Pesquisar este blog

SÃO JOÃO NEWMAN

Festa Litúrgica 09 de outubro

HISTÓRIA
A história de João Henrique Newman começa em Londres onde ele nasceu em 21 de fevereiro de 1801. Seu pai. Jonh Newman, era um banqueiro que enfrentaria dificuldades financeiras que afetariam asua família, e sua mãe, Jemina Fourdrinier, era de origem protestante francesa. João Newman, o primogênito de seis filhos, recebeu educação anglicana de linha calvinista, mas foi um conversão religiosa pessoal, aos quinze anos, que o tirou do ceticismo precoce e o firmou em uma devoção disciplinada.

Sua genialidade levou-o a ingressar na Universidade de Oxford com apenas 16 anos. Em 1822, ascendeu ao prestigiado cargo de Membro do Corpo Governante do Oriel College. Esta posição era a elite acadêmica de Oxford, garantindo-lhe poder decisório, estabilidade financeira e a função de tutor dos estudantes mais promissores. Ordenado sacerdote anglicano em 1825, ele se estabeleceu como o influente Vigário da Igreja Universitária de Santa Maria a Virgem, onde seus sermões eram amplamente aclamados e o tornaram uma figura pública de grande prestígio.

Na década de 1830, João Newman se tornou o principal motor intelectual do Movimento de Oxford, ou Tractarianismo. Este movimento buscava reafirmar as raízes católicas da Igreja Anglicana e sua autoridade divina, combatendo o Liberalismo teológico, que ele via como uma força destrutiva que tornava a religião subjetiva. A crise veio em 1841 com o polêmico Tract90. Ao tentar mostrar a compatibilidade entre a doutrina anglicana e a teologia católica, ele foi formalmente condenado pelos líderes anglicanos, obrigado a cessar as publicações e a renunciar aos seus cargos em Oxford.

A partir de 1842, sua busca pela verdade se tornou um sofrimento pessoal. Ele se isolou em Littlemore, sua ermida, por três anos de oração e estudo. Seu trabalho seminal, Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã (1845), resolveu o dilema das diferenças históricas e o convenceu de que somente o Catolicismo Romano possuía a coerência e a plenitude do ensinamento apostólico. em 9 de outubro de 1845. Newman foi recebido na Igreja Católica, um enorme sacrifício que custou sua renda, sua posição social, e o rompimento doloroso com muitos amigos e familiares, incluindo sua irmã.

Como sacerdote católico, ele viajou a Roma, ordenado em 1847, e retornou a Ingleterra para fundar o Oratório de Birminghan em 1848, dedicando-se à vida comunitária e ao serviço caridoso. Sua produção intelectual continuou a ser vasta. Em 1854, ele foi nomeado Reitor da Universidade Católica da Irlanda, cargo que ocupou até 1858. Enquanto Reitor, ele escreveu A Ideia de uma Universidade, defendendo a educação liberal e o papel integrador da Teologia. Anos depois, defendeu sua honra contra acusações de desonestidade na poderosa autobiografia Apologia Pro Vita Sua (1864). Seus escritos sobre a primazia da consciência e o papel dos leigos no conhecimento da fé o tornaram um pensador profético, cujas ideias seriam cruciais para o Concílio Vaticano II.

O reconhecimento final de sua fidelidade e genialidade veio em 1879, quando o Papa Leão XIII o nomeou Cardeal. Ele escolheu como lema "O coração fala ao Coração", resumindo sua profunda espiritualidade.

São João Newman faleceu em 11 de agosto de 1890, de pneumonia aos 89 anos no Oratório de Birmingham, a comunidade fundada por ele. Foi sepultado, a princípio, em um simples jazigo no cemitério do Oratório em Rednal. Foi canonizado no dia 13 de outubro de 2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário