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quarta-feira, 2 de abril de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA

QUARTA-FEIRA DA 4ª SEMANA DA QUARESMA.

O AMIGO DIVINO

"Mandaram, pois, suas irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tua amas" (Jo 11,3).

Aqui há três coisas que se deve considerar:
a) A primeira é que os amigos de Deus por vezes padecem no corpo. Assim, não é sinal de falta de amizade com Deus o padecermos no corpo. Elifaz errava ao dizer a Jó, Lembra-te: que inocente pereceu jamais? ou quando foram os justos destruídos? (Jó 4, 7), como provam as irmãs de Lázaro: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. Lemos no livros dos Provérbios (3, 12): O Senhor castiga aquele a quem ama, como um pai a seu f ilho querido.

b) A segunda é que elas não dizem: Senhor, vinde, curai-o, mas apenas expõem o seu estado: eis que está enfermo. O que significa que basta exprimir a um amigo as nossas necessidades, sem acrescenta pedido algum; pois um amigo, assim como procura seu próprio bem e combate seus males pessoais, combaterá os males de seu amigo. E isto é sobretudo verdadeiro de quem verdadeiramente ama. Diz o salmo (144, 20): O Senhor guarda todos os que o amam.

c) A terceira é que as duas irmãs, desejando a cura de seu irmão doente, não vêm pessoalmente ao Cristo, como o fizeram o paralítico e o centurião; e isso por causa de sua confiança em Jesus Cristo, em virtude 56 do amor especial e da familiaridade que lhes testemunhará. E talvez estivessem detidas pela dor, como disse são João Cristóstomo, em conformidade com aquilo do Eclesiástico (6, 11): Se o teu amigo perseverar firme, será para ti como um igual, tratará à vontade com os da tua casa.

MEDITAÇÃO DE HOJE.


A VIDA DOLOROSA DE NOSSO SENHOR.

Imagina, minha alma, que vês passar Jesus nesse doloroso caminho. Assim como um cordeiro é levado ao matadouro, o amantíssimo Redentor é conduzido à morte. Ele está tão esgotado e enfraquecido pelos tormentos, que apenas pode ter-se em pé. Ei-lo todo dilacerado pelas feridas, com a coroa de espinhos sobre a cabeça, com o pesado madeiro sobre os ombros e com algoz que puxa por uma corda. Caminha com o corpo curvado, com os joelhos trêmulos, gotejando sangue; anda com tanta dificuldade que parece que a cada passo vai exalar a vida. Pergunta-lhe: "Ó cordeiro divino, não estais ainda farto de dores? Se com isso pretendeis conquistar o meu amor, deixai de sofrer que eu quero amar-vos com desejais". "Não", responde-te, "ainda não estou satisfeito: só então estarei contende, quando estiver morto por teu amor". "E agora aonde ides, meu Jesus? "Vou morrer por ti, não mo impeças; uma só coisa eu pelo e recomendo: quando me vires morto sobre a Cruz por ti, recorda-te do amor que te dediquei; lembra-te disso e ama-me".

Ó meu aflito Senhor, quanto vos custou o fazer-me compreender o amor que me consagrastes. Que vantagem vos poderia trazer meu amor, que para conquistá-lo quisestes sacrificar vosso Sangue e a vida? E como pude eu, objeto de tão grande amor, viver tanto tempo sem vos amar, esquecido de vosso afeto? Agradeço-vos a lua que me dais agora e que faz conhecer o quanto me tendes amado. Eu vos amo, bondade infinita sobre todas as coisas; desejaria, se pudesse, sacrificar vos mil vidas, que quisestes sacrificar a vossa vida divina por mim. Concedei-me aqueles auxílios que me haveis merecido com tantas penas para vos amar de todo o coração. Dai-me aquele santo fogo que vieste acender na Terra, morrendo por nós. Recordai-me sempre da vossa morte, para que nunca mais me esqueça de vos amar.

terça-feira, 1 de abril de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA.

TERÇA-FEIRA DA 4ª SEMANA DA QUARESMA.

O EXEMPLO DE CRISTO CRUCIFICADO.

Nosso Senhor assumiu a natureza para reparar a queda do homem. Por isso, foi necessário que Cristo padecesse e vivesse conforme a natureza humana, como remédio à queda do pecado.

Ora, o pecado do homem consistiu em ter o homem se apegado aos bens corporais e se desinteressado dos espirituais. Convinha, pois, ao Filho de Deus, por tudo que fez e sofreu na natureza humana que assumira, mostrar se de modo tal, que fizesse os homens terem por nada os bens e os reveses do século, abandonarem o apego desordenado e se devotarem aos bens espirituais.
Foi por isso que Cristo quis nascer de pais pobres, mas perfeitos em virtude, para nos ensinar a não nos gloriarmos da nobreza da carne, ou da riqueza dos pais. 

Ele viveu uma vida pobre, para ensinar o desprezo das riquezas.

Viveu sem honrarias, para arrancar os homens da cobiça desordenada delas.

Suportou os trabalhos, a sede, a fome, os tormentos corporais, para que os homens, desejosos de prazeres e delícias, não se deixassem desviar do bem da virtude pelas misérias desta vida.

Por fim, era conveniente que o Filho de Deus humanado morresse, a fim de que, por temor da morte, não abandonássemos a via da virtude. E, para que não temêssemos a morte ignominiosa, escolheu a pior das mortes, a morte na Cruz.

Também foi conveniente que o Filho de Deus humanado sofresse a morte, a fim de que, por seu exemplo, fossemos estimulados à virtude, e para que fossem verdadeiras as palavras de são Pedro: Cristo também sofreu por nós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. (1 Pd 2, 21).

Mas, Cristo também sofreu por nós, deixando-vos o exemplo da tribulação, dos ultrajes, da flagelação, da cruz, da morte, para que marchássemos sobre suas pegadas. Se suportarmos por Cristo tribulações e sofrimentos, também reinaremos com ele na eterna beatitude. Diz são Bernardo: "Como são poucos, ó Senhor, os que vos querem seguir, apesar de todos quererem estar convosco e saberem que as beatitudes estarão ao vosso lado até o fim. Ora, todos querem fruir de vós, mas não vos querem imitar; querem reinar, mas não padecer convosco; não vos procuram, mas vos querem encontrar; desejam conseguir, mas não seguir".

MEDITAÇÃO DE HOJE .

EM QUE CONSISTE A PERFEIÇÃO DA ALMA.

A caridade está sempre unida à verdade, donde ocorre que a caridade, sabendo que Deus é o único e verdadeiro bem, aborrece a iniquidade que se opõe à divina vontade, e não se compraz com outra coisa, senão com aquilo que Deus quer. É assim que a alma que ama a Deus pouco se importa do que os outros dizem dela, e só procura fazer o que apraz a Deus. Dizia o beato Henrique de Suso: "Está verdadeiramente bem com Deus aquele que se esforça par satisfazer a verdade, e não estima em nada o modo com que depois será tratado ou reputado pelos homens".

Já dissemos outras vezes acima que toda a santidade e perfeição duma alma consistem em ela negar-se a si mesma e seguir a vontade de Deus; mas aqui importa falar disso com maior especificidade. Este. pois, dever ser todo o nosso esforço se queremos tornar-se santos, o de não seguir jamais a própria vontade, mas sempre a de Deus; pois a essência de todos os preceitos e conselhos divinos se resume a fazer e sobre o que Deus quiser e como Deus o quiser. Roguemos, portanto, ao Senhor que nos dê a santa liberdade de espírito: a liberdade de espírito faz-nos abraçar tudo o que apraz a Jesus Cristo, não obstante qualquer repugnância do amor-próprio ou do respeito humano. O amor de Jesus Cristo põe seus amantes numa total indiferença, na qual tudo lhes parece igual, o doce e o amargo: nada querem do que lhes agrada, e querem tudo o que agrada a Deus; com a mesma para empenham-se nas coisas grandes e nas pequenas, nas coisas agradáveis e nas desagradáveis: basta-lhes que agradem a deus. 

ORAÇÃO DO MÊS DE ABRIL.

Eterno justo e admirável Deus, que sempre nos possibilitas, por pura graça, participamos dos mistérios de teu Filho, concede-nos sempre o privilégio de estarmos em união contigo, onde quer que estejamos. Olha com carinho pra teus filhos e filhas que mais necessitam da tua misericórdia. Que na experiência de nossa semana maior possamos adentrar e vivenciar, juntamente com o Cristo, o grandioso mistério da paixão, morte e ressureição. E assim, a nossa Páscoa anual seja realmente uma ação em nossas vidas e na vida de nossos irmãos. Ajuda-nos, ó Pai, a fazer da lava-pés um sinal de amo, serviço e misericórdia. Desse modo, chegaremos a tal perfeição. Desse modo, chegaremos a tal perfeição, palmilhando os passos do teu amado e dulcíssimo Filho. Amém.

segunda-feira, 31 de março de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA.

SEGUNDA-FEIRA DA 4ª SEMANDA DA QUARESMA.

CRISTO MERECEU, PELA SUA PAIXÃO, SER EXALTADO.

"Ele tornou-se obediente até a morte, e morte de cruz; para o qual Deus também o exaltou." (Fl 2,8).

O mérito comporta certa igualdade com a justiça. Por isso, diz o Apóstolo que "para aquele que realiza obras, o salário é considerado um débito" (Rm 4,4). Quando alguém, por sua injusta vontade, atribui a si mais do que se lhe deve, é justo que se diminua também o que se lhe devia, como diz o livro do Êxodo (22): "Quando um homem roubar uma ovelha, devolva". E dizemos que ele o mereceu, porquanto desse modo se pune sua vontade injusta. Assim também, quando alguém, por uma justa vontade, se priva do que tinha direito de possuir, merece que se lhe dê mais, como salário de sua vontade justa. Por isso, como diz o Evangelho de Lucas, "quem se humilha será exaltado" (Lc 14, 11).

I. Ora, Cristo, em sua Paixão, de quatro modo se humilhou abaixo de sua dignidade:

a) Primeiro, em relação à sua paixão e morte, de que não era devedor.

b) Segundo, em relação ao local, pois seu corpo foi posto num sepulcro, e sua alma, na mansão dos mortos.

c) Terceiro, em relação à confusão e opróbrios que suportou.

d) Quarto, em relação ao fato de ter sido entregue ao poder dos homens, conforme ele mesmo disse a Pilatos: "Não terias poder algum sobre mim se não te houvesse sido dado do alto" (Jo 19,11).

II. Por sua paixão, mereceu a exaltação de quatro maneiras:

a) Primeiro, em relação à ressurreição gloriosa. Por isso, diz o salmo (138, 1): "Conheces o meu deitar", ou seja, a humilhação de minha paixão, "e o meu levantar".

b) Segundo, em relação à ascensão ao céu. Por isso, diz a Carta aos Efésios: "Desceu primeiro até as partes inferiores da terra. Aquele que desceu é também o que subiu mais alto que todos os céus" (Ef 4, 9-10).

c) Terceiro, em relação ao assento que teve à direita do Pai e à manifestação de sua divindade, conforme diz Isaías: "Ele será exaltado, elevado, e posto muito alto, da mesma forma que as multidões ficaram horrorizadas a seu respeito assim será sem glória o seu aspecto entre os homens" (52, 13-14). E diz a Carta aos Filipenses (2, 8-10): "Ele se fez obediente até a morte e morte numa cruz. Foi por isso que Deus lhe conferiu o Nome que está acima de todo nome", ou seja, para que por todos seja considerado como Deus e todos lhe mostrem reverência como a um Deus. E é o que se acrescenta: "A fim de que ao nome de Jesus todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra".

d) Quarto, em relação ao poder judiciário, pois diz o livro de Jó: "Tua causa foi julgada como a de um ímpio. Receberás o juízo e a causa" (Jó 36, 17).

domingo, 30 de março de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA.

QUARTO DOMINGO DA QUARESMA.

CRISTO COM SUA PAIXÃO ABRIU A PORTA DO CÉU.

"Portanto, irmãos, tenham confiança de entrar no Santuário pelo sangue de Cristo". (Hb 10,19).

O fechamento de uma porta é um obstáculo que impede a entrada das pessoas. Ora, os homens estavam impedidos de entrar no reino dos céus por causa do pecado, pois, como diz Isaías (25, 8): "Caminho sagrado chamá-lo-ão. O impuro não passará por ele".

E há dois pecados que impedem a entrada do reino dos céus. Um é o pecado de nosso primeiro pai, pecado comum a toda a natureza humana e que fechava ao homem a entrada do reino celeste. Por isso, se lê no livro do Gênesis, que, depois do pecado do primeiro homem, "Deus postou os querubins com uma espada de fogo e versátil, para guardar o caminho da árvore da vida". O outro é o pecado especial de cada pessoa, cometido pelo ato pessoal de cada homem.

Pela paixão de Cristo somos libertados não só do pecado comum a toda a natureza humana, em relação à culpa e em relação à dívida da pena, uma vez que ele pagou por nós o preço, mas também dos pecados próprios de cada um dos que participam da paixão dele pela fé, pelo amor, e pelos sacramentos da fé. Consequentemente, pela paixão de Cristo foi-nos aberta a porta do reino celeste. E é precisamente isso que nos diz a Carta aos Hebreus (9, 11): "Cristo, sumo sacerdote dos bens vindouros, por seu próprio sangue, entrou uma vez para sempre no santuário e obteve uma libertação definitiva". É o que dá a entender o livro dos Números quando diz que o homicida "ali permanecerá", ou seja, na cidade de refúgio, "até a morte do sumo sacerdote consagrado com o óleo santo" (Nm 35, 25); depois da morte deste, voltará para sua casa.

Deve-se dizer que os Patriarcas, ao realizarem obras de justiça, mereceram entrar no reino celeste pela fé na paixão de Cristo, segundo o que diz a Carta aos Hebreus (Hb 11, 33): "Graças à fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça"; por ela, cada um deles ficava limpo do pecado, quanto condiz com a purificação da própria pessoa. Contudo a fé ou a justiça de nenhum deles era suficiente para remover o impedimento proveniente da dívida de todas as criaturas humanas. Impedimento que foi removido pelo preço do sangue de Cristo. Por isso, antes da paixão de Cristo, ninguém pudera entrar no reino celeste, ou seja, conseguir a eterna bem-aventurança, que consiste no pleno gozo de Deus.

Cristo, com sua paixão, mereceu-nos a abertura do reino celeste e removeu o impedimento; mas pela ascensão como que nos introduziu na posse do reino celeste. Por isso, se diz que "já subiu, diante deles, aquele que abre o caminho" (Mq 2, 13).

sábado, 29 de março de 2025

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA

SÁBADO DA 3ª SEMANDA DA QUARESMA.

PELA PAIXÃO FOMOS RECONCILIADOS COM DEUS.

"Fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho". (Rm 5,10).

Pela Paixão de Cristo fomos liberado do reato da pena de dois modos:

I- A Paixão de Cristo é a causa de nossa reconciliação com Deus, de dois modos.

Primeiro porque remove o pecado pelo qual os homens são constituídos inimigos de Deus, segundo aquilo da Escritura (Sb 14, 9): Deus igualmente aborreceu ao ímpio e a sua impiedade. E noutro lugar (Sl 5, 7): Aborreces a todos os que obram a iniquidade.

De outro modo, como sacrifício muito aceito de Deus; assim como perdoamos uma ofensa cometida contra nós quando recebemos um serviço que nos é prestado. Donde o dizer a Escritura (1 Rs 26, 19): Se o Senhor te incita contra mim, receba ele o cheiro do sacrifício. Semelhantemente, o ter Cristo sofrido voluntariamente foi um bem tão grande, que em razão desse bem descoberto em a natureza humana, Deus se aplacou no tocante a qualquer ofensa do gênero humano, contanto que o homem se una com a Paixão de Cristo, segundo a fé e a caridade.

Não se diz que a Paixão de Cristo nos reconciliou com Deus porque de novo nos começasse a amar, pois está na Escritura (Jr 31, 3): Com amor eterno te amei. Mas porque a Paixão de Cristo eliminou a causa do ódio, quer por ter delido o pecado, quer pela compensação de um bem mais aceitável.

II- Se pensarmos naqueles que O lançaram à morte, a Paixão de Cristo foi verdadeiramente uma causa de indignação. Mas, a caridade de Cristo padecendo foi maior que a iniquidade dos homens. Por isso a Paixão de Cristo é mais eficaz para reconciliar com Deus todo o gênero humano que para provocar sua cólera. 
O amor de Deus por nós se revela nos seus efeitos. Dizemos que Deus faz participar de sua bondade aqueles que ama. Ora, a maior e mais completa participação na sua bondade consiste na visão da sua essência, pela qual privamos com Ele como amigos, pois a beatitude consiste nesta serenidade. Assim, pode-se dizer simplesmente que Deus ama a quem admite a esta visão, quer pelo dom real, quer pelo dom da causa — como ocorre com aqueles a quem Deus deu o Espírito Santo como penhor desta visão. Pelo pecado, porém, ao homem foi retirada esta participação na bondade divina, ou seja, a visão de sua essência; e sob este aspecto, diz-se que o homem estava privado do amor de Deus. Ora, após Cristo ter satisfeito por nós pela sua Paixão, e conseguido que fossemos readmitidos à visão de Deus, diz-se que nos reconciliou com Deus.

sexta-feira, 28 de março de 2025

PAPA FRANCISCO NÃO ESTÁ CONFIRMADO PARA AS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA.

A Santa sé  publicou o calendário oficial das celebrações litúrgicas previstas para a Semana Santa, mas não esclareceu se o papa Francisco vai participar delas.

Francisco teve alta no domingo (23/3), depois de estar internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli com problemas pulmonares. Os médicos prescreveram repouso absoluto por pelo menos dois meses.

A sala de imprensa da Santa Sé disse que será necessário acompanhar "a evolução das condições de saúde do papa nas próximas semanas para avaliar sua possível presença, e em que termos nos ritos da Semana Santa".

O mestre de cerimônias papais, o arcebispo Diego Ravelli, divulgou ontem (27/3) a agenda prevista para a Semana Santa, que começará no Domingo de Ramos, 13 de abril, com a missa na Praça de São Pedro, às 10 horas de Roma, que celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, a missa do Crisma será às 9h30, na basílica de São Pedro, quando os óleos sagrados serão abençoados e os padres renovarão suas promessas sacerdotais. 

Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a Paixão do Senhor será celebrada na basílica de São Pedro, às 17 horas.

Às 21h15, será a Via-Sacra no Coliseu de Roma, palco da perseguição aos cristãos nos primeiros séculos do cristianismo. As meditações nas 14 estações da Paixão, desde a condenação à morte de Jesus até o seu seu sepultamento, é uma das cerimônias mais acompanhadas pelos fiéis em Roma. No ano passado, Francisco não participou por causa de uma bronquite.

No Sábado Santo, 19 de abril, a Vigília Pascal será celebrada na basílica de São Pedro. São João Paulo II costumava celebrar a Vigília Pascal no Sábado Santo, no Vaticano, por volta das 22 horas, mas a partir dos últimos anos de seu pontificado, ela passou a ser celebrada mais cedo. Este ano, a cerimônia começará às 19:30 horas no átrio da basílica de São Pedro.

