Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de julho de 2025

ÚNICO PADRE CATÓLICO DE GAZA É FERIDO EM ATAQUE.


A igreja da Sagrada Família em Gaza foi atingida hoje (17/7) por um ataque aéreo em meio a uma nova onda de bombardeios das Forças de Defesa de Israel que feriu várias pessoas, entre elas o padre argentino Gabriel Fomanelli.

A informação foi confirmada pelo patriarcado latino de Jerusalém num comunicado oficial divulgado hoje. Segundo relatos iniciais, o ataque não causou morte, mas feriu várias pessoas.

A Cáritas Jerusalém confirmou depois que duas pessoas morreram no ataque aéreo.

Segundo a Cáritas Jerusalém, os dois mortos estavam do lado de fora do prédio paroquial, que foi convertido em abrigo para cerca de 500 pessoas desde o início dos confrontos em outubro de 2023, quando o projétil atingiu o local.

Eles são Saad Salemeh, de 60 anos de idade, zelador da paróquia, que estava no pátio no momento da explosão; e Fumayya Ayyad, de 84 anos de idade, que estava sentada dentro de uma tenda de apoio psicossocial da Cáritas quando a explosão lançou estilhaços e detritos pela área.

Ambos forma levados para o hospital Al-Mamadani, a um quilômetro da igreja, mas morreram pouco depois devido à "grave escassez de recursos médicos e unidades de sangue em Gaza", diz comunicado da Cáritas Jerusalém.

O vigário do patriarcado para Jerusalém e Palestina, monsenhor William H. Shomali, confirmou pouco depois à rede de televisão de língua árabe alaraby que sete pessoas ficaram feridas, duas das quais estavam em estado grave.

Segundo o jornal Avvenire, da Conferência Episcopal Italiana (CEI), o padre Romanelli sofreu ferimentos na perna e foi hospitalizado, embora seu estado não pareça ser crítico.

O prédio da paróquia, a única igreja católica na faixa de Gaza, foi convertido num abrigo improvisado no início da atual guerra, onde hoje vivem cerca de 500 pessoas. A maioria são cristãos ortodoxos, protestantes e católicos, mas a paróquia também serve de abrigo para cerca de 50 crianças muçulmanas com deficiência e suas famílias.

Por semanas, as 541 pessoas abrigadas no complexo paroquial suportaram o barulho diário da bombas caindo nas áreas ao redor, especialmente no bairro residencial de Al-Zaytun, na Cidade de Gaza.

Apesar da insegurança, o padre do Instituto do Verbo Encarnado (IVE) permaneceu em Gaza nos últimos meses, acompanhando a comunidade católica local em meio ao conflito. Ele foi evacuado para Jerusalém em 2023, mas decidiu voltar, num gesto que demonstra compromisso pastoral e resiliência espiritual.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, condenou o indicente.

"Os ataques israelenses em Gaza também atingiram a igreja da Sagrada Família", escreveu ela em sue perfil nas redes sociais. "Os ataques contra a população civil que Israel vem fazendo há meses são inaceitáveis.
Nenhuma ação militar pode justificar tal atitude. 

FESTA DE SANTO EXPEDITO.

 COMUNIDADE DO MUTIRÃO
De 18 a 20 de julho de 2025.
Ibirajuba- PE.


A comunidade do bairro do Mutirão na cidade de Ibirajuba, convida todo o povo de Deus para a festa do seu padroeiro SANTO EXPEDITO que será celebrada de 18 a 20 de julho de 2025.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-Feira - 18 de julho
18:30 Hs- Procissão da Bandeira saindo da Residência de Zé Maria e Dora, no Cruzeiro, para a Igreja de Santo Expedito, no Mutirão.
19:30 Hs- Celebração Eucarística presidida pelo Padre Adeildo.
Animação: Reavivados pelo Espírito
Noiteiros: MCC, HB, Mãe Rainha, Apostolado da Oração, Ministras da Eucaristia.

Sábado - 19 de julho
19:00 Hs- Recitação do Terço
19:30 Hs- Celebração da Palavra presidida pelo diácono Josias Calado, da cidade de Cachoeirinha.
Animação: Jesus o Sentido da Vida.
Noiteiros: Comunidade do Divino Eterno (Cruzeiro), Pastoral da Família, terço do homens e das Mulheres, Catequistas e catequisandos.

Domingo - 20 de julho
16:00 Hs- Procissão com a Imagem de Santo Expedito, saindo da Igreja Matriz de Santo Isidro e percorrendo as principais ruas, após celebração eucarística presidida pelo Padre Adeildo.
Animação: Ministério Jovem Cristão
Noiteiros: Todos os devotos de Santo Expedito; Comuniades: Jesus Eucarístico (St. Caiana); Santa Luzia (St. Rosilho); Nossa Senhora das Dores (St. Boqueirão); Nossa Senhora da Conceição (St. Gavião); São Sebastião e Santo Antônio (St. Cajá); São Francisco das Chagas (St. Minduri); São Lázaro (St. Lagoa Cercada); Nossa Senhora Aparecida (St. Pachola); São José (St. Serra dos Vaqueiros); Divino Pai Eteno (St. Sete Voltas); São Francisco de Assis (Alto); São Miguel Arcanjo (St. Mandioca); São Sebastião (St. Carão); Comunidade Letreiro e comunidade do Sítio Cantinho.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA.

18ª (ÚLTIMA) APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DE LOURDES.
16 de julho de 1858.
- Há 167 anos.

O chamado de Nossa Senhora surpreendeu Bernadette ao anoitecer, quando ela se encontrava em oração na igreja paroquial.
A gruta tinha sido fechada com tapumes, por ordem das autoridades hostis à aparição.
Bernadette foi então com sua tia Lucile e algumas amigas para o outro lado do rio Gave, diante da Gruta. Todas se ajoelharam e rezaram.
Após alguns instantes, as mãos de Bernadette afastaram-se em sinal de maravilhada surpresa, como por ocasião da quinzena de aparições. Terminando o êxtase, e voltando à casa, ela confidenciou: "Eu não via os tapumes nem o Gave. Parecia-me esta na gruta, na mesma distância das outras vezes. Eu via somente a Virgem".

Esta última aparição ocorreu na festa de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Sintomaticamente, em 13 de outubro de 1917, depois do milagre do sol em Fátima, Nossa Senhora se mostrou revestida do hábito da Ordem do Carmo.

Foi a última despedida na Gruta. Santa Bernadette Soubirous somente voltaria a ver Nossa Senhora 21 anos depois, em Nevers, no dia 16 de abril de 1879, quando deixou esta terra de exílio para contemplá-la eternamente no Céu!

terça-feira, 15 de julho de 2025

NOVENA A NOSSA SENHORA DO CARMO (9º Dia)

NONO DIA

- Pelo Sinal da Santa Cruz...
- Em nome do Pai do Filho...

Oração inicial
Sacratíssima Senhora, Mãe de Deus, à qual Nosso Senhor desde a Sua cruz destinou para nossa advogada e Mãe, vós vedes o Céu as tribulações em que se acham vosso filhos, os pecadores, neste mundo, vale de lágrimas e misérias, e que pela maior parte nos achamos rodeados de furiosos inimigos, o mundo, o  demônio e a carne, e como quase sempre sucumbimos nas batalhas que continuamente nos dão. Compadecei-vos de nós, ó Senhora. Vós sois a que em diversas épocas tendes prestado auxílio ao vosso povo. Vossa é a instituição do santo escapulário do Carmo: Vós mesma o desta ao Bem-aventurado Simão carmelita para que, por este celeste vestido, fossem conhecidos os vossos servos especiais. Felizmente, chegou até nós esta santa e tão interessante devoção. Reconhecei-nos por vossos, ó Santíssima Virgem. Também nós nos achamos honrados com esta libré vossa, e em hora deste especial benefício, queremos celebra a vossa festa, antecipada por nove dias em vossa honra. Olhai para nós, Senhora e lançai-nos uma benção de amorosa Mãe, para que no fim desta novena fique mais honrado vosso Filho, e nós, mais aproveitados e fervorosos na vossa devoção. Amém.

Meditação
No último dia da novena da Virgem Santíssima do Carmo consideremos, metendo a mão na consciência, como até aqui nos temos portanto, na qualidade de filhos que somos da Senhora. Os filhos amam a sua mãe, e procuram imitar suas boas qualidades e virtudes, e não degenerar da nobreza dela. Se a nossa consciência nos dá testemunho de assim termos vivido, somos verdadeiramente felizes, contanto que continuemos assim até a morte. Do contrário, será de nenhum proveito a nossa devoção, nem ela poderá nos reconhecer por seus filhos naquela tremenda hora, se agora dizemos com a língua que a amamos, mas sem provar com obras o que dizemos com as palavras.

- Pai Nosso que estás nos céus...
- 3 Ave Marias Cheia de graça...
- Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo...

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Deus, que adornastes a Ordem do Carmelo com o singular título de Santíssima Virgem e Mãe Maria, concedei-nos, misericordiosamente, que, cuja solene comemoração hoje celebramos, mereçamos alcançar a alegria eterna, fortalecida pela sua proteção. Ó deus, que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ó Deus, que destes à ordem do Carmelo a glória insigne de ter o nome da Virgem Santíssima, vossa Mãe, fazei por vossa misericórdia que, fortalecidos com a proteção daquela cuja memória hoje celebramos, mereçamos alcançar a felicidade eterna. Que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oração Final
Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe do Carmo, ao final deste dia de nossa novena, elevamos a Vós nossos corações. Agradecemos por vossa presença amorosa em nossas vidas e por nos guiar sempre mais perto de vosso Filho. Jesus.
Concedei-nos, Senhora, a graça de vivermos dignamente nossa fé e nosso compromisso cristão, imitando vossas virtudes de humildade, obediência e caridade. Que o vosso santo Escapulário seja para nós um sinal constante de vossa proteção e de nossa total dedicação a Cristo.
Protegei-nos de todo mal, iluminai nossos caminhos e intercedei por todas as nossas necessidades junto a Deus Pai. Que possamos, a cada dia, crescer na santidade e na confiança em vossa maternal intercessão. Amém. 

- Ao final de cada dia pode rezar o terço e Ladainha.
- Links abaixo.

<< Terço >>

PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DO PADRE LUSO RECOMEÇA EM TOCANTINS.


O processo de beatificação do Padre LUSO DE BARROS MAROS dá novo passo importante com a chegada a Porto Nacional (TO) do italiano Paolo Vilotta, postulador na causa de vários beatos e santos brasileiros e estrangeiros. Vilotta terá reuniões com o bispo de Porto Nacional, dom José Moreira da Silva, e com a Associação dos Amigos do Padre Luso, de 18 a 23 de julho. No dia 19, será celebrada uma missa, às 11 horas, na igreja São Judas Tadeu, em ação de graças pelo início dos trabalhos do servo de Deus padre Luso.

A nova etapa "representa um marco histórico e espiritual", disse o bispo. "Com a instalação oficial do processo, a diocese assume formalmente a responsabilidade de investigar a vida, as virtudes e a fama de santidade do padre Luso".

"Além do aspecto jurídico e canônico, é também um momento de grande emoção e esperança para os fiéis, que passam a vivenciar a possibilidade de ver um sacerdote da própria terra reconhecido oficialmente pela Igreja como modelo de santidade" acrescentou.

Padre Luso foi reconhecido como servo de Deus pela Santa Sé em novembro de 2022. Em dezembro do mesmo ano, o papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do então bispo de Porto Nacional, dom Romualdo matias Kujawski, e nomeou bispo dom José Moreira, que tomou passe em janeiro de 2023. Com isso, o processo de beatificação do padre Luso ficou interrompido e, agora, está sendo retomado.

"A autorização concedida pela Santa Sé em 2022 - o chamado nada impede é o sinal verde que permite o início da causa, mas não implica início imediato", disse dom José.

"A Diocese de Porto Nacional precisou cumprir uma série de etapas preparatórias: constituir a associação responsável pelo processo, organizar a equipe do tribunal e das comissões canônicas, reunir documentação histórica, identificar testemunhas e garantir as condições logísticas e pastoral necessárias", disse. "Esses cuidados são importantes para assegurar a seriedade e validade do processo".

O bispo contou que os próximos passos no processo de beatificação de padre Luso são a coleta de provas, quando "o tribunal ouvirá testemunhas, analisará documento, cartas e escritos do padre Luso, além de relatos de eventuais milagres"; o encerramento da fase diocesana, pois, "após o fim das audiências e análise documental, todo o material é lacrado e enviado para o Vaticano"; o estudo em Roma, quando o "dicastério para as Causas dos Santos examina os documentos e, se considera comprovadas as 'virtudes heroicas', o papa pode declarar o sacerdote como 'venerável'" o reconhecimento de um milagre pela Santa Sé, "para que ocorra a beatificação".

Padre Luso Barros de Matos nasceu no dia 16 de dezembro de 1906, em Balsas (MA). Foi o primeiro dos três filhos de Petronilha de Barros Matos e Prezilino de Araújo.

Seu sonho era ser padre. "Vou se padre de Maria", dizia. Mas por causa de sua saúde frágil, foi recusado seis vezes em diferentes seminários.

Em 1937, em sua sexta tentativa e pela segunda vez em Porto Nacional, encontro o bispo do Alano Maria Du Noday. O bispo, ao conhecer o seu sonho de ser padre e percebendo que diante do seu quadro clínico era impossível torná-lo sacerdote, recorreu à Santa Sé, escrevendo uma carta ao papa Pio XII pedindo a autorização para que o próprio dom Alano fosse seu formador.

A resposta do papa chegou em 1938 e Luso se tornou seminarista. Ele foi ordenado padre em 23 de setembro de 1945, em Porto Nacional.

Padre Luso era conhecido por suas virtudes e se dedicou ao trabalho pastoral visitando os doentes. Muitas pessoas relatam ter recebido milagres e graças através da intercessão do Padre Luso quando ele ainda era vivo e também depois de sua morte.

Morreu aos 81 anos, em 3 de agosto de 1987, em Porto Nacional. Seus restos mortais estão enterrados na igreja São Judas Tadeu, que ele mesmo construiu.

"Padre Luso deixou um legado de simplicidade, fé viva e caridade incansável" disse dom José Moreira. Para o bispo, o amor de padre Luso pelos pobres e doentes, sua vida de oração constante, sua dedicação às comunidades e sua perseverança vocacional, mesmo diante de tantas dificuldades são sinais claros de santidade".

"Ele nos ensina que a santidade é possível no cotidiano, através de gestos simples e do serviço humilda, vivido como amor e entrega total a Deus". 

segunda-feira, 14 de julho de 2025

NOVENA A NOSSA SENHORA DO CARMO (8° DIA)

OITAVO DIA

- Pelo Sinal da Santa Cruz...
- Em nome do Pai do Filho...

Oração inicial
Sacratíssima Senhora, Mãe de Deus, à qual Nosso Senhor desde a Sua cruz destinou para nossa advogada e Mãe, vós vedes o Céu as tribulações em que se acham vosso filhos, os pecadores, neste mundo, vale de lágrimas e misérias, e que pela maior parte nos achamos rodeados de furiosos inimigos, o mundo, o  demônio e a carne, e como quase sempre sucumbimos nas batalhas que continuamente nos dão. Compadecei-vos de nós, ó Senhora. Vós sois a que em diversas épocas tendes prestado auxílio ao vosso povo. Vossa é a instituição do santo escapulário do Carmo: Vós mesma o desta ao Bem-aventurado Simão carmelita para que, por este celeste vestido, fossem conhecidos os vossos servos especiais. Felizmente, chegou até nós esta santa e tão interessante devoção. Reconhecei-nos por vossos, ó Santíssima Virgem. Também nós nos achamos honrados com esta libré vossa, e em hora deste especial benefício, queremos celebra a vossa festa, antecipada por nove dias em vossa honra. Olhai para nós, Senhora e lançai-nos uma benção de amorosa Mãe, para que no fim desta novena fique mais honrado vosso Filho, e nós, mais aproveitados e fervorosos na vossa devoção. Amém.

Meditação
Consideremos como a Ordem do Carmo, estimulada por tantos benefícios da Santíssima Virgem, que reconhece por sua mãe, faz dela e de seu favores uma solene comemoração em todos os anos no dia 16 de julho; lembra-lhe todos os seus favores e os agradece e porque sabe que o Céu não é terra de esquecimento, lhe pede de novo, que lhos continue benignamente, se esqueça de nossas ingratidões. Olhe lá no céu para seu carmelitas, aceite benigna seus cultos, e lhe alcance novas graças, para viverem como seus filhos até que tenham a felicidade de gozarem de sua companhia no Céu.  

- Pai Nosso que estás nos céus...
- 3 Ave Marias Cheia de graça...
- Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo...

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Deus, que adornastes a Ordem do Carmelo com o singular título de Santíssima Virgem e Mãe Maria, concedei-nos, misericordiosamente, que, cuja solene comemoração hoje celebramos, mereçamos alcançar a alegria eterna, fortalecida pela sua proteção. Ó deus, que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ó Deus, que destes à ordem do Carmelo a glória insigne de ter o nome da Virgem Santíssima, vossa Mãe, fazei por vossa misericórdia que, fortalecidos com a proteção daquela cuja memória hoje celebramos, mereçamos alcançar a felicidade eterna. Que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oração Final
Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe do Carmo, ao final deste dia de nossa novena, elevamos a Vós nossos corações. Agradecemos por vossa presença amorosa em nossas vidas e por nos guiar sempre mais perto de vosso Filho. Jesus.
Concedei-nos, Senhora, a graça de vivermos dignamente nossa fé e nosso compromisso cristão, imitando vossas virtudes de humildade, obediência e caridade. Que o vosso santo Escapulário seja para nós um sinal constante de vossa proteção e de nossa total dedicação a Cristo.
Protegei-nos de todo mal, iluminai nossos caminhos e intercedei por todas as nossas necessidades junto a Deus Pai. Que possamos, a cada dia, crescer na santidade e na confiança em vossa maternal intercessão. Amém. 

- Ao final de cada dia pode rezar o terço e Ladainha.
- Links abaixo.

<< Terço >>

domingo, 13 de julho de 2025

NOVENA A NOSSA SENHORA DO CARMO (7º Dia).

SÉTIMO DIA

- Pelo Sinal da Santa Cruz...
- Em nome do Pai do Filho...

Oração inicial
Sacratíssima Senhora, Mãe de Deus, à qual Nosso Senhor desde a Sua cruz destinou para nossa advogada e Mãe, vós vedes o Céu as tribulações em que se acham vosso filhos, os pecadores, neste mundo, vale de lágrimas e misérias, e que pela maior parte nos achamos rodeados de furiosos inimigos, o mundo, o  demônio e a carne, e como quase sempre sucumbimos nas batalhas que continuamente nos dão. Compadecei-vos de nós, ó Senhora. Vós sois a que em diversas épocas tendes prestado auxílio ao vosso povo. Vossa é a instituição do santo escapulário do Carmo: Vós mesma o desta ao Bem-aventurado Simão carmelita para que, por este celeste vestido, fossem conhecidos os vossos servos especiais. Felizmente, chegou até nós esta santa e tão interessante devoção. Reconhecei-nos por vossos, ó Santíssima Virgem. Também nós nos achamos honrados com esta libré vossa, e em hora deste especial benefício, queremos celebra a vossa festa, antecipada por nove dias em vossa honra. Olhai para nós, Senhora e lançai-nos uma benção de amorosa Mãe, para que no fim desta novena fique mais honrado vosso Filho, e nós, mais aproveitados e fervorosos na vossa devoção. Amém.

Meditação
Consideremos, para cúmulo da proteção da Senhora, como ela protege quem a serve neste mundo, e como lhe vale também no outro, abreviando-lhe as penas do purgatório, quando em sua honra eles se abstên de carne em certos dias, e lhe oferecem cotidianamente o tributo de certas orações, que rezam em sua honra, Eis aqui novos meios, e facilidades de nossa salvação. Salva-se quem quer, e perde-se quem tem vontade de perder-se, não abstante multiplicidade de meios que a religião nos oferece para conseguirmos a salvação. Felizes de nós se atendemos a essas reflexões e laçarmos mão desses meios. 

- Pai Nosso que estás nos céus...
- 3 Ave Marias Cheia de graça...
- Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo...

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Deus, que adornastes a Ordem do Carmelo com o singular título de Santíssima Virgem e Mãe Maria, concedei-nos, misericordiosamente, que, cuja solene comemoração hoje celebramos, mereçamos alcançar a alegria eterna, fortalecida pela sua proteção. Ó deus, que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ó Deus, que destes à ordem do Carmelo a glória insigne de ter o nome da Virgem Santíssima, vossa Mãe, fazei por vossa misericórdia que, fortalecidos com a proteção daquela cuja memória hoje celebramos, mereçamos alcançar a felicidade eterna. Que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oração Final
Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe do Carmo, ao final deste dia de nossa novena, elevamos a Vós nossos corações. Agradecemos por vossa presença amorosa em nossas vidas e por nos guiar sempre mais perto de vosso Filho. Jesus.
Concedei-nos, Senhora, a graça de vivermos dignamente nossa fé e nosso compromisso cristão, imitando vossas virtudes de humildade, obediência e caridade. Que o vosso santo Escapulário seja para nós um sinal constante de vossa proteção e de nossa total dedicação a Cristo.
Protegei-nos de todo mal, iluminai nossos caminhos e intercedei por todas as nossas necessidades junto a Deus Pai. Que possamos, a cada dia, crescer na santidade e na confiança em vossa maternal intercessão. Amém. 

- Ao final de cada dia pode rezar o terço e Ladainha.
- Links abaixo.

<< Terço >>

sábado, 12 de julho de 2025

SANTO DE HOJE - 12 JULHO

SÃO LUÍS MARTIN e SANTA ZÉLIA
Os Pais de Santa Terezinha.

São Luís Martin e Santa Zélia Guérin, pais de Santa Teresa de Lisieus, foram o primeiro casal a se canonizado em uma mesma cerimônia da história da Igreja.

"Os santos esposos (...) viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus", disse o papa Francisco em 18 de outubro de 2015, durante a Missa canonização.

A Família, depois de dezenove anos de matrimônio, diante da crise econnômica que afligia a França, querendo garantir o bem-estar e o futuro a seus filhos, encontrou a força para deixar a cidade francesa de Alençon e se mudar para Lisieux.

