Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de julho de 2024

HISTÓRIA DOS PAPAS.

PAPA SÃO CLETO
3° Papa da Igreja
Cleto era filho de Emiliano e patrício romano de nascimento. Papa durante os impérios de Vespasiano e Tito, foi discípulo de São Pedro, acompanhando-o em suas viagens apostólicas pelo sul da Itália. Quando São Pedro o encarregou de fazer o mesmo, Cleto estabeleceu a primeira comunidade cristã em Ruvo, na Puglia. Hoje, a gruta subterrânea onde se reunia com seu rebanho é preservada como a Cripta de São Cleto, debaixo da Igreja do Purgatório em Ruvo, onde sua festa tradicional, de 26 de abril, ainda é celebrada.

A cripta da igreja era uma fonte e reservatório da era romana. Nela há um pequeno altar diante dum pilar contendo uma estátua de São Cleto; de cada lado, dois pequenos tanques onde ele batizava ruvianos secretamente. Sua experiência orientando e protegendo a pequena comunidade foi-lhe útil quando da sua convocação para Roma após o martírio de São Lino.

Cleto dividiu Roma em 25 paróquias e começou a prática, desde então continuada, de iniciar as cartas papais com as palavras "Saúde e Bênção Apostólica". Escolheu um local particular na Colina do Vaticano para o sepultamento dos papas, ao lado do túmulo de São Pedro, e erigiu ali uma capela. A igrejinha foi a primeira encarnação da grande Basílica de São Pedro que vemos hoje. Martirizado durante o império de Domiciano, também ele foi sepultado na Colina do Vaticano.

Pontos importantes do pontificado de São Cleto:
• Consolidação do Cristianismo: São Cleto teve um papel crucial na consolidação e expansão do cristianismo no Império Romano, em um período marcado por perseguições.

• Veneração como Santo: Reconhecido por sua fé e liderança, São Cleto é venerado como santo pela Igreja Católica. Seu dia de festa é celebrado em 26 de abril.

• Contribuições:
- Ordenou 25 sacerdotes.
- Supervisionou a construção de seu túmulo perto do túmulo de São Pedro.
- Teve seu nome erroneamente divido em "Cleto" em algumas fontes, levando à crença em dois papas distinto, erro corrigido posteriormente.

São Cleto é lembrado como um líder forte e dedicado que guiou a Igreja primitiva em termo difíceis. Sua fé e compromisso com a propagação do cristianismo o tornaram um exemplo inspirador para os fiéis.

sábado, 6 de julho de 2024

TÍTULOS DE NOSSA SENHORA.

NOSSA SENHORA DAS ROSAS


A devoção a Nossa Senhora das Rosas teve início no século XV e está relacionada a dois milagres que ocorreram entre os dias 03 e 04 de janeiro de 1417, na região italiana da Brescia. Na ocasião, dois comerciantes forasteiros viajavam rumo à cidade de Bérgamo, quando se perderam no bosque de Albano e não encontravam a estrada, que estava coberta pela neve. Não fazia ideia de que já estavam a apenas oito quilômetros da cidade. Com  medo de serem roubados, imploraram ajuda a Jesus invocando confiantemente Nossa Senhora, e prometeram erguer uma capela em homenagem a ela assim que eles se salvassem. No mesmo instante, um feixe de luz desceu dos Céus e os conduziu até a cidade. Sabendo que o que ocorreu foi um milagre e ainda rezando, viram Nossa Senhora sentada em um trono de nuvens com rosas ao seu redor e o Menino Jesus sentado nos seus com rosas nas mãos.

No dia seguinte, foram até o Bispo de Bérgamo e disseram sobre o milagre que receberam, a aparição de Nossa Senhora e a promessa que fizeram de construir uma igreja em honra a Maria. Assim, com a doação que os comerciantes fizeram, foi construída no Monte de Bérgamo, atual Monte Róseo, a igreja de Nossa Senhora da Rosas, que teve sua inauguração em maio de 1418. Além disso, os forasteiros também adquiriram um terreno no bosque onde ocorreu o milagre com eles e ergueram mais uma capela dedicada à Nossa Senhora das Rosas. 

Na capela de Nossa Senhora das Rosas, no ano de 1855, os habitantes de Albano rezaram implorando a intercessão da Virgem das Rosas para acabar com a cólera, que assolava a população. Após o fim da epidemia foi erguido o Santuário de Nossa Senhora das Rosas de Albano. No ano de 1877, o dia 04 de janeiro foi decretado pelo Vaticano como a data da celebração oficial do culto a Nossa Senhora das Rosas. Além disso, em 1920, houve a coroação canônica da Virgem das Rosas.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS ROSAS
Ó doce Mãe de Deus, que quisestes apresentar-vos entre as mais lindas rosas, simbolizando a beleza e o perfume do paraíso, dignai-vos conceder a nós, que a vós recorremos cheios de fé, a graça de fazer tudo o que estiver ao nosso  alcance para que cheguemos, ao término de nossa vida, ao desfecho glorioso no céu, junto de Deus, de vós, dos santos e dos anjos, amém. 

segunda-feira, 1 de julho de 2024

ORAÇÃO DE JULHO.


Deus de amor e misericórdia, nós vos louvamos, glorificamos e adoramos, pois pela vossa graça, e somente por ela, fazeis correr vida em nossas vidas. Olhai com bondade para vossos filhos que necessitam de fossa inefável presença. Celebrando as festas dos Apóstolos São Tomé e São Tiago Maior, possamos sempre crer na vossa presença sem mesmo vos tocar e anunciar-vos sem temor em todas as nações. Celebramos ainda neste mês Santa Paulina, São Bento e São Camilo de Lellis: guiados  por seus exemplos de fidelidade no seguimento do Cristo crucificado, possamos ser sempre fidedignos em nosso peregrinar e fazer com alegria a vossa vontade, servindo a toda criação. Que Nossa Senhora do Carmo possa sempre auxiliar-nos na missão a entregar nossos louvores a seu amado Filho. Amém!
Frei Felipe Medeiros Carretta.