Pesquisar este blog



quinta-feira, 1 de maio de 2025

SÉRIE SANTOS CATÓLICO.

A santidade do matrimônio ao longo dos séculos

SANTA IDA DE HERZEFELD e EGBERTO.

Santa Ida de Herzfeld foi uma esposa e mãe exemplar. Nasceu em uma família cristã por volta do ano de 766. Todos os seus cinco irmãos e irmãs seguiram a vida religiosa, o que teria sido impensável se em sua família não prevalecesse um espírito genuinamente cristão. Dois dos irmãos santos de Ida, Adelardo e Vala, tornaram-se abades da Abadia de Corvey.

Ida, por outro lado, depois de uma infância e juventude virtuosa, casou com o duque saxão Egberto, de quem cuidou com muito amor, enquanto ele enfrentava uma longa e exaustiva enfermidade. Entre os cinco filhos que Santa Ida gerou de seu nobre esposo, encontramos mais uma vez duas vocações religiosas. Sei filho, o Venerável Varin, tornou-se abade de Corvey, e sua filha Edviges tornou-se abadessa de Herford. Ambos são considerados bem-aventurados. 

Com seu marido, Santa Ida de Herzfeld fundou uma igreja. Após a morte dele, a santa viveu em Hersfeld (diocese de Münster, na Vesrfália, Alemanha) uma vida de piedade, penitência e amor ao próximo. Morreu em 4 de setembro de 813 e jaz na mesma igreja que construiu com o marido.

Quando seus restos mortais foram desenterrados para veneração, em 26 de novembro de 980, mais de 150 anos após sua morte, o monge Uffing deu início aos registros da milagrosa vida de Santa Ida de Herzfeld. Ela é reverenciada pelas mulheres da Vestfália, que pedem sua ajuda especialmente na hora do parto.   

HOLBÖCK, Ferdinand. Santos Casados: A santidade do matrimônio ao logo dos séculos. P. 77-78, RS: Minha Biblioteca Católica 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário