A santidade no matrimônio ao longo dos séculos.
SÃO BERNARDO DE VIENNE e ESPOSA.
São Bernardo foi um marido e pai de família que, ainda durante a vida de sua esposa, arcebispo de Vienne. Nasceu por volta de 778m nas adjacências de Lyon, em uma família nobre, e prestou serviço militar no exército de Carlos Magno. Então casou-se - seus pais arranjaram-lhe um casamento, embora já tivesse sentido inclinação para a vida religiosa.
Após a morte de seu pai e sete anos de matrimônio, São Bernardo fez um acordo com a esposa e separou-se dela e de seus filhos. Ingressou na Abadia de Ambronay, em Bugey, que ele mesmo fundara, e tornou-se monge beneditino.
Quatro ano depois, o monge Bernardo ocupou o posto de abade de de seu mosteiro e em 810, com a morte do arcebispo Vulfério, de Vienne, foi eleito seu sucessos no cargo.
Essa nomeação a tão alto posto, no entanto, marcou o início de uma série de provações e aflições em que as virtudes de Bernardo foram enormemente testadas.
Em 815, quando o Imperador Luís, o Piedoso dividiu seu reino entre os filhos e surgiu uma disputa entre eles ao mesmo tempo em que rebelavam-se contra o pai, o arcebispo Bernardo teve de abandonar sua sé episcopal e fugir para a Itália. Depois de volta à França, São Bernardo fixou-se na Abadia de Romans (no departamento de Ain), que ele havia fundado. Ali, o santo que fora esposo e pai de família faleceu, em 23 de janeiro de 842.
HOLBÖCK, Ferdinand. Santos Casados: A santidade do matrimônio ao logo dos séculos. P. 79-80, RS: Minha Biblioteca Católica 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário