A Igreja Católica inicia hoje (5/3), com a Quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma no qual, durante 40 dias e através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa em que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Neste tempo, os fiéis estão chamados à conversão pessoal, exortação que durante a imposição da Cinzas o celebrante expressa com as palavras: "Convertei-vos e credo no Evangelho".
Com a expressão "Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás", recorda-se a fragilidade da vida humana e que a morte é um destino inevitável.
Em sua mensagem para a Quaresma de 2020, o papa Francisco fez um chamado à conversão, mediante o jejum, a oração e a esmola.
"Que a nossa quaresma seja percorrer o mesmo caminho, para levar a esperança de Cristo também à criação, que 'será' libertada da escravidão da corrupção, para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus'. Não deixemos que passe em vão este tempo favorável! Peçamos a Deus que nos ajuda a realizar um caminho de verdadeira conversão. Abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e voltemo-nos para a Páscoa de Jesus; façamo-nos próximo dos irmãos e irmãs em dificuldade, partilhando com eles os nossos bens espirituais e materiais", disse o papa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário