Pesquisar este blog

SÃO JOÃO CÂNCIO

Padroeiro dos professores, estudantes, acadêmicos e teólogos
Festa Litúrgica dia 23 de dezembro

ORAÇÃO
Senhor, pelos méritos de São João Câncio, eu vos peço o mais precioso dos dons, o da caridade. Fazei-me amável, tolerante, solícito, gentil e que todas as minhas atividades sejam baseadas no amor que Cristo nos ensinou. Amém.
São João Câncio rogai por nós."

HISTÓRIA
João Câncio nasceu no dia 23 de junho de 1390, na pequena e pacata vila de Kety, na Polônia, João Câncio foi o fruto de um lar onde a retidão de caráter e a devoção cristã eram os pilares centrais. Seus pais, Estanislau e Ana, eram cidadãos respeitados e possuidores de uma condição social estável; o pao exercia funções de magistrado ou administrador local, o que garantia à familia uma vida confortável, mas sem ostentações. desde os primeiros passos, a infância de João foi moldada pelo exemplo de trabalho árduo do pai e pela doçura da mãe, que plantou em seu coração a semente da compaixão pelos menos favorecidos. Enquanto as outras crianças se perdiam em brincadeiras, o jovem João demonstrava uma inclinação precose para a oração e para o estudo na escola paroquial, revelando uma mente ágil e um temperamento dócil que logo superou tudo o que os mestres locais tinham a lhe ensinar.

Ao atingir a juventude, impulsionado pelo desejo de buscar a verdade e pela visão clara de seus pais sobre seu potencial, ele deixou a segurança da casa paterna para enfrentar os desafios da Cracóvia. Ao ingressar na prestigiada Universidade Jaquelônica, o jovem estudante não se deixou descumbrar pelos vicios ou pelas distrações da vida urbana; pelo contrário, mergulhou em uma rotina de sacrifícios voluntários, vivendo com tamanha simplicidade que os recursos eviandos por Estanislau eram quase integralmente revertidos em livros e materiais de estudo. Essa fase da formação foi o ambiente de provação e amadurecimento onde se fundiram o brilho intelectual e a disciplina mística, preparando o jovem para se tornar um dos doutores mais respeitados de sua época. Ele se destacou de tal forma que, logo após concluir seus graus em filosofia e teologia, foi convidado a integrar o corpo docente da instituição, ocupando a cátedra por décadas e tornando-se um mestre cuja autoridade vinha tando da profundidade de seu conhecimento quanto das transparência de sua vida.

Seu grande objetivo como professor de universidade era transmitir ao estudantes o conhecimento e a fé. Ele dizia sempre que deve-se buscar o conhecimento "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". Por isso, foi erducador de príncipes e reis da Polônia e chamado de "Pai da Patría". 

João Câncio descobriu a vocação religiosa recebeu a ordenação sacerdotal. Mesmo depois disso, continhou a lecionar e a buscar conhecimento. Ao mesmo tempo desenvolvia uma belo trabalho pastoral na função de vigário na paróquia de Orkusz. O Padre João Câncio era uma pessoa de profunda vida interior. Praticava o jejum e a penitência toda semana e, ao mesmo tempo, levava o amor e a alegria aos estudantes e aos mais necessitados de Cracóvia.

São João Câncio fez várias peregrinações e romarias fervorosas visitando os túmulos dos mártires em Roma. Esses lugares eram pera ele fonte de fé, coragem e inspiração. Também como peregrino, ele visitou os lugares santos de Israel. Nesses lugares, procurava sempre compreender a história, o ambiente histórico relacionado àquele lugar e adpatar a compreensão do fato para o tempo que ele vivia.

Numa dessas peregrinações, foi vítima de assalto. Os ladrões exigiram que o João Câncio lhes entregasse tudo que tinhao e ele assim o fez. Depois perguntaram se o padre não estava escondendo alguma coisa e ele disse que não. Depois que os ladrões se foram, ele se lembrou que tinha umas moedas no forro de seu manto. Pegou-as, correu até os bandidos, entregou a eles e pediu desculpas por ter esquecido aquelas moedas. Esse ato converteu os criminosos pelo simples impacto da bondade.

Depois de muito tempo lecionando e espalhando o amor de Deus, São João Cãncio percebeu que sua morte estava se aproximando. Por isso, distribuiu aos pobres e andarilhos os poucos bens que ainda tinha. Depois, veio a falecer às vésperas do Natal do ano 1473.

Sua canonização foi celebrada pelo Papa Clemente II no dia 16 de julho de 1767. 

Em 1979 o Papa João Paulo II fez uma visita história à Polônia. Nessa ocasião, ele consagrou uma linda capela em homenagem a São João Câncio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário