino, inigualável entre os equitanos em brilho e berço, vendeu todas as posses suas e de sua esposa e adotou práticas de fé, como entregar as propriedades aos pobres para que trocassem por dinheiro (...). Diz-se que escolheu ficar em retiro na cidade de Nola, onde passaria o resto de seus dias longe do alcance do caos do mundo. Sua esposa imitou seu exemplo de dedicação e virtude: ela transferiu suas propriedades à jurisdição de outras pessoas e seguiu o marido. Ali, totalmente satisfeita com seu pedaço de terra, confortou-se com os bens da religião e da caridade. Eles não têm filhos, mas desejam uma posteridade repleta de boas ações.

A partir das duas pequenas celas isoladas em que Paulino e Teresa viveram em renúncia e humildade, perto de onde estava enterrado o Mártir São Félix, aos poucos surgiu - acredita-se - um mosteiro duplo em um prédio com duas alas. Os homens consagrados viviam no primeiro andar de uma ala, enquanto o primeiro andar da outra ala ficara destinado às freiras. Os aposentos no térreo serviam para acolher peregrinos e desabrigados. Contígua à pequena capela em que São Félix estava enterrado, Paulino construiu uma grande igreja decorada com afrescos representando passagens da Bíblia, e esta igreja tornou-se o centro da estrutura do mosteiro. Em certo momento, o local precisou ser ampliado, pois outros casais foram juntar-se a Paulino e Teresa: Túrcio e Avita, com seus filhos já crescidos Eunomia e Asterius, além de Piniano e Melânia, a Jovem, com sua mãe, Albina. Essa carismática casa monástica, formada por cinco casais que se consagraram a Deus e praticaram a abstinência no matrimônio, era - como Paulino retrata em seu poema Carmen XXI - uma harpa mística com dez cordas que soavam em plena consonância para a glória de Deus. Em suas cartas, Paulino descreve a simplicidade de vida no local, quando a alojamentos, alimentação e vestimentas, pois a comunidade pretendia permanecer fiel a dois conceitos centrais; humildade e pobreza. Seu alimento espiritual era a Palavras de Deus nas Sagradas Escrituras.

Na primeira década do século V, os godos chegaram ao sul da Itália e saquearam toda a região. Durante aqueles dias turbulentos, o bispo de Nola faleceu, e nos ano de 409 Paulino foi escolhido para suceder-lhe, sendo consagrado bispo. Pouco se sabe sobre o episcopado de São Paulino. Em 22 de junho de 431, o marido fiel que se tornara bispo faleceu; cerca de vinte anos antes, fora sua igualmente nobre a esposa que partira para sua eterna recompensa em 409. 

HOLBÖCK, Ferdinand. Santos Casados: A santidade no matrimônio ao longo dos séculos. P. 51-54, RS: Minha Biblioteca Católica 2020.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

TÍTULOS DE NOSSA SENHORA.

NOSSA SENHORA DAS LÁGRIMAS
Nossa Senhora das Lágrimas teve origem com a aparição da Mãe de Deus a uma freira. No início do século XX, mais especificamente em 1932, na cidade de Campinas, Brasil, a irmã Amália de Jesus Flagelado recebeu a visita da Virgem Maria.

No dia 8 de março de 1930, Irmã Amália de Jesus Flagelado estava rezando de joelhos na capela do convento, quando se sentiu elevada para o Alto. Neste momento, Nossa Senhora aparece vestida com uma túnica violeta, um manto azul e um véu branco. Sorrindo, entrega a Irmã Amália um rosário, chamado "Coroa de Lágrimas", cujas contas brilhavam intensamente.

Nossa Senhora revelou que esse era o Rosário de suas lágrimas prometido por Seu Filho ao Instituto. Desse modo, Ele concederia favores pela invocação das lágrimas. A oração seria uma arma poderosa para a conversão de pecadores, especialmente os possuídos pelo demônio. Além disso, uma graça especial estava reservada para o Instituto de Jesus Crucificado, incluindo a conversão de membros dissidentes. Por fim, Nossa Senhora exortou a Irmã Amália a se armar para a grande batalha e, após essas palavras, desapareceu.

Para ler a História completa. Clique aqui.