No domingo de Páscoa, 20 de abril, a Igreja celebrará o dia da Ressurreição do Senhor com uma missa na Praça de São Pedro, às 10h30. No final da missa, a solene bênção Urbi et Orbi será dada à cidade de Roma e ao mundo inteiro.

Uma semana depois, no Segundo Domingo de Páscoa ou Domingo da Divina Misericórdia, 27 de abril, será celebrada uma missa especial na Praça de São Pedro às 10h30. Nesta celebração, está programada a canonização do beato Carlo Acutis, o jovem millennial italiano conhecido como o "ciberapóstolo da Eucaristia". 
Reportagem: Victoria Cardiel.

MEDITAÇÕES PARA A QUARESMA.

SEXTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA.

PELA PAIXÃO FOMOS LIBERADOS DA PENA DO PECADO.

"Ele foi o que tomou sobre si as nossas fraquezas e ele mesmo carregou com as nossas dores" (Is 23,4).

Pela Paixão de Cristo fomos liberados do reato da pena de dois modos:

1. Primeiro diretamente; i. é, porque a Paixão de Cristo foi uma satisfação suficiente e superabundante pelos pecados de todo o gênero humano; ora, dada a satisfação suficiente, eliminado fica o reato da pena. 

2. De outro modo, indiretamente; i. é, enquanto a Paixão de Cristo é a causa da remissão do pecado, no qual se funda o reato da pena.

Os condenados, contudo, não estão liberados da pena, pois a Paixão de Cristo somente produz o seu efeito naqueles a quem se aplica pela fé, pela caridade e pelos sacramentos da fé. Ora, os condenados ao inferno, que não estão unidos à Paixão de Cristo ao modo que acabamos de referir, não lhe podem colher o efeito.

E apesar de termos sido liberados da pena do pecado, é preciso, no entanto, impor aos penitentes uma pena satisfatória; pois, para se beneficiar do efeito da Paixão de Cristo, é preciso estarmos configurados ao Cristo.

Ora, configuramo-nos sacramentalmente a Ele no batismo, segundo aquilo do Apóstolo (Rm 6, 4): Fomos sepultados com ele para morrer ao pecado pelo batismo. Por isso aos batizados não se lhes impõe nenhuma pena satisfatória, por estarem totalmente liberados pela satisfação de Cristo. Mas porque Cristo uma só vez morreu pelos nossos pecados, no dizer da Escritura (1 Pd 3, 18), não pode o homem uma segunda vez se configurar à morte de Cristo pelo sacramento do batismo. E por isso, os que depois do batismo pecam hão de assemelhar-se com Cristo, padecente por alguma penalidade ou sofrimento, que suportem na sua pessoa. Mas essa penalidade basta, apesar de muito menor que a merecida pelo pecado, por causa da cooperação da satisfação de Cristo.

Mas, se a morte, que é pena do pecado, ainda subsiste, é porque a satisfação do Cristo só tem efeito em nós enquanto fomos incorporados ao Cristo, como os membros à cabeça. Pois é preciso que os membros estejam em conformidade com a cabeça. Por onde, assim como Cristo teve primeiro a graça na alma com a passibilidade do corpo, e chegou pela Paixão à glória da imortalidade, assim também nós, que somos os seus membros, somos pela sua Paixão liberados do reato de qualquer pena. Mas, para isso, devemos primeiro receber na alma o Espírito de adoção de filhos, pelo qual adimos a herança da glória da imortalidade, enquanto ainda temos um corpo passível e mortal. Mas depois assemelhados aos sofrimentos e à morte de Cristo, chegaremos à glória imortal segundo aquilo do Apóstolo (Rm 8, 17): Se somos filhos somos também herdeiros; herdeiros verdadeiramente de Deus e co-herdeiros de Cristo, se é que todavia nós padecemos com ele para que sejamos também com ele glorificados.