Luís Martin trabalhou como relojoeiro e joalheiro e Zélia Guérin como pequena empresária de uma oficina de bordado. Junto com suas cinco filhas, deram seu tempo e seu dinheiro a fim de ajudar os mais necessitados.

Luís Martins nasceu em Bordeaux (França), em 1823, e faleceu em Arnières-sur-Iton (França), em 1894. Enquanto Maria Zélia Guérin nasceu em San Sant-Denis-Sarthon (França), em 1831, e faleceu em Alençon (França), em 1877.

Ambos foram pessoas devotas desde muito jovem. Durante sua juventude e antes de se conhecerem. Maria Zélia queria levar uma vida religiosa no mosteiro das Filhas  da Caridade de São Vicente de Paulo, enquanto Luís Martin sentia o mesmo desejo de dedicar sua vida a Deus e foi para o mosteiro do Grande São Bernardo.

Nenhum dos  dois  foi aceito,uma vez Deus tinha outro plano para eles.

Os jovens se conheceram e o entendimento foi tão rápido que se casaram em 13 de julho de 1858, apenas três meses após seu primeiro encontro.

Levaram uma vida matrimonial exemplar: missa diária, oração pessoal e comunitária, confissão frequente, participação na vida paroquial.

De sua união, nasceram nove filhos, quatro dos quais morreram prematuramente.

Entre as cinco filhas que sobreviveram estava Santa Teresinha, a futura santa padroeira das missões, que é uma fonte preciosa para a compreensão da santidade de seus pais: educavam suas filhas para serem boas cristãs e cidadãs honestas.

Quando sua esposa Zélia morreu em 1877, Luís se viu sozinho para seguir adiante com sua família e suas filhas pequenas. Mudou-se para Lisieus, onde morava o irmão de Zélia; deste modo, a tia Celina pode cuidar das meninas.

Entre 1882 e 1887, Luís acompanhou três de suas filhas ao Carmelo. O maior sacrifício foi se separar te Teresa, que entrou no Carmelo aos 15 anos e iniciaria seu caminho para a santidade.

NOVENA A NOSSA SENHORA DO CARMO (6° Dia).

SEXTO DIA
- Pelo Sinal da Santa Cruz...
- Em nome do Pai do Filho...

Oração inicial
Sacratíssima Senhora, Mãe de Deus, à qual Nosso Senhor desde a Sua cruz destinou para nossa advogada e Mãe, vós vedes o Céu as tribulações em que se acham vosso filhos, os pecadores, neste mundo, vale de lágrimas e misérias, e que pela maior parte nos achamos rodeados de furiosos inimigos, o mundo, o  demônio e a carne, e como quase sempre sucumbimos nas batalhas que continuamente nos dão. Compadecei-vos de nós, ó Senhora. Vós sois a que em diversas épocas tendes prestado auxílio ao vosso povo. Vossa é a instituição do santo escapulário do Carmo: Vós mesma o desta ao Bem-aventurado Simão carmelita para que, por este celeste vestido, fossem conhecidos os vossos servos especiais. Felizmente, chegou até nós esta santa e tão interessante devoção. Reconhecei-nos por vossos, ó Santíssima Virgem. Também nós nos achamos honrados com esta libré vossa, e em hora deste especial benefício, queremos celebra a vossa festa, antecipada por nove dias em vossa honra. Olhai para nós, Senhora e lançai-nos uma benção de amorosa Mãe, para que no fim desta novena fique mais honrado vosso Filho, e nós, mais aproveitados e fervorosos na vossa devoção. Amém.

Meditação
Consideremos como para maior estabilidade de sua Ordem do Carmo, e maior prova de sua proteção sobre os devotos carmelitas, quis a Senhora revelar a São Simão Inglês a devoção do santo escapulário, o qual fosse como marca ou libré de seus servos, e pelo qual se distinguissem dos outros fiéis. Parabéns sejam dados aos carmelitas por trazerem sobre si este sinal de servos de Maria, e este penhor de sua proteção. Louvores à Senhora, que de nós se não esquece, desde que seu bendito Filho nos entregou aos seus cuidados no momento de nossa Redenção no Calvário. 

- Pai Nosso que estás nos céus...
- 3 Ave Marias Cheia de graça...
- Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo...

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Deus, que adornastes a Ordem do Carmelo com o singular título de Santíssima Virgem e Mãe Maria, concedei-nos, misericordiosamente, que, cuja solene comemoração hoje celebramos, mereçamos alcançar a alegria eterna, fortalecida pela sua proteção. Ó deus, que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ó Deus, que destes à ordem do Carmelo a glória insigne de ter o nome da Virgem Santíssima, vossa Mãe, fazei por vossa misericórdia que, fortalecidos com a proteção daquela cuja memória hoje celebramos, mereçamos alcançar a felicidade eterna. Que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Oração Final
Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe do Carmo, ao final deste dia de nossa novena, elevamos a Vós nossos corações. Agradecemos por vossa presença amorosa em nossas vidas e por nos guiar sempre mais perto de vosso Filho. Jesus.
Concedei-nos, Senhora, a graça de vivermos dignamente nossa fé e nosso compromisso cristão, imitando vossas virtudes de humildade, obediência e caridade. Que o vosso santo Escapulário seja para nós um sinal constante de vossa proteção e de nossa total dedicação a Cristo.
Protegei-nos de todo mal, iluminai nossos caminhos e intercedei por todas as nossas necessidades junto a Deus Pai. Que possamos, a cada dia, crescer na santidade e na confiança em vossa maternal intercessão. Amém. 

- Ao final de cada dia pode rezar o terço e Ladainha.
- Links abaixo.

<< Terço >>

sexta-feira, 11 de julho de 2025

NOVENA A NOSSA SENHORA DO CARMO (5º Dia).

QUINTO DIA
- Pelo Sinal da Santa Cruz...
- Em nome do Pai do Filho...

Oração inicial
Sacratíssima Senhora, Mãe de Deus, à qual Nosso Senhor desde a Sua cruz destinou para nossa advogada e Mãe, vós vedes o Céu as tribulações em que se acham vosso filhos, os pecadores, neste mundo, vale de lágrimas e misérias, e que pela maior parte nos achamos rodeados de furiosos inimigos, o mundo, o  demônio e a carne, e como quase sempre sucumbimos nas batalhas que continuamente nos dão. Compadecei-vos de nós, ó Senhora. Vós sois a que em diversas épocas tendes prestado auxílio ao vosso povo. Vossa é a instituição do santo escapulário do Carmo: Vós mesma o desta ao Bem-aventurado Simão carmelita para que, por este celeste vestido, fossem conhecidos os vossos servos especiais. Felizmente, chegou até nós esta santa e tão interessante devoção. Reconhecei-nos por vossos, ó Santíssima Virgem. Também nós nos achamos honrados com esta libré vossa, e em hora deste especial benefício, queremos celebra a vossa festa, antecipada por nove dias em vossa honra. Olhai para nós, Senhora e lançai-nos uma benção de amorosa Mãe, para que no fim desta novena fique mais honrado vosso Filho, e nós, mais aproveitados e fervorosos na vossa devoção. Amém.

Meditação
Consideremos como sofrem contradições as coisas de Deus. E assim não havia de ficar sem elas esta célebre devoção dos carmelitas. A ordem de Nossa Senhora do Carmo, que se começava a propagar pela Europa, atraiu contra si a criatura e mordacidade de quem a não conhecia, e foi necessário que Senhora inspirasse ao Sumo Pontífice desse tempo, Honório III, a confirmação e proteção dela. Por isso aqui vemos como a Senhora não se esquece de proteger sue devoto do santa escapulário, e como será feliz, neste mundo e no outro, todo aquele que na proteção da Senhora fundar sua esperança, contando que faça da sua parte quando lhe for possível para a não desmerecer pois não será verdadeiro devoto da mãe que for o inimigo do Filho. 

- Pai Nosso que estás nos céus...
- 3 Ave Marias Cheia de graça...
- Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo...

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Deus, que adornastes a Ordem do Carmelo com o singular título de Santíssima Virgem e Mãe Maria, concedei-nos, misericordiosamente, que, cuja solene comemoração hoje celebramos, mereçamos alcançar a alegria eterna, fortalecida pela sua proteção. Ó deus, que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ó Deus, que destes à ordem do Carmelo a glória insigne de ter o nome da Virgem Santíssima, vossa Mãe, fazei por vossa misericórdia que, fortalecidos com a proteção daquela cuja memória hoje celebramos, mereçamos alcançar a felicidade eterna. Que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Oração Final
Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe do Carmo, ao final deste dia de nossa novena, elevamos a Vós nossos corações. Agradecemos por vossa presença amorosa em nossas vidas e por nos guiar sempre mais perto de vosso Filho. Jesus.
Concedei-nos, Senhora, a graça de vivermos dignamente nossa fé e nosso compromisso cristão, imitando vossas virtudes de humildade, obediência e caridade. Que o vosso santo Escapulário seja para nós um sinal constante de vossa proteção e de nossa total dedicação a Cristo.
Protegei-nos de todo mal, iluminai nossos caminhos e intercedei por todas as nossas necessidades junto a Deus Pai. Que possamos, a cada dia, crescer na santidade e na confiança em vossa maternal intercessão. Amém. 

- Ao final de cada dia pode rezar o terço e Ladainha.
- Links abaixo.

<< Terço >>

quinta-feira, 10 de julho de 2025

NOVENA A NOSSA SENHORA DO CARMO (4º dia)

QUARTO DIA
- Pelo Sinal da Santa Cruz...
- Em nome do Pai do Filho...

Oração inicial
Sacratíssima Senhora, Mãe de Deus, à qual Nosso Senhor desde a Sua cruz destinou para nossa advogada e Mãe, vós vedes o Céu as tribulações em que se acham vosso filhos, os pecadores, neste mundo, vale de lágrimas e misérias, e que pela maior parte nos achamos rodeados de furiosos inimigos, o mundo, o  demônio e a carne, e como quase sempre sucumbimos nas batalhas que continuamente nos dão. Compadecei-vos de nós, ó Senhora. Vós sois a que em diversas épocas tendes prestado auxílio ao vosso povo. Vossa é a instituição do santo escapulário do Carmo: Vós mesma o desta ao Bem-aventurado Simão carmelita para que, por este celeste vestido, fossem conhecidos os vossos servos especiais. Felizmente, chegou até nós esta santa e tão interessante devoção. Reconhecei-nos por vossos, ó Santíssima Virgem. Também nós nos achamos honrados com esta libré vossa, e em hora deste especial benefício, queremos celebra a vossa festa, antecipada por nove dias em vossa honra. Olhai para nós, Senhora e lançai-nos uma benção de amorosa Mãe, para que no fim desta novena fique mais honrado vosso Filho, e nós, mais aproveitados e fervorosos na vossa devoção. Amém.

Meditação
Consideremos como dado a exemplo da primeira igreja da Senhora, edificada pelos seus devotos filhos do Carmelo, toda a Igreja à porfia seguia os passos dos primeiros por toda a parte onde havia cristãos: ainda nos nossos dias todos se esmeram em edificar igrejas em honra de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Oh, quando será o gosto da Senhora vendo a devoção de seus filhos carmelitas, que esta geração bendita se multiplica e vai durando até o fim, trazendo sobre seu peito a marca e insígnia de filhos especiais e diletos de Maria. Parabéns sejam dados a eles. 

- Pai Nosso que estás nos céus...
- 3 Ave Marias Cheia de graça...
- Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo...

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Deus, que adornastes a Ordem do Carmelo com o singular título de Santíssima Virgem e Mãe Maria, concedei-nos, misericordiosamente, que, cuja solene comemoração hoje celebramos, mereçamos alcançar a alegria eterna, fortalecida pela sua proteção. Ó deus, que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ó Deus, que destes à ordem do Carmelo a glória insigne de ter o nome da Virgem Santíssima, vossa Mãe, fazei por vossa misericórdia que, fortalecidos com a proteção daquela cuja memória hoje celebramos, mereçamos alcançar a felicidade eterna. Que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oração Final
Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe do Carmo, ao final deste dia de nossa novena, elevamos a Vós nossos corações. Agradecemos por vossa presença amorosa em nossas vidas e por nos guiar sempre mais perto de vosso Filho. Jesus.
Concedei-nos, Senhora, a graça de vivermos dignamente nossa fé e nosso compromisso cristão, imitando vossas virtudes de humildade, obediência e caridade. Que o vosso santo Escapulário seja para nós um sinal constante de vossa proteção e de nossa total dedicação a Cristo.
Protegei-nos de todo mal, iluminai nossos caminhos e intercedei por todas as nossas necessidades junto a Deus Pai. Que possamos, a cada dia, crescer na santidade e na confiança em vossa maternal intercessão. Amém. 

- Ao final de cada dia pode rezar o terço e Ladainha.
- Links abaixo.

<< Terço >>


quarta-feira, 9 de julho de 2025

FESTA DE SANTO EXPEDITO.

COMUNIDADE DO MUTIRÃO
De 18 a 20 de julho de 2025.
Ibirajuba- PE.


A comunidade do bairro do Mutirão na cidade de Ibirajuba, convida todo o povo de Deus para a festa do seu padroeiro SANTO EXPEDITO que será celebrada de 18 a 20 de julho de 2025.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-Feira - 18 de julho
18:30 Hs- Procissão da Bandeira saindo da Residência de Zé Maria e Dora, no Cruzeiro, para a Igreja de Santo Expedito, no Mutirão.
19:30 Hs- Celebração Eucarística presidida pelo Padre Adeildo.
Animação: Reavivados pelo Espírito
Noiteiros: MCC, HB, Mãe Rainha, Apostolado da Oração, Ministras da Eucaristia.

Sábado - 19 de julho
19:00 Hs- Recitação do Terço
19:30 Hs- Celebração da Palavra presidida pelo diácono Josias Calado, da cidade de Cachoeirinha.
Animação: Jesus o Sentido da Vida.
Noiteiros: Comunidade do Divino Eterno (Cruzeiro), Pastoral da Família, terço do homens e das Mulheres, Catequistas e catequisandos.

Domingo - 20 de julho
16:00 Hs- Procissão com a Imagem de Santo Expedito, saindo da Igreja Matriz de Santo Isidro e percorrendo as principais ruas, após celebração eucarística presidida pelo Padre Adeildo.
Animação: Ministério Jovem Cristão
Noiteiros: Todos os devotos de Santo Expedito; Comuniades: Jesus Eucarístico (St. Caiana); Santa Luzia (St. Rosilho); Nossa Senhora das Dores (St. Boqueirão); Nossa Senhora da Conceição (St. Gavião); São Sebastião e Santo Antônio (St. Cajá); São Francisco das Chagas (St. Minduri); São Lázaro (St. Lagoa Cercada); Nossa Senhora Aparecida (St. Pachola); São José (St. Serra dos Vaqueiros); Divino Pai Eteno (St. Sete Voltas); São Francisco de Assis (Alto); São Miguel Arcanjo (St. Mandioca); São Sebastião (St. Carão); Comunidade Letreiro e comunidade do Sítio Cantinho.

NOVENA A NOSSA SENHORA DO CARMO (3° dia).

TERCEIRO DIA
- Pelo Sinal da Santa Cruz...
- Em nome do Pai do Filho...

Oração inicial
Sacratíssima Senhora, Mãe de Deus, à qual Nosso Senhor desde a Sua cruz destinou para nossa advogada e Mãe, vós vedes o Céu as tribulações em que se acham vosso filhos, os pecadores, neste mundo, vale de lágrimas e misérias, e que pela maior parte nos achamos rodeados de furiosos inimigos, o mundo, o  demônio e a carne, e como quase sempre sucumbimos nas batalhas que continuamente nos dão. Compadecei-vos de nós, ó Senhora. Vós sois a que em diversas épocas tendes prestado auxílio ao vosso povo. Vossa é a instituição do santo escapulário do Carmo: Vós mesma o desta ao Bem-aventurado Simão carmelita para que, por este celeste vestido, fossem conhecidos os vossos servos especiais. Felizmente, chegou até nós esta santa e tão interessante devoção. Reconhecei-nos por vossos, ó Santíssima Virgem. Também nós nos achamos honrados com esta libré vossa, e em hora deste especial benefício, queremos celebra a vossa festa, antecipada por nove dias em vossa honra. Olhai para nós, Senhora e lançai-nos uma benção de amorosa Mãe, para que no fim desta novena fique mais honrado vosso Filho, e nós, mais aproveitados e fervorosos na vossa devoção. Amém.

Meditação
Consideremos como é provável o que comumente se conta: que os monges carmelitas, levado da afeição à Santíssima Virgem, foram os primeiros que edificaram, em sua honra, uma capela em que se juntavam para louvar a Deus e entoar hinos à Senhora. Eis aqui a verificação daquela pequena nuvem que o profeta Elias Tinha noutro tempo visto levantar-se do Carmelo visto levantar-se do Carmelo, figurado a Santíssima Virgem, que com sua poderosa intercessão devia regar toda a Terra com suas águas salutíferas. Louvores sejam dados a Deus e à sua Santíssima Mãe.  

- Pai Nosso que estás nos céus...
- 3 Ave Marias Cheia de graça...
- Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo...

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Deus, que adornastes a Ordem do Carmelo com o singular título de Santíssima Virgem e Mãe Maria, concedei-nos, misericordiosamente, que, cuja solene comemoração hoje celebramos, mereçamos alcançar a alegria eterna, fortalecida pela sua proteção. Ó deus, que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

• Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ó Deus, que destes à ordem do Carmelo a glória insigne de ter o nome da Virgem Santíssima, vossa Mãe, fazei por vossa misericórdia que, fortalecidos com a proteção daquela cuja memória hoje celebramos, mereçamos alcançar a felicidade eterna. Que viveis e reinais, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Oração Final
Ó Santíssima Virgem Maria, Mãe do Carmo, ao final deste dia de nossa novena, elevamos a Vós nossos corações. Agradecemos por vossa presença amorosa em nossas vidas e por nos guiar sempre mais perto de vosso Filho. Jesus.
Concedei-nos, Senhora, a graça de vivermos dignamente nossa fé e nosso compromisso cristão, imitando vossas virtudes de humildade, obediência e caridade. Que o vosso santo Escapulário seja para nós um sinal constante de vossa proteção e de nossa total dedicação a Cristo.
Protegei-nos de todo mal, iluminai nossos caminhos e intercedei por todas as nossas necessidades junto a Deus Pai. Que possamos, a cada dia, crescer na santidade e na confiança em vossa maternal intercessão. Amém. 

- Ao final de cada dia pode rezar o terço e Ladainha.
- Links abaixo.

<< Terço >>

SANTO DO DIA - 09 DE JULHO.

SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS.
Primeira Santa do Brasil.
A Igreja recorda hoje (9/7) a memória litúrgica de santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, italiana, que viveu no Brasil, onde dedicou sua vida ao serviço aos mais necessitados e fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Amábile Lucia Visintainer nasceu em Trento (norte da Itália) em 16 de dezembro de 1865. Seus pais Napoleão e Ana eram cristãos devotos, mas muito pobres.

Foi esta precária situação econômica que motivou a família da santa a emigrar para o Brasil em 1875. Os Visintainer se estabeleceram no estado de Santa Catarina, em uma comunidade italiana chamada Nova Trento.

Logo após sua chegada, Amábile conheceu Virginia Rosa Nicoldi e ambas se tornaram melhores amigas. Compartilhavam o mesmo amor por Cristo e sempre rezavam juntas fervorosamente. Até fizeram a primeira comunhão ao mesmo tempo, quando tinham 12 anos.

Durante sua adolescência, a jovem começou a participar do apostolado paroquial dando catequese para as crianças, cuidando dos doentes e idosos, e até mesmo a limpando a igreja. Amábile se dedicava a estes trabalhos de corpo e alma e, sem que ela suspeitasse, dilapidaram sua vocação para a vida religiosa.

Com a permissão de seu pai, a santa construiu uma pequena casa, em terreno doado por um barão, onde ia rezar, recebia os enfermos e ensinava as crianças. Sua primeira paciente foi uma mulher com câncer terminal e que não tinha ninguém para cuidar dela.

O dia 12 de julho de 1890 é considerado a data de fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a primeira congregação feminina fundada no país, que começou com o trabalho de Amábile e Virginia na pequena cabana.

Naquele mesmo ano, as duas amigas e outra jovem fizeram seus votos religiosos. Amábile mudou seu nome para Paulina do Coração Agonizante de Jesus e foi nomeada superiora.

O apostolado das irmãs atraiu muitas vocações. Além de suas obras de caridade, também tinham uma pequena indústria de seda para superar as dificuldades econômicas.

Em 1903, Paulina foi convidada a se mudar para São Paulo. Estabeleceu-se no bairro do Ipiranga, onde fundou a obra “Sagrada Família” para acolher os ex-escravos e seus filhos. Em 1918, a igreja brasileira deu reconhecimento a suas virtudes por seu exemplo vocacional.

Em 1938, contraiu diabetes e seu calvário começou. Tiveram que amputar o seu braço direito e chegou a ficar cega. Madre Paulina morreu piedosamente em 9 de julho de 1942.

Ela foi beatificada em 1991 pelo papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil e canonizada em 2002.

ORAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO

São Miguel Arcanjo, príncipe nobilíssimo dos exércitos celestes, guardião fidelíssimo das almas, vencedor dos espíritos 
, amado da Casa de Deus, nosso poderoso defensor, vós, cuja excelência e virtude são admiráveis, dignai-vos livrar-nos de todo mal.
A vós recorremos com confiança: vinde em nosso socorro com os santos anjos e protegei-nos com a vossa espada de luz contra os ataques do inimigo infernal. 
Revesti-nos da armadura de Deus, fortalecei-nos da fé, iluminai nosso caminho com a luz divina e afastai de nossas vidas toda influência maligna, toda perturbação espiritual, toda armadilha do maligno.
São Miguel, guerreiro de Deus Altíssimo, lançai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas.
Que, por vossa intercessão, sejamos protegidos no corpo, na alma, nos pensamentos, nas palavras e em todas as nossas ações.
Guardai-nos de todo laço oculto, de toda falsidade, de toda enfermidade e de todo medo.
Em nome de Jesus Cristo, sob o poder do Espírito Santo e com o auxílio da Virgem Maria, declaramos:
São Miguel Arcanjo, protegei-nos!
São Miguel Arcanjo, libertai-me!
São Miguel Arcanjo, combati por nós!
Amém.