Quatro imagens de santos da capela Santa Isabel, na zona rural de Presidente Juscelino (MA), foram quebradas e jogadas na estrada. O ato de vandalismo ocorreu na madrugada de quarta-feira (12/2). Em nota, a arquidiocese de São Luís do Maranhão repudiou "veementemente a manifestação de intolerância religiosa cometida" na igreja.
"Em um cenário social marcado pelo agressividade, violência preconceito e intolerância, a Constituição Federal de 1988 emerge como um farol, especialmente em sua defesa da tolerância religiosa e da cultura de paz". disse a arquidiocese.
Diante desse ato de violência contra a fé católica, a arquidiocese pede que as autoridades tenham uma pronta e rigorosa apuração dos fatos, com a identificação e responsabilização dos autores".
O pároco de santo Antônio, padre João Pedro Fonseca, disse que já fez o boletim de ocorrência e as autoridades estão investigando o caso junto aos moradores do povoado.
Ele contou que é a primeira vez que ocorre um ato de vandalismo. "É algo muito esquisito pois se trata de um povoado pequeno", pontuou.
Padre o padre, este ato é um caso de intolerância religiosa "pela forma" como as imagens "foram encontradas", destacando que os "os objetos como lâmpadas e ventiladores não foram levados" da capela.
Como ato de desagravo pelo vandalismo às imagens sacras, padre João Pedro Fonseca fará uma celebração na capela no domingo, dia 16 de fevereiro, às 10 horas.
Reportagem: Monasa Narjara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário