Pesquisar este blog



quinta-feira, 3 de abril de 2025

SÉRIE SANTOS CASADOS.

A Santidade no matrimônio ao longo dos séculos.
Imagem ilustrativa*

SANTA PLECTRUDA e PEPINO DE HERSTAL

Plectruda, reverenciada na Alsácia, Luxemburgo, e no Vale do Reno como santa esposa e mãe, e como fundadora de um convento, nasceu perto de Tréveris, filha do nobre franco Hugoberto e da Beata Irmina. Foi casada com Pepino de Herstal, prefeito do palácio franco, que venceu o prefeito Berchar da Nêustria em uma batalha na cidade francesa de Tertry (próximo a Saint-Quentin). Assim, como prefeito do palácio, ele iniciou a ascensão das carolíngios, garantiu a supremacia da Austrásia e uniu a França. Plectruda exercia muita influência sobre o marido, mas suas relações conjugais passaram por frequentes problemas, pois Pepino recusava-se a afastar-se de sua concubina, Alpaida, que deu-lhe um filho, Carlos Martel. Do matrimônio de Prectruda e Pepino nasceram dois filhos, Drogo e Grimoaldo, mas ambos morreram ainda crianças. Plectruda era piedosa e muita dedicada à igreja, e em 697-698 contribuiu imensamente para a fundação de um convento em Echternach (Luxemburgo) e outro em Kaiserswerth.

Após a morte de Pepino, em 714, a regência da viúva Plectudra passou a seu enteado, Carlos Martel, e ela foi para Colônia viver no convento feminino que havia fundado, de Santa Maria do Capitólio. Ali - certamente com muitas orações e penitências - encerrou a sua vida, em 10 de agosto de 125. 

Na Igreja de Santa Maria do Capitólio, em Colônia, o aniversário do falecimento de Plectruda foi desde o princípio celebrado como memorial da rainha Plectruda, fundadora desta igreja. Esta nobre mulher foi honrada como santa. 

* Não encontramos Imagens dos santos

HOLBÖCK, Ferdinand. Santos Casados: A santidade do matrimônio ao logo dos séculos. P. 68-69, RS: Minha Biblioteca Católica 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário