A morte do papa Francisco marca hoje o fim de um papado de 12 anos. Primeiro latino-americano e primeiro membro da Companhia de Jesus a ser eleito papa, seu legado será marcado pelo esforço de levar o Evangelho às periferias do mundo e às margens da sociedade, e abalar, às vezes vigorosa e desconfortavelmente, o que le via como um status quo católico inaceitavelmente autorreferencial, pouco acolhedor e rígido.
Depois da inesperada renúncia do papa Bento XVI, em fevereiro de 2013, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, foi eleito a 13 de março de 2013.
Antes do conclave de 2013, o jesuíta argentino de 76 anos não era um do principais candidatos. No entanto, depois de ter apresentado a sua visão da reforma da Igreja num discurso as cardeais que antecedeu o conclave, a maioria dos eleitores ficou convencida de que ele daria uma reposta forte aso escândalos e desafios que assolam a Igreja e apresentaria soluções para o colapso da participação dos fiéis na Igreja e das vocações.
No nível institucional, Francisco foi responsável por várias reformas e iniciativas concretas. Mas ele será lembrado menos por isso do que por ser um líder que procurou chacoalhar, às vezes vigorosa e desconfortavelmente, o que considerava um status quo católico inaceitavelmente autorreferencial, pouco acolhedor e rígido.
Tomando o nome de Francisco de Assis, o santo italiano do século XIII fundador da ordem franciscana que adotou uma vida de pobreza radical, o novo papa pretendia promover uma Igreja que fosse ao encontro dos pobres, marginalizados e esquecidos e capaz de lidar com as complexidades da fé e das relações humanas no mundo de hoje.
“Prefiro uma Igreja magoada, ferida e suja, porque esteve nas ruas, do que uma Igreja que não é saudável por estar confinada e por se agarrar à sua própria segurança”, disse Francisco na Evangelii gaudium (A Alegria do Evangelho), sua exortação apostólica, de 2013, que pedia envolvimento pastoral nas favelas e cortiços.
Evangelii gaudium foi um manifesto do novo pontificado. No entanto, o verdadeiro projeto do seu pontificado é anterior à sua eleição e é claramente latino-americano: O documento conclusivo de 2007 da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Aparecida de que o Cardeal Bergoglio foi o redator principal.
O “Documento de Aparecida” introduziu muitas das estratégias de evangelização mais tarde retomadas na Evangelii gaudium e reiteradas em Querida Amazônia, a exortação apostólica pós-sinodal de 2020, escrita em resposta ao Sínodo dos Bispos de 2019 para a região Pan-Amazônica.
Aparecida pediu uma “grande missão continental”, uma Igreja voltada para fora, humilde, com uma preocupação preferencial com a criação, entendida especialmente como o meio ambiente, a piedade popular, os pobres e as periferias. “Será um novo Pentecostes que nos impulsione a ir, de um modo especial, em busca dos católicos afastados e daqueles que pouco ou nada conhecem de Jesus Cristo, para formarmos com alegria a comunidade de amor de Deus nosso Pai. Uma missão que deve chegar a todos, ser permanente e profunda”, escreveu Bergoglio em Aparecida.
Uma vez papa, Francisco fez da "grande missão continental" um empreendimento para a Igreja Universal.
Falando em 2013 na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, ele exortou o seu público jovem a não ter medo de agitar as coisas para evangelizar de forma mais eficaz.
“O que é que eu espero como consequência da Jornada Mundial da Juventude?”, perguntou-lhes. “Eu quero uma bagunça. ... Quero ver-me livre do clericalismo, do mundano, deste fechamento em nós próprios, nas nossas paróquias, escolas ou estruturas.”
Em busca dessa evangelização “bagunçada”, Francisco propôs uma visão ampla de descentralização, escuta e acompanhamento, uma Igreja de engajamento pastoral e misericordioso em detrimento do que enxergava como uma precisão doutrinária rígida e do clericalismo. O Papa declarou frequentemente: “Todos, todos, todos” como uma expressão de como a Igreja deve ser um lugar acolhedor de misericórdia.
Em dezembro de 2015, o papa Francisco deu início a um Jubileu Extraordinário da Misericórdia, um tempo especial para a Igreja “redescobrir e tornar fecunda a misericórdia de Deus, com a qual todos nós somos chamados a consolar cada homem e mulher do nosso tempo”. Missionários da Misericórdia foram incumbidos em 2016 de pregar o Evangelho da Misericórdia e concretizar essa pregação através do sacramento da Confissão.
A ponto central dos últimos anos do pontificado de Francisco foi a sinodalidade, tema do sínodo de três anos (2021-2024) que visava reformar permanentemente a Igreja para que todos os batizados, o Povo de Deus, “caminhem juntos, se reúnam em assembleia e participem ativamente de sua missão evangelizadora”.
Desde cedo o início, porém, pontificado trouxe à tona tensões existentes na Igreja há muito tempo, começando com tumultuosos sínodos de 2014 e 2015 sobre o Matrimônio e a Família, em que os bispos debateram a acabar com a proibição da Igreja de comunhão para divorciados em segunda união. A exortação apostólica pós-sinodal de Francisco, Amoris laetitia (A Alegria do Amor), com uma posição pouco clara, não atenuou a controvérsia.
A divisão aprofundou-se nos anos seguintes, quando alguns líderes da Igreja, especialmente na Alemanha, aproveitaram o que foi visto como ambiguidade doutrinal de Francisco para pressionar no sentido de alterar a doutrina da Igreja sobre celibato sacerdotal, uniões homossexuais e ordenação de mulheres. As tensões aumentaram na reação em toda a Igreja ao decreto de 2021 Traditionis custodes (Guardiões da tradição) que restringiu drasticamente o acesso à liturgia tradicional anterior à reforma do Concílio Vaticano II (1962-1965), e o decreto de 2023 Fiducia supplicans (Com confiança suplicante) que permitiu formas de bênçãos não-litúrgicas para uniões homossexuais e casais em situações irregulares.
O papa, por outro lado, traçou linhas claras em áreas-chave da doutrina. Com o documento de 2024 Dignitas infinita (Dignidade infinita) do Dicastério para a Doutrina da Fé, a Igreja reafirmou sua oposição perene ao aborto, à eutanásia e à ideologia de género. Francisco em uma entrevista ao programa “60 Minutes” da rede de TV americana CBS, em maio de 2024, voltou a afirmar categoricamente que a ordenação de mulheres ao sacerdócio e ao diaconato estava fora de questão.
No fim, decepcionou os progressistas católicos e meios seculares que esperavam uma revolução doutrinal, em vez do processo de reforma pastoral do papa.
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