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domingo, 30 de novembro de 2025

CINCO DETALHES SOBRE A COROA DO ADVENTO.


Com o Advento a igreja se prepara para o natal, o nascimento de Jesus, o nosso salvador. Nesses dias os fieis se reunem para rezar, é também tempo de penitencia.

Durante os quatro domingos de desse tempo a Igreja acenda as velas da Coroa do Advento. Então confira cinco detalhes que todo cristão deer saber sobre a Coroa.

1. É exemplo de cristianização da cultura
A Coroa do Advento tem a ussa origem em uma tradição pagã europeia, que consistia em prender velas durante o inverso para representar o fogo do seus sol e pedir-lhe que voltasse com sua luz e calor.

Os primeiros missionários aproveitaram estra tradição para evangelizar as pessoas e lhe ensinaram que deviam aproveitar esta Coroa do Advento como meio para esperar Cristo, celebrar seu nascimento e lhe pedir que infuda sua luz em suas almas.

2. Sua forma circular é sinal do amor de Deus
O círculo é uma figura geométrica que não tem princípio nem fim. A Cora do Advento recorda que Deus também não tem princípio nem fim, por isso reflete sua unidade e eternidade. É sinal deo amor que se deve ter pelo Senhor e poleo próximo, o qual deve se renovar constantemente e nunca acabar.

3. Os ramos verdes representam Cristo vivo
Verde é a cor da esperança e da vida. Os ramos significam que Cristo etá vivo entre nós. A cor verde também recorda a vida de graça, o crescimento espiritual e a esperança que devemos cultivar durante o Advento. O desejo mais importante deve ser querer chegar a uma união mais forte com Deus, nosso Pai, assim como a àrvore e seus ramos.

4. As quatro velas representam cada domingo do Advento
As velas permitem refletir sobre a escuridão provocada pelo pecado, o qual deixa o homem cego e o afasta de Deus. Depois da primeira queda do homem, Deus foi dando pouco a pouco uma esperança de salvação que iluminou todo o universo, como as velas da Coroa.

Neste sentido, assim como as trevas se dissipam com cada vela que acendemos, os séculos foram se iluminando cada vez mais com a proximidade da chegada de Cristo ao mundo.

5. Uma das velas é rosa
Tradicionalmente as velas da Coroa do Advento são três roxas e uma rosa, esta é acesa no terceiro Domingod do Advento. Este dia é conhecido também como "Domingo Gaudete", ou da alegria, devido à primeira palavras do prefácio da Missa: Gaudete (regozijem-se).

A cor roxa representa o espírito de vigilância, penitência e sacrifício que devemos ter para nos prepararmos adequadamente para a chegada de Cristo. A cor rosa representa a alegria que sentimos diante da proximidade do nascimento do Senhor.

Em alguns lugares, todas as velas da Coroa são substituídas por velas vermelhas e, na Noite de Natal, é colocada no centro da coroa uma vela branca, simbolizando Cristo como centro de tudo que existe.

Sugestões
a) Recomenda-se fazer a coroa do Advento em família, aproveitando a ocasião para ensinar as crianças o sentido e o significado de tal símbolo no Natal.

b) A coroa deverá estar em um lugar especial da casa, de preferência onde seja facilmente visível por todos, recordando assim a vinda cada vez mais próxima do Senhor Jesus e a importância de se preparar bem para este momento.

c) É conveniente fixar um horário para se fazer a liturgia da Coroa do Advento de maneira que seja uma ocasião familiar e ordenada, com a participação consciente de todos.

d) Recomenda-se repartir as funções de cada membro da família durante a liturgia. Um acende a vela, outro lê a passagem bíblica, outro faz algumas preces, a fim de que todos possam participar e que seja uma ocasião de encontro familiar. 

PAPA LEÃO XIV CHEGA AO LÍBANO.


"Baba Lawun (em árabe)" está no Líbano! Depois de 13 anos, o País dos Cedros volta a acolher um Pontífice e a visita é providencial. Estamos a cerca de 100 km de Damasco, capital da Síria, e a mesma distância até o norte de Israel. Isso revela um pouco o contexto e a importância desta segunda etapa da viagem apostólica do Papa Leão.

Se na Turquia a ênfase foi para o ecumenismo e o dialogo inter-religioso, em Beirute o tema central é a paz, como contido no lema da visita: "Bem-aventurados os pacificadores".

O Líbano enfrenta uma das piores crises econômicas da história moderna,  com inflação e uma desvalorização dramática da moeda local. Há falta de serviços: frequentes quedas de energia, escassez de medicamentos e combustível. Une-se a isso a corrupção estrutural e a presença do território de aproximadamente dois milhões de refugiados, entre sírios e palestinos, o que representa cerca de um terço da população, agravando as tensões sociais.

Na ausência do Estado, instituições religiosas, sobretudo aquelas ligadas à Igreja Católica, desempenham um papel vital no apoio à população.

O anfitrião do Pontífice, Beatitude Card, Béchara Boutros Raï, Patriarca Maronita, assim comenta estas visita: "O Santo Padre traz consigo as dimensões espirituais, as dimensões morais, e não vem de mãos vazias, vem cheio de dons espirituais e morais. Para mim, este é um apelo pessoal, a cada um de nós libaneses, um apelo para mudar, para virar página e abrir uma nova, a página da paz, da esperança. Não podemos viver como se nada tivesse acontecido. O Papa vem, as cerimônias são realizadas, a recepção é feita, ele vai embora, tudo volta ao ponto anterior. Não, esperamos que os libaneses reflitam um pouco e apreciem o valor desta visita, porque o Santo Padre sabe que o Líbano está passando por um momento muito, muito crítico". 

O regime democrático e o pluralismo confessional distinguem o Líbano de todos os países do Oriente Médio. De fato, os primeiros eventos de Leão XIV são dedicados às instituições políticas, com a cerimônia de boas vindas no aeroporto, a visita ao presidente do país, Joseph Aoun, que, segundo a Constituição, deve ser sempre um cristão maronita. Depois, é a vez do presidente da Assembleia Nacional, Nabih Berri, e do encontro com o primeiro-ministro, Nawaf Salam. Desde modo, o Papa terá se reunido com os representantes dos três pilares do sistema confessional libanês: maronita, xiita e sunita.

O último compromisso será o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, ocasião em que pronunciará seu primeiro discurso no Líbano.

INICIO DO ANO LITÚRGICO.

O primeiro domingo do Advento é o primeiro dia do novo ano Litúrgico para a Igreja Católica, a partir de agora "Ano A". Nesta ocasião, no Evangelho (Mateus 24, 37-44), Jesus encoraja os fiéis a ficar "atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor".

"Por isso, também vós ficai preparados! porque, na hora em que menos pensais. o Filho do Homem virá", diz o Senhor.

"Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menois pensais, o Filho do homem virá", diz o Senhor.

As leituras bíblicas desta primeira semana e pregação são um convite a estar vigilante, atentos para quando o Senhor vier. Por isso, é importante que as família façam um propósito que lhes permita avançar no caminho para o Natal.

Em um momento propício ou talvez depois de acender a primeira vela da Cora do Advento, os membros da família poderiam começar revisando as relações familiares e terminar pedindo perdão a quem tenham ofendido, assim como perdoando os outros.

Este deve ser o princípio de um ano renovado que buscará seguir crescendo em um ambiente de harmonia e amor familiar, o qual também deverá se estender aos demais grupos com os quais se relaciona cotidianamente, seja na escola, no trabalho, na vizinhança etc.

Por fim, é importante recordar que o Ano Litúrgico é o conjunto das celebrações com as quais a Igreja comemora anualmente o mistério de Cristo.

O tempo do Advento, que é o primeiro período do Ano Litúrgico, tem a duração de quatro semanas, comneçando hoje (30/11), e se estendendo até o dia 24 de dezembro.

SANTO DO DIA - 30 DE NOVEMBRO

SANTO ANDRÉ APÓSTOLO.
Hoje (30/11), é celebrada a festa de santo André apóstolo, irmão de Pedro e patrono da Igreja Ortodoxa. As pessagens dos Evangelhos que mostram como André aproximou algumas pessoas de Jesus lhe renderam o titulo de "ponde do Salvador".

Santo André nasceu em Betsaida. De início, foi discípulo de João Batista e logo começou a seguir Jesus. Foi por intermédio dele que Pedro conheceu o Senhor. "Encontramos o Messias", disse ao seu irmão.

Aparece ainda no episósio de multiplicação dos pães e dos peixes, quando indica a Jesus um jovem que tinha apenas cinco pãe e dois peixes.

Além disso, ao lado de Filipe, dirige-se a alguns gregos e os leva a conhecer o salvador.

A tradição assinala que, depois do pentecostes, o apóstolo André pregou em muitas regiões e foi crucificado na Acaia, Grécia. A cruz que morreu tinha forma de "X", a qual ficou conhecida popularmente como "cruz de santo André".

Esta cruz recebeu as seguintes palavras do apóstolo: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-te ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou".

Santo André é também fundador da Igreja em Constantinopla, nome antigo da atual cidade do Istambul na Turquia.

Em 30 de novembro de 2014, o papa Francisco, sucessor de Pedro e o patriarca Bartolomeu, herdeiro de Santo André, renovaram na Turquia os laços de irmandade antre ambas as Igrejas.

Naquel ocasião, durante a homilia, Francisco dirigiu estas palavras ao patriarca: "Amado irmão, caríssimo irmão, estamos já a caminho para a plena comunhão e já podemos viver sinais eloquentes de uma unidade real, embora ainda parcial. Isso nos conforta e sustena na prossecução deste caminho".

Por fim, declarou: "Temos a certeza de que, ao longo desta estrada, somos apoiado pela intercessão do Apóstolado André e do seu irmão Pedro, considerados pela tradição os fundadores das Igrejas de Constantinopla e de Roma. Imploramos de Deus o grande dom da unidade plena e a capacidade de o acolher nas nossas vidas. E não nos esqueçamos jamais de rezar uns pelos outros".  

HISTÓRIA COMPLETA 

O QUE É O ADVENTO E COMO PODEMOS VIVÊ-LO.


O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Anto Litúrgico católico e, neste ano, começa hoje, 30 de novembro.

Advento vem do latim "ad-venio", que quer dizer "vir, chegar".  Começa com o domingo mais próximo da festa de santo André (30 de novembro) e dura quatro semanas.

O Advento está dividido em duas partes: as primeiraas duas semanas servem para meditar sobre a vinda o Senhor quando ocorrer o fim do mundo; enquanto as duas seguintes servem para refletir concretamente sobre o nascimento de Jesus e sua irrupção na história do homem Natal.

Nos templos e casas são colocadas as coroas do Advento e se acende uma vela a cada domingo. Do mesmo modo, os paramentos do sacerdote e as toalhas do altar são roxos, como símbolo de preparação e penitência. A exceção é o terceiro domingo, o Domingo Gaudete (da alegria), no qual pode se usar a cor rósea.

A fim de fazer sensível esta dupla preparação de espera, durante o Advento, a Liturgia suprime alguns elementos festivos. Na missa, não é proclamado o hino da Glória.

O objetivo desses simbolismos é expressar de maneira tangível que, enquanto dura a peregrinação do homem, falta-lhe algo para seu gozo completo. Quando o Senhor se fizer presente no meio do seu povo, a Igreja terá chegado à sua festa completa, representada pela solenidade do natal.

Muitos católicos sabem do Advento, mas talvez as preocupações no trabalho, as provas na escola, os ensaios com o coral ou teatro de Natal, a arruamação do presépio e a compra dos presentes fazem com que se esqueçam do verdadeiro sentido deste tempo. Por isso, é preciso recordar que a principal preparação neste período deve ser interior, na espera da vinda de Jesus.

No tempo do Advento, faz-se um apelo aos cristãos, a fim de que vivam de maneira mais profunda algumas práticas específicas, como: a vigilância na fé, na oração, na busca de reconhecer o Cristo que vem nos acontecimentos e nos irmãos; a conversão, procurando consertar os próprios caminhos e andar nos caminhos do Senhor, para seguir Jesus em direção Reino do Pai; o testemunho da alegria que Jesus, traz,  através de uma caridade paciente e carinhosa para com os outros; a pobreza interior, de um coração disponível para Deus, como Maria, José, João Batista, Zacarias, Isagel; a alegria, na feliz expectativa do Cristo que vem e na infencível certeza de que Ele não falhará.

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

SANTO DO DIA - 28 DE NOVEMBRO

Vidente de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa.
Hoje (28/11), a Igreja celebra santa Catarina Labouré, vidente de Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa, a quem a Virgem disse: "Deus quer te confiar uma missão; te custará trabalho, mas vencerás se pensar que o fará para a glória de Deus".

Santa Catarina Labouré nasceu na França em 1806, em uma família camponesa. Ficou órfã de mãe aos nove anos e pediu à Virgem que fosse sua mãe. Sua irmã foi admitida como religiosa vicentina e Catarina teve que se ocupar das tarefas do lar e, por isso, não pôde aprender a ler nem escrever.
Mais tarde, pediu ao seu pai que permitisse que ela se tornasse religiosa em um convento, mas ele negou. Então, pedia ao Senhor que lhe concedesse esse desejo. Tempos depois, viu em sonhos um sacerdote idoso que lhe disse: "um dia irá me ajudar a cuidar dos enfermos".

Aos 24 anos, visitou sua irmã religiosa e, no convento, viu a imagem de São Vicente de Paulo e percebeu que ele era o sacerdote que viu em seus sonhos. Desde então, propôs-se a ser religiosa vicentina e não se deteve até ser aceita na comunidade.

Foi enviada a Paris, onde realizou os ofícios mais humildes e esteve cuidou dos idosos da enfermaria. Em 27 de novembro de 1830, a Virgem Maria apareceu a ela na capela do convento e lhe pediu que cunhasse a Medalha de acordo com o que estava vendo na aparição.

Com o tempo e diante da intercessão do confessor da santa, o arcebispo de Paris permitiu que se fabricasse a medalha e começaram os milagres, tal como a Virgem havia prometido.

Com a morte de seu confessor, que sabia tudo sobre as aparições, substituiu-o outro que, ao escutar os fatos extraordinários, não a compreendeu. Enquanto isso, santa Catarina guardava em segreso sua história com a Virgem até que lhe renovaram o confessor.

A santa sabia que se aproximava o tempo de partir e, depois de pedir o conselho à Virgem, confiou seu segredo à superiora, que conseguiu que fosse erguida no altar uma estátua que perpetuasse a recordação das aparições.

Partiu para a Casa do Pai aos 70 anos, em 31 de dezembro de 1876. Quando abriram a sua sepultura, 56 anos depois, para o reconhecimento oficial de suas relíquias, encontraram seu corpo incorrupto. Foi beatificado por Pio XI, em 1933, e canonizada por Pio XII, em 1947. 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

SETE DETALHES DO SIGNIFICADO DA MEDALHA MILAGROSA.


Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, cuja festa é celebrada hoje (27/11), pediu a santa Catarina Labouré que fizesse uma medalha igual a que ela viu no momento da aparição. Ela fez esta medalha e Deus realizou muitos milagres e alcançou muitas graças aos que a utilizam. Mas, o que indicam os símbolos que aparecem na medalha e qual é a sua mensagem?

1. Triunfa sobre Satanás
Na frente da Medalha Milagrosa, aparece a Virgem Maria esmagando a cabeça da serpente que está sobre o mundo: Ela, a Imaculada, tem todo poder em virtude de sua graça para triunfar sobre Satanás.

2. Evoca o Apocalipse
As doze estrelas da cabeça de Maria e a cor de seu manto mostram a mulher vestida de sol, do Livro do Apocalipse.
3. Raios das graças 
Suas mãos estendidas, transmitindo raios de graça são sinal de sua missão de Mãe e Medianeira das graças que derrama sobre o mundo e a quem lhes peça. 

4. Sinal da Imaculada
A famosa inscrição "Oh Maria" afirma a Imaculada Conceição da Virgem, manifestada a Santa Catarina nesta aparição em 27 de novembro de 1830, muito antes do dogma ser proclamado em 1854. Do mesmo modo, indica a missão de intercessão da Mãe de Deus, a quem podemos procurar com confiança.

5. A realeza de Maria
O globo, que representa a terra, está sob os pés da Virgem Maria, porque Ela é a rainha do céu e da Terra.

6. Mãe do crucificado
Na parte de trás da Medalha está a letra "M", símbolo de Maria e da sua maternidade espiritual. A cruz é o mistério da redenção e sustenta a letra "Yota" do alfabeto grego ou a "I", que é um monograma do nome "Jesus". Tudo isso simboliza a Mãe de Cristo crucificado.

7. A Igreja com os Corações Sagrados
As doze estrelas são um símbolo da Igreja que Cristo fundou nos Apóstolos. Enquanto os Sagrados Corações de Jesus e Maria se referem à devoção que os cristãos devem ter a ambos os corações.

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.


Santa Catarina Labouré, revela sua visão de Nossa Senhora, e nela a própria Mãe de Jesus, explica o significado da imagem. Vamos conhecer: Vamos, então, conhecer os símbolos da imagem.

A túnica e o véu simbolizam a pureza da Virgem Maria, Com efeito, ela é "Cheia de Graça", segundo as palavras do Anjo Gabriel (Lucas 1,28). O véu era usado sobre os cabelos pelas mulheres judias como sinal de pureza e recato.

O cinto azul representa o céu e está ligado à túnica branca. Isto significa que para chegar ao céu é preciso pureza de coração e santidade. Claro que, para isso, contamos com a misericórdia de Deus e a intercessão de Nossa Senhora.

O manto azul Representa o Céu. Significa que a Virgem Maria é um ser humano que está no céu, gozando da irrestrita presença de Deus, bem como da glória celestial. E estando lá, diante de seu Filho Jesus, ela pode interceder por todos nós, que somos seus filhos adotivos.

A serpente debaixo dos pés simboliza o demônio vencido pela "Nova Eva", obediente e pura. Dizendo "sim" a Deus e gerando Jesus, a Virgem Maria "esmagou a cabeça da serpente", como nos fora prometido por Deus no livro do Gênesis 3,15. Por isso, quem procura se aproximar da Mãe Maria com sinceridade de coração, vence as tentações do maligno e se aproxima cada vez mais de Deus.

O globo veja as palavras da própria Virgem Maria a Santa Catarina Labouré: "Este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoas em particular." O globo terrestre debaixo dos pés de Nossa Senhora significa que ela tem poder de intercessão para salvar o mundo. Porém, é preciso que os cristãos peçam isso a ela incessantemente. O mundo também representa cada pessoa em particular, que pode ser salva pela intercessão da Mãe.

Os raios saindo de mãos de Nossa Senhora: Tem um significado maravilhoso. Veja as palavras da Mãe sobre isso: Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais finos correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir". Em outra aparição, Nossa Senhora lamentou dizendo a Santa Catarina Labouré: "Tenho muitas e muitas graças para da à humanidade, mas as pessoas não mas pedem."

SANTO(A) DO DIA - 27 DE NOVEMBRO,

CELEBRAMOS HOJE, NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.

"Tenho muitas graças para dar para a humanidade, porém as pessoas não as pedem". Disse nossa Senhora.

Foi nesse ano ano de 1830 que Nossa Senhora apareceu para a irmã Catarina Labouré, da Congregação das Filhas da Caridade, primeiramente na noite de 18 de junho. Um anjo despertou a religiosa e a conduziu atá a capela, onde encontrou a Mãe de Deus e conversou com ela por mais de duas horas, ao final da qual Maria lhe disse: "Voltarei, minha filha, porque tenho uma missão para te confiar".

No dia 27 de novembro do mesmo anos, a Santíssima Virgem voltou a aparecer para Santa Catarina. A mãe de Deus estava com uma veste branca e manto azul. Conforme ralatou a religiosa, era deuma "beleza indizível". Os pés estavam sobre um globo branco e esmagavam uma serpente.

Suas mãos, à altua do coração, seguravam um pequeno globo de ouro, coroado com uma pequena cruz. Levava nos dedos anéis com pedras preciosas que brilhavam e iluminam em toda diração.

Nossa Senhora olhou para santa Catarina e lhe disse: "O globo que vês representa o mundo inteiro, especialmente a França e cada alma em particular. Estes raios são o símbolo das graças que eu Derramosobre as pessoas que me pedem. As perólas que não emitem raios são as graças das almas que não pedem".

O globo de ouro que a Virgem Maria estava segurando se desvaneceu e seus braços se estenderam abertos, enquanto os raios de luz continuavam caindo sobre o globo brando dos pés.

Nesse momento, formou-se um quadro oval em torno de Nossa Senhora, com as seguintes palavras em letras douradas: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós".

Então, Maria pediu que Catarina mandasse cunhar a medalha, segundo o que estava vendo.

A aparição girou e no reverso estava a letra "M" encimada por uma cruz que tinha uma barra em sua base, a qual atravessava a letra. Embaixo figurava o coração de Jesus, circuncidado com uma coroa de espinhos, e o coração de Nossa Senhora, transpassado por uma espada. Ao redor havia doze estrelas.

A manifestação voltou a acontecer por volta do final de dezembro de 1830 e princípio de janeiro de 1831.

Em 1832, o bispo de Paris autorizou a cunhagem da medalha e assim se espalhou pelo mundo inteiro. Inicialmente a medalha era chamada "da Imaculada Conceição", mas quando a devoção se expandiu e se produziram muitos milagres, foi chamada "Medalha Milagrosa", como é conhecida até nossos dias.

HISTÓRIA COMPLETA

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

CASAMENTO É SÓ A UNIÃO ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER, DIZ CARDEAL FERNÁNDEZ.


O cardeal Víctor Manuel Fernárndez, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, apresentou o documento Uma só carne (Una caro): Elogio à Monogamia e disse que, na concepção da Igreja Católica, "o matrimônio é uma união entre um homem e uma mulher,  exclusiva e indissolúvel".

"Esse é o conceito, se quisermos falar de casamento em relação à natureza dessa realidade, que é a união", disse o cardeal. "Ou seja: se é coabitado, não é casamento; se não é exclusivo (se é entre quatro ou cinco pessoas) não é casamento; e se não é indissolúvel (se é feito por um tempo determinado) não é casamento".

Ele disse que para falar sobre outros tipos de relacionamentos "temos que encontrar outra palavra" e não usar a palavra casamento porque, por sua "própria natureza, é isso que vale".

Fernández disse que isso não significa que "valores não existam em outros contextos". O cardeal disse que os princípios de ensino derivados desse texto podem ser  aplicados a outros tipos de relacionamentos. "Paciência, respeito e assim por diante", disse o prefeito do dicastério. "Isso também se aplica a relacionamentos entre amigos; aplica-se a outros tipos de relacionamentos". 

Segundo ele Uma só carne (Una Caro): Elogio à monogamia pode ser útil "também para celibatários". 

"Quando falamos de respeito, de aceitação, certamente isso se aplica a nós também", disse o cardeal, falando sobre os sacerdotes que professaram um voto de castidade.

"Como sacerdote, não posso esperar preencher minha solidão usando outra pessoa, isso também se aplica aqui", disse ele. "É ai que surgem os abusos: meu sentimento de vazio, de solidão, meus problemas psicológicos dever ser resolvidos de outro modo; devo buscar outros caminhos, não outra pessoa que possa satisfazer essas necessidades.

Fernández disse que o documento publicado sobre o matrimônio e a vida conjugal não pretende emitir condenações, mas oferecer critérios pastorais capazes de motivar as comunidades, especialmente na África, a valorizar a monogamia como um ideal cristão.

O cardeal disse que por trás do documento existe "um amplo processo de escuta, especialmente dos bispos africanos", que têm preocupação com as dificuldades pastorais relacionadas à poligamia.

"Eles mesmos nos disseram que não conseguiam motivar os jovens a se casarem exclusivamente e que, quando se davam conta disso, o rapaz que havia sido crismado por eles já tinham quatro ou cinco mulheres. Chegaram tarde". disse o cardeal.

Assim, alguns bispos africanos pediram ao dicastério que "preparessem material rico, não necessariamente para leitura direta por jovens, porque alguns textos são complexos, mas para que bispos e párocos pudessem promover a monogamia".

"O objetivo não era falar contra a poligamia, mas promover amonogamia", disse o cardela Fernández.

O cardeal disse que o problema não é exclusivo da África. Com um to irônico, ele falou sobre um comentário que ouviu quando era estudante em Roma, quatro décadas atrás: "Dizia-se que os ramanos tinha suas mulheres, mas que a maioria também tinha outra mulher e até mesmo um homem. Não sabia se ria ou chorava. Falavamos de poligamia na África, mas existem outros modos, menos explícitos, de violar a monogamia, que são igualmente ofensivos à  vida das mulheres".

O cardeal Fernández disse que as conferências episcopais africanas, organizadas em torno do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar, vêm refletindo sobre o assunto há algum tempo e pediram um trabalho conjunto com a Santa Sé.

"Elas propuseram estudar a questão da poligamia em diálogo com o nosso dicastério", disse o cardeal. "Já apresentaram um relatório prliminar, que nos enviaram antes da submissão oficial, e sugerimos alguns pontos para reflexão posterior".  

O prefeito do dicastério disse que a poligamia tem sinificados muito diferentes dependendo da região do continente africano: "Há uma grande diversidade cultural, desde o norte com sua relação com o islã até o sul da África".

Para o cardeal, essa diversidade exibe que "os que estudam o problema em profundidade sejam eles, que conhecem seu próprio contexto", enquanto o papel da Santa Sé é oferecer acompanhamento doutrinal e um espaço para o diálogo. 
Reportagem: Victoria Cardiel